Como escolher a bacia sanitária ideal

Como escolher a bacia sanitária ideal

A bacia sanitária é um item importantíssimo na nossa casa, sendo aquele aparelho que recebe os dejetos e os elimina com segurança.

A norma brasileira estabelece que os aparelhos sanitários devem ser fabricados em louça e receber uma camada de esmalte cerâmico na sua superfície. Depois da queima, o aparelho deve apresentar-se impermeável, uniforme e contínuo.

Com toda a importância que ela tem, a escolha sanitária precisa de atenção na sua compra. Por isso, hoje queremos te trazer dicas de como escolher a bacia sanitária ideal.

Bacia Sanitária Convencional, com Caixa Acoplada ou Monobloco?

Para começar, você precisa saber que existem diferentes tipos de bacia sanitária e aqui vamos falar dos três mais conhecidos: bacia convencional, bacia com caixa acoplada e monobloco.

Cada um desses tipos funciona de maneira diferente e você pode selecioná-la de acordo com critérios de: facilidade de instalação e manutenção, estética e espaço disponível.

Bacia convencional

A bacia convencional é aquela que possui a válvula de descarga instalada na parede.

Essa é uma boa opção para quem tem pouco espaço e é uma boa escolha para quem quer um ambiente mais clean, mas possui o inconveniente da manutenção, que necessita da quebra da parede.

Bacia com caixa acoplada

A bacia com caixa acoplada é aquela que possui uma caixa unida à bacia que armazena a água que será utilizada na descarga.

Se você estiver fazendo uma reforma sem mudanças ou alterações na tubulação hidráulica, a baixa com caixa acoplada pode ser uma melhor opção.

Monobloco

Já a bacia monobloco se parece com a bacia sanitária acoplada, a diferença é que a caixa e a bacia são unidas em um único bloco.

Bacia Sanitária com Fluxo Comum ou Fluxo Duplo?

Quanto ao fluxo, temos dois tipos: as bacias de fluxo único e as de fluxo duplo.

As bacias de fluxo único possuem apenas um botão na válvula de descarga e sempre libera a mesma quantidade de água.

As bacias de fluxo duplo são aquelas que possuem dois botões na válvula de descarga, em que você pode escolher entre uma descarga de 3 litros (para líquidos) e 6 litros (para sólidos). Dessa maneira você economiza água e ele pode estar presente nas bacias sanitárias convencionais, com caixa acoplada e monobloco.

Qual o melhor design de Bacia Sanitária?

O design escolhido depende do que você busca para seu ambiente.

As bacias sanitárias redondas são as mais tradicionais e são boas opções para quem possui pouco espaço no banheiro. E as peças quadradas são mais imponentes e elegantes.

Qual cor de Bacia Sanitária escolher?

Nos últimos anos,a variedade de cores disponíveis para as bacias sanitárias aumentou bastante e hoje você pode encontrar a cor que você imaginar, além da possibilidade de fabricação personalizada.

Os tons claros e neutros são os mais utilizados por serem clássicos, além de imprimirem uma sensação de limpeza e amplitude ao ambiente.

Já as cores escuras são modernas e joviais.

Entre as cores mais comuns no mercado também estão:

  • branco;
  • bege;
  • preto;
    marrom; e cinza.

Como combinar a Bacia Sanitária com o Banheiro?

É certo que a variedade de cores e formatos é enorme, mas como harmonizar a bacia sanitária com o resto do banheiro ou lavabo?

Primeiramente tenha em mente que não é interessante que se compre uma peça do banheiro de cada cor. Mantenha uma unidade visual entre as louças do banheiro e entre o estilo de decoração do ambiente. E para facilitar sua vida, as principais marcas já oferecem linhas completas de peças, a fim de evitar diferenças de tonalidade entre elas.

Harmonize sua bacia sanitária e seus respectivos complementos com os demais itens do banheiro/lavabo para gerar uma sensação de conforto e bem estar visual tanto no dia a dia quanto em dias de receber visitas em seu lar.

Quais as dimensões da Bacia Sanitária escolher?

Ao escolher sua bacia sanitária um ponto de grande atenção é o tamanho disponível no ambiente.

Para um banheiro confortável, recomenda-se que a bacia esteja posicionada de maneira a manter pelo menos 30 centímetros dos dois lados e 60 centímetros na frente para não comprometer os movimentos.

As bacias sanitárias convencionais são excelentes soluções para banheiros menores, por ocuparem menos espaço.

Quais as melhores marcas?

Agora que você já sabe como escolher, temos uma dica de ouro que vai fazer toda a diferença: opte por uma marca forte no mercado e que possua assistência técnica e peças de reposição para uma eventual manutenção por desgaste.

Isso pode evitar estresse caso você precise de algum suporte.

Algumas marcas fortes no mercado são:

  • Deca;
  • Incepa;
  • Celite;
  • Roca;
  • Docol.

Onde comprar?

Você encontra as melhores bacias sanitárias em lojas de decoração e acabamento. Busque um local em que você se sinta acolhido e que possa tirar todas as suas dúvidas e receber auxílio para entender qual é a bacia sanitária mais adequada para você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *