Tipos de telhas que ajudam na impermeabilização

Tipos de telhas que ajudam na impermeabilização

Você quer um telhado durável que resista a tempestades e forneça uma solução duradoura para sua propriedade? Uma das principais preocupações é se as telhas são à prova d’água.

Como uma das principais funções de um telhado é impedir o gotejamento, essa é uma preocupação válida. Para determinar quais telhas são uma boa opção para o seu projeto, siga as dicas a seguir.

Longevidade e resistência à água

Caso você escolha as de barro para o seu telhado, você pode esperar que ele dure pelo menos 20 anos. No entanto, dependendo do clima da sua região, a vida útil do telhado pode ser reduzida significativamente.

A cobertura de vidro para telhado, por sua vez, pode ser uma boa opção se você tem uma varanda gourmet ou, ainda, um jardim de inverno. O vidro temperado proporciona resistência a intempéries e permite que não haja vazamentos e gotejamentos.

Os materiais não são 100% à prova d’água. Elas são geralmente conhecidas como sistemas de derramamento de água, em vez de sistemas de impermeabilização.

Então, você pode esperar que um pouco de água passe por baixo das telhas. Uma razão comum para isso é a chuva com vento, que agrava esse quadro.

No entanto, quando as telhas são instaladas, uma membrana de impermeabilização pode ser usada sobre as telhas para proteger o telhado e evitar vazamentos.

Tipos de telhas

Alguns estilos de revestimento impermeabilizante podem ser melhores para o seu projeto do que outros. Isso dependerá da aparência final desejada para sua estrutura.

Alguns dos estilos mais populares usados ​​para a restauração de telhados incluem:

  • Planas;
  • Romanas;
  • Onduladas;
  • Imbrex e tégula;
  • Semicilíndricas;
  • Intertravamento.

Telhas planas: são a opção mais simples e são instaladas em linhas sobrepostas. As telhas planas podem ser feitas de barro, pedra, concreto, madeira ou plástico.

Telhas romanas: essas peças interligadas são planas no meio com curvas em cada extremidade.

Telhas onduladas: esse tipo de telha cria um padrão de linhas que se assemelha a um campo arado. Cada telha tem um perfil em forma de S.

Telhas imbrex e tégula: essa combinação é a que traz mais impermeabilidade ao seu telhado. As telhas são sobrepostas para criar uma cobertura à prova d’água, perfeitas para a restauração de telhados.

Telhas semicilíndricas: são instaladas em colunas alternadas de telhas côncavas e convexas.

Telhas de intertravamento: oferecem grande proteção contra a água. Os lados e topos intertravam para fornecer proteção aprimorada contra o vento e a água.

Componentes adicionais

Nenhum telhado pode proteger sua propriedade da água por conta própria. Além das telhas, o sistema requer calhas e rufos. Estes devem estar no local adequado para fornecer a drenagem correta e proteção para o seu telhado.

As calhas de chuva podem vir em diferentes materiais e configurações. É preciso entender exatamente sobre os diversos tipos existentes e suas aplicações.

Calhas de vinil, por exemplo, tornaram-se uma das escolhas mais populares para sistemas de calha. Seus benefícios incluem a facilidade de instalação e o fato de que você nunca precisa se preocupar com a ferrugem. Elas também são uma opção mais econômica.

Como as peças são leves e fáceis de encaixar, a instalação também é muito menos complicada, tornando mais fácil para os proprietários que desejam fazer a instalação por conta própria.

Já a calha cocho, por exemplo, tem grande capacidade de escoamento de água da chuva e pode ser galvanizada para ter maior durabilidade.

Outro tipo popular de calha é a feita de alumínio. Assim como a de vinil, é leve e resistente à ferrugem. Outra vantagem é que, ao contrário do vinil, pode resistir a climas frios e pode ser pintada de qualquer cor para combinar com o exterior da sua casa. As calhas de alumínio também podem ser encontradas em modelos sem costura.

A dica mais preciosa quando se trata de escolher calha moldura, é evitar escolher a calha de tamanho errado.

Isso porque as calhas precisam ser capazes de drenar toda a chuva que cai no telhado da sua casa e encontrar o tamanho certo é crucial. Se elas forem muito pequenas, as calhas ficarão sobrecarregadas e pesadas causando danos à sua casa.

O ângulo em que suas calhas de chuva são fixadas é um detalhe importante quando se trata de uma instalação bem sucedida. Um ângulo mal projetado pode afetar a velocidade na qual a água flui através do sistema. A coisa mais importante a lembrar é que as calhas nunca devem estar niveladas.

Por fim, evite, ainda, ter demasiadas costuras nas calhas. As costuras no seu sistema é um ponto fraco onde o vazamento pode acontecer. Ao comprar o seu sistema de calhas, procure por um que não tenha muitas costuras ou, melhor ainda, um que seja totalmente sob medida e sem costuras. Pense nisso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *