Descobrindo mais sobre o universo hidráulico em condomínios

Descobrindo mais sobre o universo hidráulico em condomínios

Em 2016, a medição individual do consumo de água em condomínios se tornou obrigatória. E para se adequar a essa regra, muitos prédios precisam fazer a instalação dos hidrômetros de cada unidade.

Por essa razão, conhecer planta hídrica da condomínio se tornou essencial para realizar essa separação.

Todas as obras que envolvem o sistema de circulação de água demandam muito planejamento prévio, e muitos prédios aproveitaram a oportunidade para fazer a troca de tubos e peças de conexão.

A individualização da medição de água torna a cobrança mais justa, faz com que o condomínio deixe de arcar com o valor dos moradores inadimplentes e consequentemente, gera economia para todos.

Quer saber mais a respeito? Continue acompanhando o texto e confira.

Medição e individualização

A individualização de agua em condominios antigos deve ser realizada para que cada apartamento tenha seu próprio relógio (hidrômetro), assim é possível cobrar o valor exato do que foi consumido.

Esse processo foi adotado por ser mais justo. Sem a separação, o consumo de água é calculado em um único relógio e o valor da fatura é rateado entre os apartamentos.

Nesse método, o número de moradores em cada unidade não é considerado, o que pode pesar no bolso de quem não consome tanto.

Já com a individualização, a cobrança é feita de acordo com o volume de água que foi usado por unidade durante o mês. Dessa maneira é mais simples fazer o acompanhamento de todas as faturas e também visualizar as alterações no consumo.

Os prédios mais antigos precisam passar por uma reestruturação na parte hídrica que demanda mais tempo e recursos.

Entretanto, o resultado a longo prazo se torna muito vantajoso pois todo o encanamento é refeito e isso evita muitos problemas que posem surgir ao longo dos anos.

Outros benefícios da medição de água individualizada são:

  • Redução de custos;
  • Tubulação renovada;
  • Maior qualidade de serviço;
  • Serviço mais fácil e funcional.

A tubulação foi citada pois, por conta dessa individualização, é necessário mudar diversas peças do sistema de circulação de água. Em razão disso, todos os materiais ligados ao sistema hídricos são alterados para atender a nova demanda.

E isso acaba aumentando o tempo de vida e maior qualidade da água para os condôminos.

Vale ressaltar que a individualização pode ser feita a pedido dos moradores, seja o condomínio antigo ou novo.

Apenas deve-se considerar que quanto mais tempo a tubulação tiver, maior serão os cuidados necessários já que muitas unidades podem sofrer com a ação do tempo.

Ma caso esteja em busca de uma opção mais acessível, pode realizar o retrofit hidráulico. Esse é um método de reconstrução e restauração dos tubos e afins sem que seja preciso substituí-los completamente. Esse método é eficiente, econômico e rápido.

Tubos e conexões

Você pode estar se perguntando quais serão os primeiros passos dessa reforma. Primeiramente, parte da estrutura com tubos e conexões será reconstruída.

Para isso, é necessário trabalhar com tubos e conexões em PPR, que são feitos de polipropileno copolímero random.

Esses materiais são unidos por termofusão a 260°C, o que faz com que eles sejam resistentes o bastante para não haver riscos de vazamentos e outros problemas relacionados a parte hídrica.

Além disso, o tubo galvanizado possuí isolamento térmico, ou seja, aguentam diversas variações de temperaturas sem nenhum problema em toda a sua estrutura.

Durante a fabricação, essas peças passam por processos como o zincamento. Esse banho extra de zinco, o que faz com que se tornem resistentes a muitos agentes do tempo e outros problemas.

Também são submetidos, quando necessário, a um equipamento chamado dobradeira de tubo, que proporciona a entorse e também a curvatura do mesmo. Além disso, pode modelar de diferentes maneiras de acordo com a necessidade.

Ou seja, assim como a individualização deve ser feita com cuidado, os materiais que serão utilizados também precisam de atenção redobrada,

E ao fazer a instalação dos hidrômetros e troca do encanamento simultaneamente, a possibilidade de ter que realizar algum tipo de reforma ou manutenção a longo prazo fica muito menor.

Com isso, a segurança de que passará a pagar o justo sobre o volume de água que usa e também que não terá problema com encanamento é certa por muito e muitos anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *