A necessidade de laudos para a construção

A necessidade de laudos para a construção

A realização de uma construção ou reforma é muito importante para as pessoas terem espaços para trabalhar, estudar, viver, terem lazer e comprarem suas coisas.

Obras de empreendimentos, estabelecimentos comerciais, residenciais, edifícios e outros imóveis é uma das atividades que os arquitetos, engenheiros e mestres de obras com sua equipe de funcionários fazem diariamente.

Organizar reuniões com os clientes para entender quais são as necessidades e desejos para a construção ou reforma é um momento importante para os profissionais da construção civil obterem o maior número de informações que possam ajudar na oportunidade de executar as várias etapas do projeto.

Após conversar com o cliente, as construtoras precisam cuidar de detalhes importantíssimos para a construção, que são as questões de laudos, licenças e documentações para que o serviço possa acontecer.

Procedimentos importantes para a realização de uma obra

A construção civil é uma setor que realiza atividades de muitos impactos ao meio ambiente em todo o processo da cadeia produtiva, desde a obtenção de matéria-prima, produção e transportes de materiais até a o momento da execução dos serviços.

Ao fim da obra, a quantidade de resíduos é grande, e isso provoca impactos ambientais que prejudicam a sociedade e o planeta.

Esses fatores geram a necessidade das empresas de construção a obter um licenciamento ambiental, um instrumento que ajuda a controlar e acompanhar a execução das atividades que geram impactos como poluição ou degradação ao meio ambiente. Existem três tipos de licença: a prévia, de instalação e execução.

A licença ambiental ajuda no desenvolvimento econômico, controlando e cuidando do meio ambiente e da viabilidade social que tem como objetivo final de promover a sustentabilidade.

Tipos de licença

São variados os tipos de licença que uma obra necessita, para que dessa forma tudo ocorra dentro do planejamento. Confira as principais:

Prévia

Precisa ser obtida durante o planejamento das atividades. Essa modalidade certifica que o empreendimento ou imóvel é viável, de acordo com os aspectos ambientais.

Em casos onde o projeto possui alto impacto ambiental é necessária a elaboração de uma análise dos impactos.

Instalação

Documento necessário durante a realização da construção para garantir que o projeto está de acordo com a legislação ambiental e que possui autorização para ser executado.

Operação

Certifica que o imóvel ou empreendimento foi construído seguindo as regras ambientais e que está autorizado para iniciar as suas atividades.

Durante o processo de licenciamento, enquanto a documentação não fica pronta, as empresas de engenharia civil podem conseguir uma autorização ambiental para realizar as obras.

O canteiro de obras, precisa estar em excelentes condições para que os engenheiros e sua equipe possam realizar a obra.

Para obter mais informações, contratar os serviços de uma empresa de topografia que realiza as análise do terreno, utilizando equipamentos como GPS e outros aparelhos.

Que ajudam a realizar o levantamento planimétrico, a projeção do terreno com base na elevação, largura e comprimento. Um técnico responsável e especializado em topografia é quem assina esse projeto.

Outra técnica que pode ser realizada no canteiro de obras é a sondagem rotativa, uma investigação que utiliza métodos motomecanizados que ajudam a coletar amostras rochosas. Essa captura de material é feita através da perfuração, penetração e rotação. Depois desse processo o material rochoso é nomeado testemunho.

Este trabalho ajuda conhecer o subsolo, a sua composição, características e como isso pode influenciar no momento de realizar a obra, além de descobrir, por exemplo, se o solo está ou não contaminado.

Em projetos de rodovias, portos, ferrovias e aeroportos, as empresas de engenharia civil e ambiental, antes de começar as suas atividades, pesquisam dicas, informações e referências de serviços de uma empresa de sondagem de qualidade, eficiência e bons equipamentos para o momento de fazer o trabalho.

Depois de finalizar as etapas de elaboração da obra, é importante obter um laudo de vistoria, documento que deve ser elaborado por profissionais especializados em obras.

O laudo é obrigatório e exigido para certificar que as condições técnicas e de manutenção do imóvel. As empresas de engenharia usam muito esse documento para ajudar a solucionar problemas, antes de finalizar o serviço.

Durante a vistoria, os profissionais olham se o imóvel possui:

  • Pavimento térreo;
  • Caixa d’água;
  • Fachada;
  • Cobertura;
  • Subsolos;
  • Barrilete;
  • Elevadores;
  • Áreas com piscina;
  • Hall de entrada;
  • Quadra;
  • Entre outros espaços.

O engenheiro ou arquiteto ao verificar o imóvel, e não encontrar problemas, consegue emitir o laudo de vistoria.

Portanto, para a realização de uma construção ou reforma com qualidade, segurança e sem situações problemáticas, cuidar de toda a documentação é a melhor forma de evitar processos burocráticos e atrasos no serviço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *