Ar-condicionado: saiba escolher entre os aparelhos
Umas das vantagens que o avanço tecnológico e de aparelhos trouxe para o bem-estar das pessoas é a possibilidade de controlar a temperatura ambiente.
Não é difícil encontrar locais que possuem temperaturas extremamente altas ou baixas, o que gera certo desconforto em algumas pessoas.
No entanto, muitas vezes selecionar o aparelho mais adequado para cada necessidade se torna uma tarefa complicada.
Por esse motivo, separamos abaixo alguns modelos e suas melhores aplicações para que possa escolher com mais assertividade.
Aparelhos voltados a comércios
Para locais amplos e edifícios comerciais de médio e grande porte o ar condicionado VRF é o mais indicado.
Visto que ele se trata de um sistema multi-split muito eficiente, pois possibilita a distribuição de refrigeração para diversas evaporadoras, de maneira homogênea.
Dentre as suas especificações gerais estão:
- Instalação simplificada;
- Não precisa de dutos;
- Não precisa de casa de máquinas;
- Capacidade de refrigeração regulável.
Além disso, esse equipamento possui como diferencial o fluido refrigerante R410A, conhecido por ser ecológico. Ele leva esse rótulo de ecologia por sua baixa contribuição para o aquecimento global.
Utensílios de uso industrial
Quando falamos sobre equipamentos voltados à indústria, o ponto de atenção principal a ser levado em consideração é o conforto térmico.
Ele é que vai garantir a qualidade de um produto final e até mesmo a produtividade dos envolvidos neste ambiente.
Por esse motivo, o ar condicionado industrial é o melhor para áreas que tenham grande fluxo de pessoas, por exemplo, bancos, supermercados, fábricas e cinemas.
Condicionadores para residência
Visando garantir o conforto térmico em ambientes residenciais, é de extrema importância que o equipamento seja escolhido de maneira correta.
Para que isso aconteça, deve-se considerar a capacidade térmica para resfriar ou aquecer o ambiente de modo satisfatório.
Nesse sentido, o ar condicionado residencial precisa de eficiência energética que possibilita uma economia de 70% no gasto de energia.
Isso, se for colocado em comparação com alguns aparelhos convencionais.
Considerações finais
Portanto, na busca de um ambiente com maior liberdade de escolha no clima, torna-se obrigatório o uso de uma ferramenta auxiliar, que no caso são os ares-condicionados.
No entanto, mais importante que isso é saber como fazer tal coisa, para que o investimento possa ser certeiro e bem aproveitado.