5 modelos de forros para sua casa ou negócio

5 modelos de forros para sua casa ou negócio

Apesar de aplicado já na fase de acabamento da obra, os forros são de extrema importância em toda e qualquer construção e reforma.

Além da questão estética (ele não deixa fios ou tubulação expostos), ele colabora com o conforto térmico e acústico do ambiente.

Por mais que essas características sejam gerais, é preciso ter em mente que há uma série de modelos de forro no mercado.

Como é de se esperar, cada qual tem suas vantagens e desvantagens, sendo apropriados para determinados casos e não indicados para outros.

Neste post, você aprende mais sobre cinco destes modelos, bem como suas características mais importantes. Confira:

Forro mineral

Conhecido por ser um excelente isolante acústico, o forro mineral é de uso praticamente obrigatório em locais como estúdios musicais, casas noturnas e de show.

Isto porque as legislações locais, normalmente, obrigam estes estabelecimentos a fazerem com que o ruído, característica marcante de seu funcionamento, não afete os vizinhos.

Mas isso não significa que ele não seja de serventia em outros locais. Por exemplo, edifícios onde há muitas salas de reuniões podem ser valorizadas quando há esta preocupação com a acústica.

Um cuidado a se tomar na escolha é selecionar um produto que seja de uma marca confiável.

O forro mineral Hunter Douglas, por exemplo, é um dos mais procurados do mercado. Contudo, há outras opções, e todas devem ser levadas em consideração.

Apesar da variedade de marcas, todos os produtos seguem o mesmo padrão: são feitos em lãs minerais, não são muito espessos e são revestidos em filme plástico.

Do mesmo modo, são facilmente removíveis, o que facilita a manutenção.

Contudo, nem todos sabem que este tipo de forro não é a única solução acústica a ser usada nas construções:

Também pode-se usar a espuma que serve de matéria-prima para o forro acústico Hunter Douglas em conjunto com outros tipos de forro.

Forro de gesso

Este modelo de forro é um dos mais usados em projetos residenciais. Isto pois ele oferece uma série de vantagens, tais como:

  • Permite rebaixar o teto;
  • Permite a instalação de iluminação embutida;
  • É de simples manutenção;
  • Funciona como isolante térmico e acústico.

Ainda assim, muitas pessoas resistem a usar o forro de gesso em seus projetos devido à crença de que sua instalação gera muita sujeira.

De fato, modelos tradicionais costumam deixar para trás uma poeira muito fina e difícil de ser limpa.

No entanto, o mercado já desenvolveu um tipo de forro que não tem este problema: o estilo drywall.

Ele consiste em peças pré-prontas, que são encaixadas diretamente no teto. Assim, o transtorno da instalação é muito menor.

Forro de isopor

Junto com o gesso, o forro de isopor para teto é um dos mais populares do mercado.

Seus principais diferenciais são o baixo custo, a instalação simples e o bom efeito estético por ele proporcionado.

Por conta disso, ele é muito usado em ambientes corporativos, como escritórios.

Assim como o modelo drywall, ele é vendido em placas pré-prontas, que são encaixadas em estruturas metálicas anteriormente instaladas, dispensando a aplicação de tintas e/ou vernizes.

Deste modo, a instalação é igualmente livre de transtornos, além de muito rápida.

Contudo, estas não são as únicas vantagens do forro de isopor.

Além disso, ele também é resistente à proliferação de microorganismos e, por incrível que pareça, é um excelente isolante térmico e acústico.

Sua única desvantagem fica por conta de sua baixa resistência ao fogo: apesar de não servir de combustível para as chamas, ele tampouco resiste a elas.

Forro de PVC

O PVC é um polímero plástico cada vez mais usado na construção civil.

Seja para confeccionar mobília ou pisos, sua resistência e versatilidade conquistaram o mercado nacional. Uma de suas aplicações mais populares é, justamente, como forro.

Também instalado em placas, que podem ou não imitar madeira, ele oferece várias vantagens, tais como:

  • Grande durabilidade;
  • Resistente à umidade;
  • Facilidade para higienizar;
  • Vários estilos e designs disponíveis;
  • Baixo preço.

Forro de madeira

O forro de madeira é, de longe, um dos mais tradicionais deste mercado.

Isto porque herda todos os benefícios do piso confeccionado neste material, como a versatilidade entre estilos decorativos, a estética e o bom desempenho térmico e acústico.

Ainda assim, ele tem algumas desvantagens.

A principal delas é a baixa resistência da madeira à água, o que significa que, em caso de infiltração, o forro tende a apodrecer.

Ela tampouco é resistente a infestações de pragas ou a incêndios, além de ser uma opção que exige um investimento mais alto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *