Utilização e modificação de chapas e tubos

Utilização e modificação de chapas e tubos

A indústria é muito ampla e possui variados segmentos. Cada um desses segmentos fornece um tipo de produto para que possamos tornar o nosso dia a dia mais prático. Na composição desses produtos, podemos encontrar os mais variados materiais e dentre eles, o metal.

O metal possui diversas características como o aço, o alumínio dentre outros e todos eles possuem suas vantagens e aplicações convenientes.

A construção civil é um dos setores industriais que mais fazem uso dos materiais metálicos em seus processos, por serem mais resistentes e por garantirem mais durabilidade ao projeto.

Neste artigo, você irá conhecer como são utilizados os tubos, chapas e outros componentes metálicos pela indústria em alguns de seus segmentos.

Utilização do metal na indústria

A indústria, principalmente a metalúrgica e a construção civil, fazem continuamente a utilização de materiais metálicos para diversos fins. Na construção civil, por exemplo, o metal pode ser aplicado em:

  • Telhas;
  • Portões;
  • Janelas;
  • Portas;
  • Maçanetas.

Além dessas aplicações, diversas outras podem surgir, como a aplicação do ferro em escadas, corrimãos, churrasqueiras etc.

O metal é um material muito resistente, por isso, ele é utilizado por outros setores industriais além da construção civil, como no caso dos serviços de usinagem que confeccionam peças de metal para diversas finalidades, servindo a outros setores industriais.

Um dos materiais de metal mais utilizados é a bobina galvanizada, bastante presente, inclusive, na construção civil. Trata-se de um rolo metálico que é fabricado em diferentes medidas e espessuras para ser usado nas mais diversas necessidades.

Elas podem fazer parte de telhados, calhas, rufos, tapamentos laterais dentre outras finalidades.

No entanto, para suportar as ações do tempo, principalmente a chuva, essa bobina recebe um tratamento conhecido como galvanização.

A galvanização nada mais é do que um tratamento que evita que o produto sofra com as consequências da ação do tempo como ferrugem, por exemplo.

A chapa metálica é outro exemplo de material bastante utilizado pela indústria. Elas podem ser fabricadas a partir de metais como aço, alumínio, cobre, magnésio etc., e são muito utilizadas na fabricação dos mais variados produtos e bens de consumo dentro da indústria como carros, caminhões, aviões e até máquinas agrícolas.

Na construção civil, essas chapas são muito utilizadas para revestimentos, telhas etc.

Além do metal, a indústria também faz uso de outros tipos de produtos, para os mais variados fins, principalmente quando o assunto é material de construção.

Por isso, este artigo traz um bônus e explica para você um pouco mais sobre esses materiais e como podem ser usados.

O uso de materiais de construção em diversas aplicações

Quando falamos de materiais de construção, logo pensamos nos canteiros de obras fazendo uso de todos eles para concretizar um projeto. No entanto, alguns materiais de construção, como o concreto, podem ser utilizados para outras finalidades.

As empresas de geotecnia fazem uso de sacos de cimento, conhecidos como solo-cimento ensacado (rip-rap) para a proteção de taludes, geralmente quando há a necessidade de obturação de erosões.

Além disso, esses sacos também podem ser utilizados na construção de muros de arrimo, mas na contenção. Com isso, é importante que ele seja utilizado juntamente com chumbadores, telas e concretos.

Você sabe o que é contenção de taludes?

Talude é uma inclinação de uma superfície, ou seja, um declive e, muitas vezes, é necessários realizar a sua contenção para que haja melhorias no solo, realizando essa contenção por meio de concretos projetados, drenagens, chumbadores etc.

Na contenção de talude são utilizadas técnicas que previnem desmoronamentos ou ações que visem corrigir situações que tornem o local instável.

Além desse tipo de contenção, também existe a contenção de encostas. Trata-se de um procedimento muito utilizado para realizar a contenção de taludes naturais escorregadios e de taludes de corte.

As técnicas utilizadas visam tratar esses locais antes ou depois de desastres naturais como tempestades e desmoronamentos, eventos que fazem com que se tornem mais instáveis, apresentando riscos para a população próxima.

Esses procedimentos são realizados com o uso de materiais presentes também na construção civil, portanto, podemos ver que o uso desses materiais não é limitado, como costumamos imaginar.

O uso do metal também é bastante amplo, podendo ser empregado em diversos produtos, mas não importa qual material seja utilizado, todos possuem qualidade e têm como objetivo oferecer mais qualidade, segurança e praticidade para todos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *