Como manter a segurança da sua casa durante as viagens

Como manter a segurança da sua casa durante as viagens

Fazer uma viagem em família é um dos grandes prazeres da vida. Dependendo do destino, tempo de viagem e quantidade de pessoas, envolve um planejamento financeiro que pode levar alguns meses ou anos, dependendo da renda de cada família.

Por isso mesmo, muitos detalhes são pensados, como a companhia aérea, hospedagem, aluguel de carros, passeios que serão feitos na viagem, alimentação, seguro viagem, mas um outro detalhe precisa ser pensado também com cautela, a segurança da residência enquanto todos estiverem viajando.

Quando me refiro à segurança, não quero só dizer, que a casa esteja bem trancada e vigiada contra possíveis furtos, mas existem tantos outros imprevistos que podem causar surpresas desagradáveis no retorno para casa, que é sempre bom ficar atento a eles.

Casa segura durante viagens: Furtos

Uma casa vazia por muito tempo, com luzes acesas durante o dia, costuma ser um indicativo de que os proprietários estão viajando e pode atrair bandidos para uma invasão com intuito de furtar pertences de valor da família.

Antes de viajar, verifique se todas as janelas e portas estão bem trancadas, sobretudo se sua casa não possui grades.

Caso seja possível, instale alarmes e câmeras de segurança que transmitem as imagens em tempo real para um aplicativo de celular e também avisam imediatamente qualquer tentativa de invasão.

Para que as luzes não fiquem acesas o tempo todo, considere instalar fotocélulas nas lâmpadas do quintal. As fotocélulas acendem as lâmpadas quando escurece e apaga quando o dia clareia.

Além de não mostrar que a casa está vazia, as fotocélulas ajudam na economia de energia elétrica.

Segurança da sua casa nas viagens: Incêndio

Antes de viajar, verifique se todas as bocas do fogão estão devidamente fechadas, feche também o registro de gás que, geralmente, fica atrás do próprio fogão.

Esse registro só tem em casas e apartamentos onde o gás é encanado ou que o botijão de gás fica ao lado de fora da casa. Por medida de precaução adicional, feche também a válvula do botijão de gás.

Desligue da parede todos os eletroeletrônicos, exceto a geladeira, é claro. Além de diminuir o consumo de energia, mesmo em modo stand-by, elimina a possibilidade de curtos circuitos devido a descargas elétricas.

Viagens sem sustos em casa: Canos e vazamentos

Ah, mas isso é tão difícil de acontecer, vai acontecer justamente na viagem? Isso é mais comum do que você imagina. Pensa se um cano estoura sobre a sua laje durante a sua viagem, nenhum vizinho vê, ninguém tem as chaves da sua casa.

O resultado será um ou mais cômodos da sua casa com muitos estragos causados pela água, além da conta que virá um absurdo no mês seguinte.

Por isso, principalmente em viagens longas, feche o registro de água geral do imóvel.

Segurança do seu imóvel durante viagens:  Animais de estimação.

Se não for possível levar o seu animal de estimação durante a viagem, você pode optar por uma dessas soluções:

  • Colocar em um hotel para cães e gatos
  • Deixar na casa de alguém de confiança que possa receber o animal
  • Ver com algum amigo ou parente se pode ficar na sua casa para cuidar do seu bichinho de estimação durante a sua viagem
  • Caso a viagem seja curta, deixe água e comida suficientes e verifique no quintal se não há nenhum objeto que o animal possa se ferir.

Cães de Guarda

Caso o seu animal de estimação seja um cão de guarda, de raças como doberman, fila brasileiro, rottweiler ou pastor alemão, o próprio animal já garante uma certa segurança para o imóvel.

Nesse caso, o ideal é que alguém com quem o animal esteja muito acostumado vá todos os dias alimentá-lo, trocar a água e limpar o quintal, ou se possível, fique hospedado em sua casa durante sua viagem.

Check list para você manter sua casa segura durante as viagens.

  • Feche torneiras e o registro geral de água
  • Feche e tranque todas as portas e janelas
  • Tire da tomada todos os eletroeletrônicos
  • Pense com antecedência como ficarão seus animais de estimação
  • Feche as bocas do fogão, registro de gás e válvula do botijão
  • Se tiver alguém de confiança, deixe as chaves da sua casa com essa pessoa, para qualquer imprevisto.
  • Considere instalar alarme e câmeras de segurança.
  • Instale fotocélulas para as lâmpadas do quintal. É um item barato, que contribui com a segurança e a economia de energia.

Com todas essas dicas para manter a segurança da sua casa durante as viagens, basta só fazer as malas e ter uma excelente viagem.

Se você gostou do texto, compartilhe nas redes sociais ou envie para alguém que já passou algum aperto por ter esquecido de conferir algum desses itens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *