Dicas para otimizar o uso de energia elétrica

Dicas para otimizar o uso de energia elétrica

Desde a descoberta da energia elétrica, o ser humano passou por uma evolução tecnológica, ao passo de que, atualmente, praticamente todas as atividades que a sociedade realiza demanda o uso da energia elétrica.

O uso desta energia ocorre em casa também, seja para cozinhar, tomar banho com chuveiro aquecido, assistir televisão, deixar a geladeira ligada (para conservação dos alimentos) ou colocar as roupas na máquina de lavar. Com isso, a eletricidade torna-se indispensável.

Atualmente, a energia elétrica que chega na maioria das casas vem das usinas hidrelétricas que utilizam a força da água para girar as turbinas.

Esta usina envia a energia para o centro de captação da sua cidade, que irá transmitir a energia até sua casa. Assim, todo mês você paga uma conta de luz, muitas vezes bem alta.

Mas, existe uma forma de ter energia elétrica em casa, custando muito menos. Ficou interessado em saber? Confira mais informações no artigo a seguir.

Energia solar residencial: Sustentável e econômica

A energia solar, como o próprio nome já diz, vem do sol, que é uma fonte natural e renovável ( ao contrário da água).

O sol é o astro que ilumina a terra e é uma fonte de calor, sendo uma ótima alternativa energética.

Quando você opta pela energia solar, além de preservar ao meio ambiente ( já que esta fonte é renovável e limpa), você economiza em sua conta de energia.

Para que a energia chegue em sua casa, técnicos especializados instalam painéis fotovoltaicos que, ao serem aquecidos pelo sol, irão transformar esta energia em elétrica.

O painel solar é composto por várias células fotovoltaicas que gerarão energia por meio do calor do sol. Os benefícios de instalar um painel fotovoltaico são muitos e se destacam características como:

  • Ótimo custo-beneficio;
  • Ajuda a conservar o meio ambiente;
  • Economia nos gastos com energia;
  • O imóvel fica mais valorizado para o mercado;
  • É considerado mais viável;
  • Baixo custo com instalação e manutenção.

O mais legal é que você consegue ter energia solar por 24 horas em sua casa, mesmo a noite. Isso porque a energia gerada também fica armazenada, podendo ser utilizada nos períodos noturnos.

Como faço para instalar um painel solar em casa?

Quando a família decide instalar a energia solar, é importante ressaltar que isso deve ser feito por uma equipe técnica e especializada. Existem lojas especializadas neste tipo de serviço.

Vale ressaltar também que você não deve tentar instalar sozinho, pois existe regulamentação para ter este serviço.

Atualmente, somente engenheiros e técnicos podem solicitar a distribuidora de energia da sua cidade e a instalação de um painel fotovoltaico.

O primeiro passo ao contatar uma empresa é que ela irá até sua casa para verificar o telhado e realizar o orçamento da instalação e mão de obra. Lá, os profissionais irão verificar o melhor local para a placa ser instalada assim como adiantar a parte mais burocrática de liberação e homologação.

Após a liberação e análise do local, as placas são instaladas em sua residência. Geralmente, os equipamentos utilizados neste processo de Instalação de energia solar residencial são:

  • A placa solar;
  • A estrutura de fixação da placa;
  • Um inversor solar;
  • Alguns cabos e conectores;
  • Disjuntores;
  • Materiais elétricos.

Vale destacar neste ponto que o inversor altera a energia elétrica gerada para uma corrente continua ou alternada (a depender da necessidade do local).

Após a instalação é só usufruir dos benefícios com o chuveiro quentinho, por meio do aquecimento solar água, ou ainda otimizando seus recursos financeiros, contribuindo ainda para redução da poluição.

De modo geral, este é considerado um processo muito eficiente, mas que precisa ser mais conhecido pelas pessoas.

O Brasil é um grande potencial de energia solar, quando comparado a outros países europeus e é muito interessante que se crie a cultura de utilizar novas fontes de energia, mais sustentáveis.

Manutenção

Como falamos acima, a manutenção com o painel solar é pouca, mas é necessária. Os técnicos, ao instalarem, oferecem garantia pelo serviço e periodicamente podem vir a realizar visitas técnicas para verificar se o funcionamento do aparelho está dentro da conformidade.

A parte elétrica da casa também pode ser verificada, como o Conserto de ar condicionado portátil ou de um chuveiro. É possível verificar se a corrente elétrica que está chegando está sendo suficiente para casa ou se é necessário aumentar a corrente, ou de repente, instalar um outro painel.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *