Conheça a relação entre a engenharia e o software Autocad

Conheça a relação entre a engenharia e o software Autocad

O Autocad é um software muito famoso dentre as áreas de arquitetura e design, uma vez que é próprio para a construção de projetos do gênero.

No entanto, o que poucos sabem é que este também pode ser útil para a engenharia, mesmo que neste ramo o design não seja necessariamente uma prioridade. 

Se você ainda não havia pensado nessa possibilidade, te convidamos a continuar sua leitura, a fim de ver de que maneira o Autocad contribui neste setor.

Então, não perca tempo e venha discutir esse assunto conosco agora mesmo!

 

O que é o Autocad?

Antes de qualquer coisa, devemos começar tratando sobre o que é o Autocad e para quê este serve, já que podem ter muitos iniciantes por aqui.

Basicamente o Autocad é um software especializado na produção de projetos de arquitetura e design de forma mais prática e completa.

Os profissionais que fazem uso dele contam com uma infinidade de recursos ao seu dispor, o que lhes permite criar todo e qualquer tipo de projeto, até mesmo algo único, que nunca foi visto anteriormente.

A criação deste software seu deu pela necessidade de tornar o processo de criação mais simples e automático.

Antes os profissionais dependiam de papéis e materiais específicos, o que acabava custando caro e limitando um pouco as inspirações de criação.

Isso sem falar na economia, já que no Autocad você pode fazer e refazer os seus projetos quantas vezes quiser, sem precisar se preocupar com rasuras ou desperdício de materiais.

No entanto, tudo isso tem um custo, já que para mexer com o Autocad é preciso aprendizado, uma vez que se trata de um software exclusivo, diferente de tudo que já foi visto.

Mas, fazendo uso dos meios certos é possível aprender a manipulá-lo com facilidade, bastando realizar um rápido curso de Autocad, ou coisa do tipo.

 

Como o conhecimento em Autocad pode contribuir na engenharia?

Até o momento falamos bastante do Autocad para as áreas de arquitetura e design, o que pode ter te deixado um pouco confuso, afinal de contas, e a engenharia? O que tem a ver com essa história?

Todos nós podemos concordar que existe uma diferença muito grande entre as áreas de arquitetura e design para a engenharia, já que esta segunda não foca tanto na aparência, e sim na estrutura.

No entanto, existe algo que todas essas áreas têm em comum, que é a necessidade de criar um projeto antes de colocar a mão na massa.

Assim como ocorre com a arquitetura, um engenheiro não pode simplesmente sair levantando as paredes, pois isso pode acarretar em erros, que custam caro depois.

Antes de qualquer coisa é importante colocar as ideias no papel, a fim de verificar como tudo ficará, avaliando as possibilidades de funcionar corretamente.

Partindo desse princípio, o Autocad também é um software bem útil para a engenharia, visto que permite a elaboração de projetos dos mais diversos formatos e gêneros.

A seguir veremos de forma mais precisa sobre as facilidades trazidas pelo Autocad para a área da engenharia, então não deixe de conferir, pois certamente te convencerá a mudar de método!

 

1. O Autocad torna os projetos mais simples 

Você já ouviu falar que para ser um arquiteto ou um engenheiro é preciso saber desenhar muito bem, executando formas e proporções com perfeição?

Caso sim, saiba que esta ideia já está ultrapassada, visto que hoje em dia pouquíssimos profissionais fazem seus projetos à mão, graças a softwares como o Autocad.

Com o Autocad você não precisa quebrar a cabeça tentando fazer formas perfeitas, já que tudo é bem automático, e você consegue encontrar o formato que deseja, na proporção que quiser.

Com isso, até mesmo quem não tem a menor habilidade ou paciência com desenhos poderá fazer os projetos com muito mais facilidade.

Por isso, se você sofre com isso e estava buscando por algo para facilitar sua rotina na engenharia, fique tranquilo (a), pois acabou de encontrar!

 

2. As possibilidades são inúmeras

Nós sabemos que praticamente todos que fazem engenharia têm como ponto forte a criatividade, e com você certamente não deve ser diferente.

No entanto, nossa criatividade sempre beira algo que estamos acostumados, o que nos faz seguir ideias muito próximas em projetos diferentes.

Por isso, se você está em busca de novos ares para a sua profissão, saiba que o Autocad pode te auxiliar na inspiração para novas ideias.

Isso porque, na plataforma você tem acesso a diversos recursos, os quais podem acabar te inspirando a produzir algo novo, e consequentemente te tirará do óbvio,

Além disso, como já pudemos introduzir anteriormente, com o Autocad você não tem limites, podendo criar quantos projetos quiser, e até mesmo unir duas ideias diferentes.

Embora essa pareça ser uma vantagem para a arquitetura e o design, tenha a certeza de que para a engenharia também será útil, especialmente se você é fã de projetos inovadores!

 

3. O software pode ser dominado com facilidade 

Você sabe qual é a principal motivo para que muitos continuem fazendo projetos à mão, mesmo tendo à disposição softwares que facilitam o processo?

Caso você tenha pensado em algo como “amor à profissão”, infelizmente devemos dizer que não, pois essa não é a razão.

A verdade é que muitos desses softwares são muito difíceis de mexer, de forma que muitas pessoas que não possuem tanta experiência com informática acabam desistindo.

E, detalhe, caso você queira fazer um curso para aprender, boa parte destes costuma ser caro, o que também dificulta bastante.

Mas, por outro lado, com o Autocad esse problema praticamente não existe, já que o mesmo é bastante intuitivo e fácil de compreender.

Além disso, existe curso de Autocad disponível gratuitamente na internet, que demonstra para que serve cada um dos recursos da plataforma e ensina como começar a elaborar projetos.

Com isso, até mesmo para quem tem pouco contato com computador fica muito mais fácil, e certamente traz muitas possibilidades profissionais!

Então, agora que você sabe todas as vantagens do Autocad, o que acha de começar a investir nesse método?

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *