Como encontrar um arquiteto para sua reforma?

Como encontrar um arquiteto para sua reforma?

Como encontrar um arquiteto para sua reforma? Seria esta uma tarefa realmente muito desafiadora para quem está procurando melhorar a qualidade de onde mora?

Então, estas são perguntas pontuais e importantes. Quem compra um imóvel, ou mesmo está morando em um que precisa de um retoque, com certeza precisa tomar cuidado na hora da contratação.

Alguns chegam até a procurar algum curso de pedreiro para ver se conseguem fazer parte, ou mesmo todo o trabalho por conta própria. Realmente esta é uma opção válida, mas nem sempre viável.

Afinal de contas, é bem provável que suas primeiras tentativas não vão sair tão bem executadas como você iria querer em uma reforma. Acredito que você realmente queira que a casa acabe mais bonita e confortável do que quando a reforma começou, não é?

Além disso, um profissional como um arquiteto tem a habilidade crucial de entender não só de estética, mas de disposição de espaço. Ele conseguirá entregar uma visão de conforto muito maior do que qualquer um experiente na área.

Então hoje estou aqui para te ajudar trazendo algumas dicas para facilitar a escolha de um profissional que seja realmente relevante. Vamos conferir?

Como encontrar um arquiteto para sua reforma?

Antes de mais nada, é importante dizer que esta lista aqui não é uma tentativa de encerrar o assunto. Aqui estão dicas que realmente vão te ajudar a encontrar algo que não seja um problema.

Péssimos profissionais na área da estratégia podem ser até piores do que os responsáveis pela execução. Então todo cuidado é pouco.

1 – Vá com calma!

Escolher um profissional pode ser uma caminhada mais demorada do que a própria obra. Acredite nisso, nós temos uma variedade muito grande de arquitetos no mercado, entretanto isto não significa que todos estão igualmente capacitados.

Infelizmente este tipo de capacidade de esperar e procurar pode ser um desafio para muitos, afinal de contas, nem todos querem aguardar para ter uma casa dos sonhos.

Mas acredite, será quase impossível morar no lugar que você sempre sonhou se simplesmente pular as etapas principais e acabar não correndo atrás do que o mercado pode oferecer de melhor.

Por isso considere a possibilidade de ficar semanas, talvez até mesmo meses, atrás de alguém que seja realmente capaz de atingir seus objetivos.

2 – Utilize a internet

Se você quer achar os profissionais mais qualificados hoje em dia é praticamente impossível ignorar a possibilidade de se utilizar a internet.

Esta é uma das ferramentas de informação que mais transformou nossa sociedade. A possibilidade de se contar com uma estrutura de informação descentralizada é simplesmente algo impressionante.

Por isso mesmo a maioria das pessoas precisa levar em conta que os que evitam este tipo de meio de comunicação provavelmente não são os mais adequados para sua reforma.

Digo isto porque é através da internet que a maioria das novas tecnologias são anunciadas. É por ela que você irá conseguir o que precisa para escolher de maneira adequada o que realmente vai fazer a diferença para seu dia a dia.

Além disso, estamos falando de um meio de se levantar o maior número de perfis de profissionais no menor tempo possível.

Com maiores números para se fazer comparações, maiores serão os resultados.

3 – Peça um portfólio

Grande parte do trabalho de um arquiteto é saber apresentar suas habilidades. Um arquiteto sem portfólio, ou mesmo com uma capacidade reduzida de representação muitas vezes pode ser um problema.

Então para saber como encontrar um arquiteto é importante que você esteja atento à disponibilidade de seu portfólio. Não só procure por modelos 3D de projetos que ele tenha vendido, mas corra atrás também de algum tipo de foto ou representação de algo que tenha sido realmente construído.

Acredite você ou não, porém é bastante comum que muitos dos profissionais acabem com problemas sérios para atestar a eficácia de um profissional na prática. No papel, tudo pode estar muito bonito, só que a execução nem sempre é fácil e sai como o esperado.

Um caso interessante que podemos mencionar foi de um arquiteto nos EUA que criou um prédio convexo de vidros refletores. Tudo era bastante bonito, porém o reflexo feito de maneira focada acabava por simplesmente criar feixes de luz que aumentavam a temperatura da calçada a níveis inflamáveis.

Alguns carros inclusive tiveram seus pneus derretidos e algumas lojas tiveram carpetes queimados.

4 – Verifique a experiência em reforma (como encontrar um arquiteto)

Reformar um apartamento realmente exige uma certa experiência. Se você já se adiantou e fez algum curso de pedreiro ou algo da área, provavelmente notou que é necessário tomar cuidado para não deixar as coisas piores do que estavam.

Sendo assim, veja quantas vezes ele já atuou com este tipo de trabalho. Isto é algo crucial para quem realmente deseja fazer o melhor para se ter resultados.

Não tenha medo de pedir também algumas comprovações de antes de depois de uma reforma. Porém este é um item difícil de se conseguir, já que os donos precisam liberar o uso da imagem de suas casas. 

Seja como for, esteja sempre com um profissional que transmita confiança.

5 – Escolha alguém que te oriente

Temos nossa própria ideia em mente, e apesar de querer tudo do nosso jeito, é importante ouvir alguém que é experiente. 

Um arquiteto que possui um nome a zelar não irá simplesmente escolher qualquer projeto para atuar. Claro, ele irá entregar algo que te satisfaça, mas não sem antes confirmar que é realmente algo positivo.

O equilíbrio disso é essencial, e se necessário, troque o profissional caso veja que há problemas em curso.

Conclusão

Esta não é a tarefa mais fácil do mundo. Realmente você que deseja saber como encontrar um arquiteto para sua reforma precisa ter em mente que existirão desafios por todos os lugares.

Então o melhor a se fazer é ter certeza do que se deseja, ter paciência e procurar por alguém que vá se encaixar ao seu perfil.

Se necessário procure logo uma empresa que seja especializada neste tipo de trabalho, o que muitas vezes é a garantia de que você será bem servido.

Até a próxima!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *