As máquinas e os equipamentos da construção civil
A área da construção civil é capaz de gerar empregos (diretos, indiretos e informais), movimentar a economia e aumentar a renda de todo um país.
Por esse motivo, o setor é extremamente importante para toda a sociedade, já que a sua competência de absorver mão de obra é muito alta, o que reduz significativamente as taxas de desemprego, em especial, nos momentos de crise.
A construção civil é responsável pela fabricação de casas, prédios, viadutos, estádios, aeroportos, hospitais, escolas e todos os tipos de estabelecimentos (residenciais ou não) que existem na sociedade.
Além disso, o setor constrói espaços públicos e uma infinidade de obras com interesse de promovem o bem-estar da população e melhorar as condições de vida.
Nesse contexto, um dos segmentos que ganha notoriedade com o desenvolvimento da construção civil é o de locação de maquinas e equipamentos.
Por utilizar inúmeros maquinários e ferramentas, os trabalhos de construção demandam contratos economicamente viáveis, como uma alternativa à aquisição das máquinas, que possuem um preço elevado. Desse modo, é possível reduzir os custos e ampliar as possibilidade de serviços.
As principais vantagens da locação
Fora a vantagem econômica, a locação de máquinas e equipamentos também oferece muitas outras vantagens para o ramo da construção civil.
Por esse motivo, é cada vez mais crescente a opção pelo aluguel, ao invés da compra. Entre os principais pontos positivos da locação, encontram-se:
- Uso dos equipamentos por tempo determinado;
- Despreocupação com o armazenamento das máquinas;
- Assistência técnica especializada pela locadora;
- Substituição da máquina, em casos de necessidade;
- Disponibilidade de diversos modelos do equipamento.
Um dos itens mais procurados para locação é a máquina retroescavadeira. Esse equipamento é similar a um trator, porém, conta com uma caçamba na parte frontal e outra na traseira, tornando a máquina capaz de executar muitas tarefas.
A parte da frente da retroescavadeira é usada para transportar diversos tipos de materiais no canteiro de obras, sendo possível executar o nivelamento de terreno, carregamento e movimentação de objetos, e a retirada de entulhos.
A parte traseira da retroescavadeira tem como principais objetivos realizar a demolição de paredes, além de escavar valas para o assentamento de tubos.
Fora a retroescavadeira, a locação de andaimes também é bem usual na construção civil. O andaime é estrutura normalmente de metal, que tem como função escorar ou oferecer acesso a algum lugar. Dessa maneira, é possível facilitar o acesso de colaboradores na obra, em especial, quando se trata de edificações e obras verticais.
Elementos importantes para a construção civil
Ademais a locação de máquinas e equipamentos, algumas ferramentas e peças são importantes para o desenvolvimento de obras na construção civil. Entre eles, destacam-se a abraçadeira bipartida, que é um componente indispensável para engenheiros que trabalham com mangueiras de ar comprimido ou hidráulica.
A principal função dessa peça é oferecer segurança e, por esse motivo, ela é fabricada em aço, em tamanhos variados de ½ – até 6’. Desse modo, pode escolher a abraçadeira que melhor se encaixa às necessidades de uso, respeitando os diâmetros das mangueiras.
As peças bobcat também são muito usadas e essenciais para alguns tipos de obras. Elas consistem em componentes de mini carregadeiras e mini escavadeiras, incluindo filtros, lâminas, pneus, cerdas de aço e nylon, correntes, motores hidráulicos e engrenagens.
Também estão inclusos nessa lista os bits para fresa de asfalto, escovas, dentes para caçamba, faca valetadeira e vassouras. Ou seja, são inúmeras peças especiais de máquinas de construção.
Essas peças precisam ser periodicamente revisadas, devido ao seu desgaste, o que torna a sua substituição imprescindível para a realização de trabalhos de grande porte. Além disso, a manutenção das bobcats garante a segurança durante os trabalhos nas obras.
Apesar de serem resistentes, é importante seguir todas as recomendações do fabricante das peças de bobcat, para que não haja inconvenientes ou demais problemas.
Também é importante ficar atento aos itens para construções especiais, como é o caso das obras realizadas em container habitável. Por ser bem diferente dos trabalhos convencionais de engenharia, deve-se planejar com responsabilidade e cuidado todos os procedimentos que envolvem a execução da construção em containers.
Assim, o planejamento deve conter a quantidade de material necessária, o tipo de mão de obra e, ainda, quais são os componentes, equipamentos e máquinas indispensáveis para o trabalho.