Dicas para deixar seu apartamento pequeno incrível
Se antigamente a vida em apartamentos era mais popular entre os solteiros, isto atualmente não é mais verdade.
Por questões de segurança, comodidade e privacidade, cada vez mais famílias optam por este tipo de moradia.
Pensando neste público, os empreendimentos imobiliários têm investido cada vez mais em áreas de lazer completas, como quadras poliesportivas, piscinas e playgrounds.
Em compensação, as metragens das unidades estão cada vez menores.
Por conta disso, é cada vez mais importante contratar serviços de arquitetura de ambientes pequenos, com o objetivo de valorizar as suas características.
Todavia, se isso não for possível, ainda pode-se conquistar bons resultados. Confira algumas dicas para melhorar seu apartamento pequeno.
Busque dicas profissionais
Normalmente, quando se contrata um arquiteto ou designer de interiores, ele faz o acompanhamento do projeto do início ao fim.
A desvantagem é que o investimento para tal pode ser alto, dependendo do renome do profissional.
Caso o orçamento seja baixo, mas o proprietário não abra mão de um apartamento em Balneário Camboriú decorado com primazia, é possível procurar um designer que preste serviços pontuais.
Isto é, pagá-lo apenas para que visite o local e dê sugestões para aproveitar melhor o espaço, sem acompanhar todo o processo de decoração.
Considere a automação residencial
Há quem pense que apartamentos pequenos e ambientes interessantes são totalmente opostos.
Entretanto, não é bem assim: além de uma decoração bem planejada, é possível investir em outros recursos que o diferenciem.
Uma excelente opção é a automação residencial som ambiente.
Com esta tecnologia, é possível controlar o som por meio de aparelhos como smartphones e smartwatches.
Do mesmo modo, há softwares que possibilitam o controle de outros fatores, tais como:
- A intensidade das luzes;
- A temperatura do interior do ambiente;
- O funcionamento de eletrônicos;
- O trancamento e a abertura de portas e janelas.
Esta é uma boa opção, porque, além de tornar o imóvel mais interessante, não consome espaço.
Prefira cores claras
Os profissionais de arquitetura e design de interiores usam algumas técnicas para fazer com que espaços pequenos pareçam mais amplos do que realmente são.
Uma delas é preferir o uso de cores claras, como os tons pastéis, às escuras, já que estas últimas podem fazer com que um cômodo pareça menor.
Contudo, isso não significa que ele tenha que ser totalmente sem graça.
Na verdade, o mais indicado é contar com alguns itens coloridos ou escuros, de modo a quebrar o monocromatismo.
É a chamada regra 80/20 da decoração, que prega que todos os ambientes devem contar com 80% de elementos em tons claros, e os 20% restantes devem ser em cores vivas.
É possível cumprir este princípio em elementos pequenos, como o aparelho de som, uma mesa de canto ou poltrona.
Invista em um bom projeto de iluminação
Outro fator que tem muito poder para deixar um apartamento pequeno com uma aparência mais ampla é contar com um projeto de iluminação profissional.
No entanto, isso não significa abrir mão da luz natural: ela também deve ser aproveitada ao máximo em todos os cômodos. Além de mais conforto ambiental, isso proporciona mais economia na conta de luz.
Pense no conforto acústico
Em edifícios residenciais, o barulho é um dos principais motivos para atritos entre vizinhos. Por mais cuidadosos que todos sejam, é difícil não fazer nenhum ruído quando as unidades são muito próximas.
Por conta disso, também é interessante investir em um bom projeto de som ambiente, que melhore o conforto ambiental.
Com caixas de som posicionadas em locais estratégicos, é possível anular os ruídos vindos de fora, e sem incomodar os moradores de apartamentos próximos. É uma excelente opção para relaxar ou receber bem os visitantes.
Do mesmo modo, estes itens podem ser muito úteis para o entretenimento. Se integrados a um sistema de home theater, eles tornam a experiência de assistir a um filme muito mais intensa e melhor.
Vale ressaltar que esta solução também consome pouquíssimo espaço: as caixas de som são de pequeno porte – especialmente em espaços de metragem reduzida – e fixas nas paredes. Deste modo, não há o comprometimento do bom uso do ambiente.
Use espelhos decorativos
Normalmente, espelhos são vistos como objetos meramente funcionais. Por conta disso, só são instalados em locais como quartos e banheiros.
Todavia, em apartamentos de pequena metragem, eles podem ser um aliado para deixá-lo com aparência de mais amplo. Para tal, eles devem ser posicionados de maneira estratégica, em grandes porções das paredes.