4 decorações diferenciadas para salas comerciais

4 decorações diferenciadas para salas comerciais

Nos preocupar com a decoração da nossa casa não é novidade, mas e a decoração do nosso ambiente de trabalho? Muitas vezes passamos mais tempo em nossos escritórios do que dentro da nossa própria casa! Por isso, devemos levar em consideração a influência que as salas comerciais tem em nosso dia-a-dia.

Tanto para gerar mais produtividade, quanto para deixar os clientes mais confortáveis, ou até mesmo para transparecer um pouco mais da nossa personalidade em nosso ambiente de trabalho, a decoração é um instrumento muito poderoso e que com apenas alguns ajustes em cor e mobília pode fazer uma grande diferença. Confira a seguir 4 estilos de decoração para salas comerciais e como se adaptar a elas:

Minimalista

As salas minimalistas costumam ser as mais encontradas nos ambientes de trabalho. Sejam em setores mais tradicionais, como imobiliárias e consultórios médicos, ou setores que buscam transmitir uma aura criativa forte, como cabeleireiros e agências de publicidade, a decoração minimalista sempre é uma boa pedida, basta saber selecionar bem móveis e cores.

Sua origem é oriental, especialmente pautada na cultura japonesa, onde surgiram termos como Feng-Shui e harmonização de elementos da casa. Inclusive, essa é a principal característica de um espaço minimalista: o foco não é na quantidade de elementos e sim na forma como o ambiente está organizado. Apesar do cômodo ficar mais vazio, a junção da estética e funcionalidade trazem conforto e paz. 

Os móveis minimalistas são escolhidos com muita cautela de modo a não obstruir o espaço livre da casa e facilitar as tarefas diárias. São inteligentes, podendo exercer multifunções. Na arquitetura, linhas retas e traçados geométricos sobressaem-se, deixando curvas e sinuosidades para outros tipos de decoração.

Tonalidades naturais, como branco, preto, azul, bege e suas variações são as mais utilizadas. Tons claros permitem jogos de luz que valorizam o espaço. Cores neutras, como o branco, preto e cinza; e alguns outros tons neutros, como o castanho, azul e o verde. Entre as desvantagens da decoração minimalista estão a necessidade de limpeza a constante, para garantia da sensação de relaxamento e conforto típicas do estilo.

Sustentável

Assunto cada vez mais em pauta, o uso de elementos ecológicos também está em destaque na decoração. Esse tipo de estilo combina especialmente com escritórios e salas comerciais localizadas em ambientes como casas em Cabo Frio, e regiões costeiras que transpiram sustentabilidade. É caracterizado pela conscientização do uso do espaço através dos três Rs: Reciclar, Reutilizar e Reduzir.

O primeiro R pode ser adotado através do uso de móveis feitos com garrafas pets, papelão, paletes, entre outros. Tais materiais podem assumir funções bastante funcionais e modernas, quando produzidos da maneira correta. O segundo R pode ser resultado da compra de móveis antigos, adquiridos em brechós ou lojas de segunda mão.

Eles oferecerão uma sensação vintage e descolada ao ambiente. Caso queira investir em imobiliário novo, opte por opções feitas com materiais naturais, como cadeiras feitas de fibra de palha ou bambu ou rattan. E por fim, a redução é alcançada com estruturas funcionais que aproveitam melhor a iluminação do dia, como persianas que refletem a luz ou clarabóias bem localizadas, climatização natural e produção mínima de lixo. 

Colorido

As cores são elementos essenciais ao serem consideradas quando definindo a decoração do ambiente de trabalho. Algumas, por exemplo, podem interferir e atrapalhar a produtividade, enquanto outras podem estimular a inteligência e aumentar a criatividade! A combinação das mesmas também pode trazer resultados diferentes, logo, é importante contar com a ajuda de um profissional decorador que estude sobre o assunto para chegar ao melhor resultado.

O que deverá determinar, além disso, a quantidade de cor que o ambiente de trabalho poderá apresentar é a área profissional do mesmo. Um escritório de advocacia dificilmente usará cores vibrantes, enquanto uma clínica pediátrica pode usar muitas cores em tons pastéis.

As cores também podem vir de diversas formas: tintas ou papéis de parede, móveis como mesas, cadeiras e prateleiras, ou acessórios menores, como vasos, luminárias, tapetes, telefones, porta-trecos, entre outros. Dependendo do quanto a sua área de atuação profissional permite, você poderá ser mais ousado, utilizando cores vibrantes em todos esses elementos, ou mais contido, reservando o uso das mesmas em apenas acessórios pontuais.

Industrial

O estilo industrial é a nova sensação dos espaços de coworking, também conhecidos como escritórios compartilhados. No entanto, pode ser adaptado para outros setores como escritórios de advocacia e agências de publicidade.

Com uma pegada despojada, a decoração industrial tem como principais características o uso tons acinzentados em paredes e teto, sendo o cimento queimado o mais comum, e instalações de luz ou tubulação aparentes. Esses elementos, quando bem trabalhados, oferecem estilo e facilidade para possíveis manutenção.

Para mobília, invista em superfícies acetinadas e polidas, promovendo o contraste entre o rústico e o moderno. Luminárias pendentes e objetos decorativos em metal complementam o quadro industrial. De maneira a quebrar um pouco da seriedade deste estilo decorativo, invista em plantas das mais diversas cores e formatos. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *