Ambientes: Montando um quarto elegante e funcional

Ambientes: Montando um quarto elegante e funcional

Decorar, tornar os ambientes mais funcionais e melhorar a ventilação e temperatura dos cômodos é algo que vem crescendo nos últimos tempos, afinal, a instalação de ar condicionado daikin e pisos térmicos vem sendo a escolha para que esses ambientes se tornem mais confortáveis.

Nesse cenário, cabe ressaltar que o foco dessas transformações vem sendo os quartos.

Isso não acontece por acaso, afinal, o quarto é um dos lugares mais íntimos das pessoas, é lá que elas relaxam, sentem-se acolhidos e relaxados e, por isso, torná-lo elegante, confortável e funcional é imprescindível.

É possível fazer esse tipo de transformação com diversos elementos, dos quais podemos destacar:

Por esse motivo, nesse texto falaremos de alguns pontos que permitem que o quarto seja um espaço altamente confortável e bonito.

Elementos principais em um quarto

Há muitos pontos importantes para levar em consideração neste ambiente, como a disposição dos móveis e o tema da decoração.

É imprescindível ter em mente que o ambiente deve ser funcional, por isso opte por ganhar espaço. Para isso, há opções como colocação da TV em um painel fixo, criar prateleiras e nichos, além de investir em um guarda roupa planejado embutido e procurar por móveis com espaços extras, como camas com gavetas, tudo isso para assegurar funcionalidade do local.

Outro ponto bastante comum e que pouca gente se lembra é a paleta de cores. Escolher as cores que irão na parede do seu quarto e em seus móveis define como esse ambiente será.

Por isso, sempre escolha seguir uma sequência de cores, que chamamos de paleta. Se escolheu a cor azul como principal, é importante que os elementos decorativos, os móveis tenham uma cor que destaque no ambiente e harmonizem com a tonalidade.

Em quartos pequenos opte por cores mais claras, pois dão sensação de espaço, já as cores mais fortes e vibrantes são indicadas para quartos mais espaçosos.

Outra observação é que as cores também precisam estar nos tapetes, ou então no carpete em manta. Caso esteja com muitas dúvidas na escolha das cores, é importantes investir em cores claras nas paredes e em objetos com cores fortes.

Para manter o quarto aconchegante, além dos tapetes é possível investir também em piso de madeira, que traz elegância e alta durabilidade, além de oferecer bastante conforto térmico e facilidade de limpeza.

O que colocar no quarto?

Além dos elementos que citamos acima, falaremos de alguns pontos mais importantes, de uma forma mais prática. Um dos pontos é o tapete. Afinal, nada como cair sair da cama e pisar em um chão quente e confortável, permitindo que o dia seja mais agradável.

O uso das almofadas é outro ponto que deixa o quarto confortável. Mas cuidado para não exagerar no número de almofadas e travesseiros. Os decoradores indicam algo entre 2 a 6 almofadas, sempre levando em consideração o tamanho da cama, além da disposição dos travesseiros.

Além do armario de quarto planejado, que aumenta o espaço funcional do ambiente, investir em outros móveis como poltronas, bancos ou cadeiras é bastante recomendado, afinal permite calçar os sapatos, fazer leituras ou checar emails fora da cama, por exemplo.

O quarto deve ser um espaço de relaxamento e no qual as pessoas possam desfrutam do sono. É por isso que quanto menos tecnologia em seu quarto, melhor. Isso porque os equipamentos eletrônicos retiram o seu sono e induzem ao que chamamos de sono agitado. Além disso, com menos equipamentos tecnológicos, surgem mais espaços para outros mobiliários.

Há também o uso de elementos de gosto pessoal, principalmente objetos que lembram da felicidade da sua vida, como lembranças de viagens, fotos de familiares e outros. Isso permite que seja um ambiente muito mais feliz e confortável.

Invista em móveis como mesinhas de cabeceira, elas são importantes móveis de apoio para colocar garrafa de água, livro, luminária e torna-se um elemento de conforto, por isso, abasteça sempre essa mesinha com esses elementos.

Carpete manta, móveis planejados, mesinhas de cabeceiras e paleta de cores são importantíssima para o desenvolvimento de um ambiente confortável e agradável, que possibilite noites de sono tranquilas e momentos de relaxamento depois de um dia cansativo.

Para uma decoração mais sofisticada, é preciso um apoio de um profissional decorador, que consegue te indicar as cores que podem ser mais usadas e melhor harmonizadas com o restante dos móveis, tornando o ambiente confortável e com boas composições.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *