Passo a passo para consultoria ambiental em uma obra

Passo a passo para consultoria ambiental em uma obra

Na construção civil, qualquer obra pode causar danos ambientais. Por isso, contar com um plano de controle ambiental feito por especialistas é uma ótima estratégia para minimizar possíveis impactos.

Como o próprio nome sugere, esse plano tem como objetivo identificar e também sugerir as chamadas medidas mitigadoras.

Na prática, essas medidas correspondem a ações de reparação em cenários ambientais destruídos por meio de alguma atividade de exploração.

Para as empresas que estão no estado de São Paulo, uma solução neste caso é contar com o apoio de uma Consultoria ambiental em campinas. Considerando os licenciamentos e alvarás ambientais são obrigações previstas na legislação brasileira do meio ambiente, a consultoria é uma solução cada vez mais procurada.

Afinal, como elaborar relatórios, documentos e obter orientações confiáveis quando o assunto é construir uma obra sem desrespeitar as leis ambientais? Se você vai construir um empreendimento ou trabalha nessa área, continue lendo. Preparamos um passo a passo para consultoria ambiental em uma obra especialmente para te ajudar!

Plano de controle ambiental: O que é e como funciona?

Segundo a resolução nº 009/90 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), toda empresa que gera algum tipo de exploração ambiental (sobretudo mineração) precisa de um plano de controle ambiental. Esse documento serve para estipular quais são as ações mitigadoras caso o empreendimento cause danos ambientais.

Embora seja uma exigência da esfera nacional, todo o processo deve ser feito junto ao estado e município. Ou seja, o ideal é contar com uma consultoria ambiental para a elaboração de um plano de controle ambiental adequado.

Independente do tipo de empreendimento, esse documento deve conter informações claras que fazem referências aos seguintes fatores:

  • Impactos ambientais reais;

  • Soluções mitigadoras;

  • Análise de riscos;

  • Informações sobre o empreendimento e medidas compensatórias.

Mas, como fazer tudo isso? Cada estado e cada município pode apresentar suas próprias particularidades na hora de fazer o documento. Mas, basicamente, essas medidas são feitas por empresas especializadas como a Consultoria ambiental em campinas. Quer saber mais sobre como funciona o trabalho de uma consultoria? Confira o tópico abaixo.

Consultoria ambiental em campinas

Todo impacto ambiental causa alterações físicas, químicas, biológicas e também sociais. Por isso, contar com o trabalho de uma consultoria ambiental é tão importante.

Na prática, o trabalho de uma consultoria envolve profissionais especializados na área ambiental, desde técnicos até engenheiros ambientais. Resumidamente, trabalhos como o de uma Consultoria ambiental em campinas servem para situações como:

  • Emissão de laudos ambientais;

  • Auxílio na retirada de alvarás;

  • Análise de riscos ambientais;

  • Análise de impactos ambientais e soluções.

Além disso, consultores também podem auxiliar na parte burocrática em relação aos órgãos ambientais. Em Campinas, por exemplo, a solicitação e retirada de documentos como o licenciamento ambiental pode ser mais facilitada com apoio especializado.

O processo pode variar conforme a atividade da empresa, porém, de forma geral há alguns critérios que estão no check list da prefeitura.

Nesse cenário, o tipo de empreendimento imobiliário, o grau de poluição da atividade empresarial, o tamanho da área verde e as características da fauna e da flora são avaliados.

Vale a pena contratar uma consultoria ambiental?

Como as licenças ambientais podem ser bem específicas conforme a topografia do local da empresa e as atividades de exploração econômica, a consultoria é uma ponte.

No caso dos trabalhos topográficos, contar com esse serviço dá suporte para a execução das atividades práticas de uma obra. Ou seja: a emissão de laudos, a análise do tipo de solo e do contexto da empresa é uma boa estratégia para executar a obra de forma mais adequada.

Ainda no contexto de análise, os especialistas também podem oferecer o levantamento planialtimétrico preço que também é uma ferramenta de análise geral do contexto da obra.

Na prática, esse levantamento funciona como uma planta completa do terreno da obra, que conta com informações topográficas, dimensões e características gerais do terreno.

Todas essas informações só são obtidas com equipamentos específicos e conhecimentos especializados como os da área de engenharia ambiental.

Por isso, vale a pena investir em uma consultoria ambiental antes de iniciar a construção para minimizar erros e elevar a produtividade da obra.

Por fim, o passo a passo para uma consultoria em uma obra depende muito de todas essas informações. Para que todos os processos sejam realizados, o primeiro passo é uma análise da atividade de exploração e das características gerais do ambiente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *