Casa e construção: escolha os acabamentos do imóvel

Casa e construção: escolha os acabamentos do imóvel

Durante o processo de construção de um imóvel, a escolha dos acabamentos é uma das etapas mais importantes do projeto, já que é a parte visual da construção.

O acabamento também é responsável por oferecer para cada cômodo do imóvel um estilo único, que deve ser escolhido de acordo com o tipo de ambiente que será montado no local, além de que deve ser escolhido, também, de acordo com as preferências do proprietário.

Os principais tipos de acabamento de um imóvel são:

  • Pisos;

  • Azulejos;

  • Rodapés;

  • Iluminação;

  • Esquadrias;

  • Outros tipos de acabamentos.

Principais tipos de pisos

Os pisos e rodapés são acabamentos que possuem longa durabilidade. Assim, sua escolha deve ser pensada e feita de acordo com o ambiente.

É comum encontrar diferentes tipos de pisos, por isso, é sempre interessante fazer uma ampla pesquisa sobre o assunto. Nós separamos os modelos mais comuns no mercado. Acompanhe:

  • Piso de mármore;

  • Piso de madeira;

  • Piso laminado;

  • Piso de cimento queimado;

  • Piso de porcelanato;

  • Outros tipos de pisos.

O piso de mármore é considerado um tipo de material frio e, por isso, geralmente é escolhido para cômodos como cozinhas ou banheiros. O mármore é uma das pedras preferidas pelos proprietários de imóveis para a fabricação de pias e tampos de mesa, já que sua durabilidade é grande.

O piso de madeira, por ser considerado um piso quente, é escolhido para uso em salas ou quartos. A madeira pode ser utilizada em diferentes formatos, como tábuas compridas ou tacos.

Para conservação de piso de madeira, é recomendado que sejam utilizados produtos adequados ao material, que promovem brilho e evitam que insetos e parasitas danifiquem a madeira.

Além disso, periodicamente, é recomendado que se realize a raspagem de tacos, para remover o excesso de produtos que acabam causando manchas na superfície.

O piso laminado é composto por lâminas de madeira e é um tipo de piso utilizado também em salas e quartos. O piso laminado possui um desenho diferenciado em sua superfície, de modo que pode ser escolhido de acordo com a preferência do proprietário do imóvel.

Em comparação ao piso de madeira convencional, o piso laminado preço é menor, pois é fornecido em lâminas que possuem espessura menor do que o piso de madeira convencional.

O piso de cimento queimado tem sido um dos mais pedidos em termos de acabamentos, já que sua aparência é considerada um estilo moderno.

Além disso, pode ser um tipo mais econômico de piso, pois é feito com o uso de concreto. Pode ser usado nos diversos cômodos de um imóvel, sendo mais comum ser aplicado em salas de estar.

O piso de porcelanato é conhecido por ser um dos mais elegantes, além de ser considerado de alto investimento. Possui bastante brilho e por isso sua conservação exige mais cuidados.

É comum aparecerem riscos na superfície, que podem ser removidos com o polimento do porcelanato. É um tipo de piso bastante encontrado em salas, cozinhas ou banheiros.

Acabamentos e uso de móveis planejados

Os acabamentos de um cômodo, geralmente, são determinantes para a escolha dos moveis planejados de um imóvel. O tipo de piso utilizado em cada ambiente pode influenciar diretamente na opção de cores e materiais dos móveis, proporcionando um cômodo harmonioso em termos de decoração.

Os móveis planejados são utilizados em todos os tipos de cômodos e são unanimidade na escolha da mobília de apartamentos, principalmente, os que possuem espaço reduzido.

A escolha de pisos e azulejos de uma cozinha planejada costuma ser harmoniosa em relação aos móveis e eletrodomésticos instalados no local, pois criam um ambiente elegante e requintado.

Na sala de estar e quartos, os móveis planejados proporcionam otimização do espaço, além de comportarem grande quantidade de objetos em seus interiores.

Apesar de um móvel planejado ser fixo, impedindo que seu posicionamento no cômodo seja alterado, os benefícios em termos de espaço e de qualidade do material superam qualquer possível incômodo que a fixação de um móvel possa causar.

Tanto em termos de acabamento quanto em termos de móveis planejados, a escolha de itens harmoniosos entre si faz toda a diferença em uma decoração de ambientes.

Por isso, é sempre recomendável consultar profissionais especializados em arquitetura e decoração de interiores, que podem apresentar diferentes possibilidades de combinações e disposições dos itens. Um cômodo bem decorado valoriza o imóvel e promove um ambiente acolhedor e elegante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *