Pinos para moldes e chapas

Pinos para moldes e chapas

Os compostos para moldagem por injeção exibem uma certa quantidade de retração, ou seja, em uma condição de resfriamento, o volume é um pouco menor do que em uma condição de aquecimento.

Se forem necessárias peças com dimensões precisas, devem ser tomadas em consideração esse encolhimento ao estabelecer as dimensões das cavidades.

O encolhimento também faz com que as peças moldadas fiquem firmes nos núcleos, pois, geralmente as peças são ejetadas após esfriarem. Como resultado, são necessárias medidas extraordinárias para poder ejetar peças acabadas.

Essas medidas incluem, em primeiro lugar, o polimento cuidadoso de todas as superfícies do molde que entram em contato com o plástico derretido.

Um acabamento espelhado, que é facilmente obtido pelo polimento de uma superfície de Chapa expandida é muito importante, para isso deve-se moer e polir as áreas na direção da ejeção com uma pedra de óleo para eliminar arranhões e entalhes.

Sempre que possível, a superfície deve ser polida, pois mesmo arranhões e cortes microscópicos são preenchidos com plásticos derretidos sob a alta pressão de injeção, evitando assim a ejeção suave. O acabamento adequado da superfície ocupa uma parte considerável do tempo total de produção do molde.

Função de um sistema de ejeção

A função de um sistema de ejeção é permitir a remoção do componente moldado, do molde uma vez solidificado. Os mecanismos de ejeção variam enormemente, tanto em função quanto em design. A escolha do método de ejeção geralmente depende de alguns fatores, por exemplo:

  • Projeto do componente a ser ejetado;
  • Considerações estéticas do componente;
  • Requisitos de produção;
  • Escolha do método de ejeção;

Será evidente que uma consideração cuidadosa deve ser dada ao projeto e a escolha do método de ejeção ao projetar componentes e moldes para fins de moldagem por injeção.

Perguntas e respostas sobre a escolha do método de ejeção

Antes de selecionar um método de ejeção, é necessário pensar bastante nos vários requisitos de componentes. Pode ser benéfico construir uma pequena lista de requisitos para o componente a ser moldado, como a seguir:

1- As marcas dos Pinos extratores para moldes podem ser toleradas nas faces da apresentação visual?

Inverter a cavidade dentro do projeto do molde não é uma prática incomum para superar esse problema.

2- Existe um ângulo de inclinação suficiente nas paredes da cavidade do molde para evitar que o componente seja arrastado durante a ejeção?

O desenho adequado de qualquer componente moldado é essencial e deve ser considerado como parte do design do componente, antes do design do molde.

3- Que quantidade de distorção induzida por ejeção pode ser tolerada dimensionalmente?

Os Componentes para moldes podem ser facilmente distorcidos durante a ejeção, se não forem suportados, especialmente no caso de molduras de paredes finas.

4- A força de ejeção é suficiente para ejetar o componente dentro das limitações de trabalho da máquina de moldagem?

Os projetistas de moldes geralmente projetam um molde inteiro sem considerar a exigência de força de ejeção, resultando em consequências desastrosas.

5- A máquina de moldagem pretendida é capaz de acionar o sistema de ejeção projetado, incorporado ao projeto do molde de alambrado?

Os projetos da máquina podem variar em relação ao método de atuação da ejeção. A maioria das ejeções das máquinas de moldagem atuam na linha central das placas de acordo com a unidade de injeção.

Enquanto uma minoria de máquinas atua por meio de êmbolos de cruzeta ou placas extratoras, máquinas muito grandes tendem a empregar conjuntos de cabeças cruzadas para distribuir as forças maiores da maneira mais uniforme possível.

6- Com a máquina de moldagem e combinação de moldes totalmente aberta, existe “luz do dia” (espaço aberto) suficiente para permitir a ejeção e liberação do componente?

Se não permitir a luz do dia suficiente, o molde terá que operar em uma máquina maior e mais cara com um curso de abertura maior.

7- O cursor de ejeção necessário está dentro da capacidade da máquina de moldagem?

Moldes com maior profundidade de extração, por exemplo, tubos de chapa de aço exigirão cursores de ejeção longos para os ejetar.

8- O cursor máximo de ejeção disponível na máquina de moldagem é determinado pelo comprimento do cilindro ejetor, ou seja, o volume varrido do pistão na atuação?

Isso deve ser investigado pelo projetista do molde. Lembre-se que os pinos ejetores geralmente são montados como componentes de molde padrão devido à previsão de baixo custo e facilidade de disponibilidade dos fornecedores de peças de molde padrão. Os pinos são fabricados em formatos padrão nos tamanhos métrico e imperial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *