Ações fundamentais para a construção civil

Ações fundamentais para a construção civil

Uma obra de construção civil é responsável por erguer prédios, apartamentos e construir imóveis, empresas, indústrias e outros locais para a sociedade.

Porém, para que isso ocorra, é necessário ter uma equipe de qualidade e se atentar com outros detalhes que são exigidos durante este processo.

Uniformização da equipe e equipamentos

Uma construção só ocorre por meio do trabalho de uma equipe especializada no local, que segue o projeto estabelecido pelo engenheiro civil. Por isso, é fundamental estar atento com a segurança da equipe, assim como do uso do uniforme para obras.

Existem vários tipos de construção civil. Muitas delas envolvem periculosidade, ou seja, atividades que envolvem riscos para os trabalhadores, como os serviços realizados na altura.

Dessa forma, é essencial que a empresa invista em equipamentos de segurança para estes profissionais, assim como em uniformes que sejam novos e que ofereçam a proteção adequada.

O uniforme obra pode compor elementos como:

  • Macacão;
  • Botas;
  • Máscara;
  • Óculos;
  • Luvas.

Outro acessório muito importante para o processo de composição do uniforme de obra civil é o capacete. Ou seja, cada acessório exerce uma função para proteger os colaboradores, por isso é recomendado no ambiente da construção civil.

A necessidade de limpeza em uma obra

Uma construção gera entulho, sujeira, poeira e outros elementos que podem ser descartados ou reaproveitados. Para isso, a questão da limpeza também é uma ação importante, não somente dentro da obra, mas também das empresas e dos ambientes industriais.

Uma das ações necessárias dentro de uma fábrica é a limpeza de silos de cimento. Basicamente, os silos são materiais feitos com cimento, em formato cilíndrico e que tem como objetivo armazenar e conservar diversos grãos, como sementes e cereais.

Este tipo de material é muito comum, sobretudo, dentro de empresas e indústrias que trabalham com o setor alimentício ou voltado para o agronegócio.

A forma de construção deste modelo de silo pode sofrer alteração, mas a sua limpeza é um item indispensável para manter a qualidade do local.

Inclusive, existem normas de regulamentação que contribuem para que o processo de limpeza seja feito de forma correta e segura, levando em conta seu armazenamento e capacidade. Tudo isso, para garantir maior segurança aos procedimentos necessários.

Por isso, é fundamental que as empresas que atuam neste segmento busquem se adequar às normas regulamentadoras e realizar o procedimento de limpeza dos silos, assim como sua manutenção.

Existem vários procedimentos necessários para a limpeza de silos, entre eles:

  • Desinfecção do local;
  • Remoção de restos de grãos;
  • Limpeza de todas as peças;
  • Dedetização em alguns pontos do silo.

Uma equipe especializada deve utilizar equipamentos com ar comprimido, que também atuam na limpeza de paredes e pisos, para higienizar o silo.

O processo de dedetização sofre variações dependendo do material armazenado, assim como do tamanho do local, tudo isso sem comprometer o produto alimentício.

Na construção civil, a limpeza da obra também é importante para evitar danos ambientais para o local, para a comunidade ao redor e para a saúde dos profissionais.

Inserção de técnicas de paisagismo

Além da segurança dentro do canteiro de obras, assim como a necessidade de realizar o controle e a limpeza dentro de um canteiro de obras, também vale a pena destacarmos outros dois elementos que podem realçar ainda mais o um imóvel: a jardinagem e o paisagismo.

Um projeto de paisagismo deve ser desenvolvido por uma empresa de jardinagem e paisagismo, que realiza atividades voltadas para a criação de projetos que contribuam para a valorização residencial, levando em conta a inserção de novos elementos.

Entre os elementos que podem ser utilizados em um projeto de paisagismo, podemos destacar:

  • Jardim;
  • Plantas exóticas;
  • Árvores;
  • Piscina;
  • Deck de madeira;
  • Horta;
  • Mesas e cadeiras;
  • Pergolados.

Com isso, as empresas de paisagismo e jardinagem devem contar com a atuação de arquitetos ou designers de interiores, que são profissionais qualificados e com experiência para realizarem o projeto conforme o gosto do cliente.

O projeto deve ser personalizado para cada necessidade ou tipo de residência, focando na otimização dos espaços e levando em consideração o orçamento disponível.

Portanto, os investimentos realizados em equipamentos de segurança, materiais de qualidade e na contratação de uma equipe especializada são essenciais para garantir o sucesso da obra e o bem-estar dos colaboradores e moradores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *