A importância dos equipamentos de segurança em obras

A importância dos equipamentos de segurança em obras

A criação e execução de projetos arquitetônicos são atividades que fazem parte da rotina de trabalho das empresas do segmento de construção civil.

O principal objetivo destas companhias está relacionado a elaboração de empreendimentos com diversas finalidades (comercial, empresarial, industrial e residencial).

Os arquitetos e engenheiros são os profissionais responsáveis pelo desenvolvimento da planta da edificação, documento com o desenho de alguns detalhes importantes para garantir o sucesso da obra.

Decidir a quantidade de cômodos, andares, se haverá ou não escadas e outras questões relacionadas a parte estrutural é essencial para realizar um bom serviço.

O planejamento de obra é outro documento fundamental para a construção, pois tem relação direta com a organização.

No processo de criação são colocados o cronograma físico-financeiro, cálculos sobre a lucratividade, orçamento, lista de materiais e equipamentos, veículos que serão utilizados e os itens de segurança.

Dedicar tempo para criar este plano é uma estratégia muito interessante para otimizar tempo, aumentar a eficiência do serviço e minimizar os problemas.

O papel da documentação e itens de segurança

Um ponto muito importante no trabalho de construção civil é a seguridade dos funcionários durante a realização das atividades.

Os responsáveis devem se preocupar com esta questão de proteção e investir capital em alguns elementos que ajudam a garantir que no local há condições de manter os trabalhadores bem.

O AVCB para canteiro de obras é um laudo que certifica que no terreno há equipamentos e estruturas que podem manter as pessoas em segurança.

O Corpo de Bombeiros realiza um processo de vistoria, analisando se no local há todos os elementos para atender os critérios de combate a incêndio.

O documento é obrigatório para edificações e espaços com grande circulação de indivíduos. Uma forma de conseguir uma avaliação positiva é investindo em equipamentos como extintores, mangueiras, bombas d’água, alarmes e outros itens que ajudam no combate e controle de incêndio.

Utilizar placa de sinalização específica para a construção é muito importante para conseguir alertar os funcionários e as pessoas que circulam próximo ao espaço no qual está sendo realizada a obra.

As placas servem para sinalizar os riscos e perigos que o local e algumas atividades podem apresentar.

As mensagens que as placas podem indicar são:

  • Perigo de choque elétrico;
  • Alta tensão;
  • Afaste-se;
  • Proibido fumar;
  • Saída de emergência;
  • Cuidado homens trabalhando;
  • Tinta fresca;
  • Máquinas operando.

Estas e outras mensagens são colocadas em placas nas cores: amarelo, azul, branco, laranja, preto, vermelho e verde.

Pesquisar o custo em lojas de materiais de construção é uma maneira de encontrar o material em vários modelos e tamanhos.

Serviços em altura

No canteiro de obras, há situações que exigem um trabalho em altura. Para realizar as atividades são necessários o uso de linha de vida (ponto de ancoragem), estrutura que pode ser alicerçada no canteiro de obras.

Depois da instalação da estrutura, é essencial o uso de cinto de segurança, corda e cabo que devem ser acoplados para a sustentação dos equipamentos de uso coletivo ou individual.

Andaimes, cadeira suspensa, escada marinheiro e outros equipamentos devem ser utilizados, seguindo os padrões das Normas Regulamentadoras 18 e 35.

Procedimentos relevantes para a construção

A execução da obra depende da preparação do terreno. O canteiro que possui um imóvel, por exemplo, os engenheiros precisam recorrer a um procedimento de demolição para conseguir deixar o espaço adequado para iniciar as obras.

Uma demolição e terraplanagem são processos muito executados antes de começar a parte prática. Demolir nada mais é do que um desmanche de estruturas que não tem mais chances de reaproveitamento.

A terraplanagem é feito em seguida e consiste na remoção do entulho gerado, além de cuidar do:

  • Nivelamento;
  • Compactação;
  • Escavação;
  • Preparação do solo.

Pesquisar informações sobre empresas que realizam este trabalho é o modo de conseguir cuidar do terreno de forma adequada, fator que ajuda a otimizar o tempo.

Locação de equipamentos

Uma alternativa de conseguir utilizar diversas máquinas e ferramentas são com a possibilidade de locação. Um aluguel de rolo compactador pequeno, por exemplo, é um equipamento para adensar à terra e diminuir as dimensões de alguma coisa.

Portanto, os investimentos em profissionais experientes, maquinários de qualidade e usar itens de segurança são o modo de garantir qualidade e desempenhar a obra conforme o prazo estabelecido, fator que gera satisfação no cliente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *