Técnicas de decoração ampliam ambientes pequenos

Técnicas de decoração ampliam ambientes pequenos

A migração populacional é uma realidade que atinge os grandes centros urbanos, exigindo que os imóveis sejam construídos para atender a demanda sempre crescente de pessoas, afetando a função da decoração de muitos lares.

Dessa forma, as construtoras e incorporadoras imobiliárias passaram a oferecer casas e apartamentos com tamanhos reduzidos, mas ainda assim com todo o conforto e segurança necessários.

Para que os moradores tenham uma sensação agradável dos cômodos residenciais mesmo com os espaços reduzidos, profissionais que trabalham com arquitetura e decoração de ambiente empregam algumas técnicas que funcionam ao menos no aspecto visual.

O aproveitamento dos espaços disponíveis com móveis planejados é uma ideia que sempre é bem-vida pelos moradores, principalmente, por utilizar pelas aéreas, que ficam junto ao teto.

As mesas e cadeiras das cozinhas e os sofás e poltronas das salas de estar também se adaptam ao ambiente da melhor forma possível.

Até mesmo os quartos que tem a finalidade de descanso ganharam móveis planejados. Sendo assim é possível unir a necessidade de organização de roupas pessoais e da própria residência em guarda-roupas com maleiros e gavetas.

Estruturas simples mudam o cenário doméstico

Casas térreas, sobrados e apartamentos que são considerados pequenos podem utilizar algumas técnicas estruturais que promovem maior amplitude visual e conforto para os moradores.

A instalação de um forro de gesso inclinado pode aproveitar a estrutura do telhado de uma casa, por exemplo, dando espaço aéreo e promovendo maior corrente de ar no cômodo.

Esse tipo de acabamento é muito utilizado em imóveis com decoração rústica, como casas de campo e litorâneas.

Além do custo do gesso ser menor que outros materiais da construção civil, a mão de obra pode realizar o trabalho em um curto espaço de tempo, deixando a residência com um aspecto completamente diferente.

Outros aspectos que podem interferir positivamente no ambiente residencial é investir em uma decoração sala pequena com objetos de valor sentimental, como fotos e quadros, além de vasos de flores nas paredes.

Controle de iluminação com elementos decorativos

A luz natural é um grande trunfo no momento de empregar aproveitamento espacial, mesmo que seja visual. A presença de janelas em uma sala de apartamento, ou mesmo uma porta de vidro com acesso a varanda pode ajudar bastante no aproveitamento de espaço.

Para controlar a entrada de luz e ao mesmo tempo, preservar a intimidade, principalmente, em apartamentos residenciais, a instalação de uma persiana romana pronta é ideal para qualquer tipo de decoração.

Como é um elemento decorativo e protetivo ao mesmo tempo, pode ser adaptado a qualquer ambiente. Tem como uma das vantagens a abertura no sentido vertical, podendo cobrir toda a área da janela. Assim como:

  • Instalação prática;
  • Manutenção eficiente;
  • Alta durabilidade;
  • Estrutura personalizada.

As lojas especializadas oferecem a possibilidade de escolha do tecido empregado nesse tipo de persiana.

Para o uso no quarto, especialistas recomendam a instalação com efeito blecaute, que impede a passagem de luz e deixa o ambiente mais aconchegante.

A presença de um espelho para sala de jantar pode refletir a luz natural durante o dia, e fazer uma composição com uma luminária ou abajur no período noturno.

Emprego de cores faz a diferença no ambiente

Os móveis e objetos de decoração são importantes para a composição de uma residência. Em conjunto com esses elementos, as cores empregadas nas paredes dão o toque final que faz toda a diferença.

A aplicação de um revestimento de parede com figuras geométricas ou com arte livre pode ser o suficiente para dar um novo aspecto para a casa ou apartamento. As dicas em sites especializados ou apresentadas por profissionais também são válidas.

A tendência da moda vale em casos específicos, isso dependerá se o imóvel é alugado ou a residência está mesmo precisando de uma reforma ou manutenção visual.

Em qualquer caso, a aplicação de um revestimento textura pode dar uma valorizada não só no aspecto visual, como no próprio valor do imóvel no mercado imobiliário.

A extensão do pé-direito de um cômodo pode ser ampliado de maneira visual com o simples uso de uma mesma cor do teto até o rodapé.

A opção por cores claras pode ajudar nesse quesito, mas mesmo as cores escuras podem ser balanceadas com uma iluminação natural ou lâmpadas de alta potência luminosa e ao mesmo tempo econômicas, em pontos estratégicos.

São soluções simples, que podem ser planejadas ao longo do tempo, sem provocar nenhum rombo no orçamento doméstico.

A contratação de uma pessoa especializada pode até ajudar na economia, indicando os fornecedores com preço mais em conta e com solução eficiente para uma decoração digna de capa de revista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *