Escolha de materiais necessários para o seu lar

Escolha de materiais necessários para o seu lar

A construção de uma residência passa por inúmeras etapas, que vão desde a compra do terreno, desenho projeto pelo arquiteto, escolha dos materiais que serão usados, até a parte final que diz respeito ao design de interiores, que se preocupa com a decoração dos cômodos e finalização do projeto.

Entenda melhor algumas dessas etapas:

Estrutura

Para agilizar uma construção é possível fazer uso de um recurso muito comum nas edificações: a laje pré moldada.

O objetivo dessa estrutura é espalhar cargas para as  vigas e pilares.

As lajes pré moldadas podem ter sua estrutura montada no canteiro de obras, antes da instalação final ou compradas prontas.

Esse último modelo é chamado de pré-fabricado.

As vantagens em adotar esse recurso está na economia de processos e consequentemente de tempo na construção. Sua instalação costuma ser bastante facilitada.

Existem alguns tipos de lajes pré moldadas no mercado.

Um dos principais tipos é o treliçado com lajotas.

Neste modelo, a base é de concreto armado, e há uma cobertura metálica revestida de concreto ou cerâmica.

Outro tipo comum é laje pré moldada treliçada com EPS, um tipo de isopor.

O concreto ainda é a base, mas nesse modelo ele é revestido com Treliça para laje de isopor.

Há ainda as lajes alveolares, também constituídas de painel de concreto vazados com alvéolos, que servem para diminuir o peso da peça.

O uso de lajes requer uma boa impermeabilização para evitar problemas de vazamentos.

Esse processo pode ser realizado de várias formas, como o uso de mantas, tintas impermeabilizantes e até uso de telhas metálicas.

Outros tipos de cobertura para tetos são os telhados, que podem ser de materiais diversos, como o cimento e a cerâmica. A maior variação, no entanto, diz respeito ao modelo. São opções como:

  • Portuguesa;

  • Francesa;

  • Colonial;

  • Romana;

  • Americana.

Essa variação apresenta mudanças no design e na inclinação do telhado para que não ocorram infiltrações.

A instalação do telhado é feita sobre um suporte de madeira, que deve ser sempre de qualidade para que não ocorram acidentes por má estruturação.

Além da proteção regular do teto, caso queira colocar uma proteção extra para proteger, por exemplo, a entrada da casa ou uma varanda de intempéries e do sol  é possível instalar uma cobertura extra.

As mais comuns para esses casos são os toldos, que podem ser encontrados nas versões fixas e móveis. O modelo fixo é ideal para quem não precisa fazer recolhimento do aparato.

Os toldos retráteis  são aqueles que podem ser recolhidos de forma sanfonada. Há ainda os toldos do tipo túnel, muito usados em entradas.

Para quem deseja aliar proteção e versatilidade uma boa opção é adotar o Toldo de policarbonato de correr. O material usado para fabricação é leve, de fácil instalação e alta resistência.

Esse material garante excelente proteção térmica ao local onde está instalado.

Design

Uma vez que a construção está pronta, a preocupação fundamental se volta para a montagem e aparelhagem dos cômodos da residência.

Para que tudo fique conforme planejado, uma ideia é a adoção de moveis planejados.

Com eles é possível fazer um melhor aproveitamento do ambiente, já que o projeto é pensando idealmente para a área escolhida, fazendo uma adaptação perfeita e milimétrica do ambiente.

É importante que antes mesmo de começar a cotação com empresas fabricantes, seja definido junto ao responsável pelo projeto de interiores qual o estilo e os conceitos que serão adotados.

Isso já permitirá fazer um direcionamento mais detalhado.

Para começar a fazer os orçamentos, é importante estar com todas as medidas em mãos para agilizar o processo.

A medição final para fabricação será feita pelos profissionais da empresa contratada, mas ter uma ideia ajuda a dimensionar valores.

Caso o orçamento esteja um pouco mais curto, o ideal é ver em qual cômodo deve ser feito o investimento inicial.

Dormitórios planejados de canto tanto de casal quanto infantis são boas opções para considerar, mas caso o dinheiro esteja muito apertado, talvez o cômodo mais essencial a ser feito seja a cozinha.

O custo dos móveis planejados dependerá de inúmeros fatores, como os tamanhos, os materiais escolhidos, entre outros. Espaços menores costumam oferecer maiores dificuldades de execução do projeto, o que pode encarecê-lo.

É importante pensar com bastante cuidado na escolha dos materiais utilizados tanto na parte mais estrutural, quanto na parte de decoração da casa, pois tudo isso impacta no resultado final.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *