Confira mais sobre os tipos de elevadores e suas funções
Em edifícios antigos, é comum se deparar com um restauramento ou reforma nas cabines de elevadores já existente e que possua algum tipo de característica danificada em sua estrutura.
O trabalho dessa reforma é justamente estudar seu design para aperfeiçoá-lo de maneira mais moderna no funcionamento, ao mesmo tempo que mantém as particularidades principais dos elevadores antigos.
Garantir a segurança das pessoas que circulam em elevadores antigos é a principal função da reforma deste equipamento.
Restaurar as estruturas existentes e ambientes degradados, também aplicar novos acessórios como espelhos e acabamentos a fim de melhorar os elevadores são benefícios que agregam e valorizam o imóvel.
Além de garantir o funcionamento correto de motores, estruturas e fiações elétricas, essa atividade acompanha o trabalho de uma forma funcional e gradual.
O serviço de reforma contratado por uma empresa que já esta no mercado há anos, é fundamental para manter o funcionamento do edifício e, consequentemente, do elevador.
No pacote fechado pode conter também um contrato mensal de limpeza e manutenção das peças, testes de alarmes emergenciais e análise do equipamento completo do elevador. O que garante a segurança e o bom funcionamento do aparelho conforme obrigatório pela lei.
Modernização da cabine
No processo de modernizar e reformar a cabine de um elevador antigo, é possível incrementar alguns acessórios como a troca de piso, pinéis, acrescentar corrimãos, subtetos, portas de emergência e a modificação de materiais.
A substituição de materiais varia de acordo com o estado do prédio e elevador, além de visualizar uma boa estética e harmonização arquitetônica no todo.
O trabalho de reforma também é essencial atualmente pois precisa ser aplicado em elevadores que transportam cadeirante ou qualquer outro tipo de deficientes físicos e visuais. A inclusão destes espaços adaptáveis não é mais uma opção, e sim uma obrigação.
Portanto, essas reformas podem e devem ser aplicadas em elevadores de carga, por exemplo, e também em elevadores de passageiros, elevadores de restaurantes e hotéis, bem como escadas rolantes de espaços públicos e prédios privados.
A responsabilidade de prevenção de acidentes, quedas, escorregões ou qualquer tipo de acidente que infrinja o cumprimento das normas de segurança pode ser levado muito a sério, causando um mal estar para o ambiente em que isso ocorreu.
Procure realizar uma inspeção regular e periódica no edifício que possui elevadores reformados para evitar que eventuais deslizes aconteçam.
Equipamentos de acessibilidade
Saber investir em equipamentos de acessibilidade nos dias atuais é algo essencial. O acesso de portadores de deficiência física ou visual nos espaços mais variados é garantido por lei, e isso deve ser prioridade em qualquer tipo de construção.
Essa acessibilidade se constitui em um processo fundamental de inclusão que estabelecimentos públicos e privados precisam passar.
A legislação garante, de forma geral, que as barreiras sejam eliminadas onde é preciso a circulação de pessoas com deficiência. Quaisquer obstáculos, que impedem a mobilidade dessas pessoas devem ser removidos.
Para isso, devem ser instalados diversas formas que facilitem a vida de pessoas com deficiência, como é o caso da plataforma elevatória.
A plataforma elevatória funciona como uma rampa de acesso, e é uma adaptação que deve ser feita em locais com escadas para permitir a livre circulação de cadeirantes ou pessoas que possuem dificuldades para se locomover, respectivamente.
Em geral, as leis garantem que medidas sejam tomadas sempre visando a permissão do acessos e inclusão à todos, seja em edifícios particulares ou em transportes públicos, eventos, residências e em tantos outros ambientes.
Outro equipamento essencial para se investir afim de atender as necessidades dos portadores de deficiência física é o elevador para cadeirante.
É obrigatório que um local obtenha este item afim de dar aos deficientes condições necessárias para exercerem sua autonomia com segurança.
O elevador é fundamental para garantir esse direito, no entanto, ele deve conter medidas e tamanhos específicos, são eles:
- Porta mínimo 80 cm de largura;
- Permitir saída e entrada de cadeirantes;
- Plataforma de acessibilidade.
Para investir neste equipamento, procure fabricantes de elevadores no brasil e peça um orçamento. Não se esqueça de detalhar o espaço para qual será instalado, as dimensões corretas e proporcionais, bem como o cumprimento correto das leis e o plano completo de acessibilidade. O uso desses equipamentos permite democratizar os espaços, permitindo e incluindo o acesso de todos.