Elementos presentes na construção e reforma

Elementos presentes na construção e reforma

Um prédio ou uma casa, seja tanto residencial como para fins comerciais tem o intuito de abrigar alguma função e por conta do uso constante é necessário que muitas vezes essas edificações passam pelo que chamamos de reforma e em outras vezes, é preciso levantar do 0 uma obra.

As reformas permitem a instalação de sistemas de energia solar para geladeira e chuveiro, sistemas novos de encanamento para evitar infiltrações e até mesmo a restauração de fachadas.

No entanto, para que tudo isso saia de forma adequada e segura é preciso investir em planejamento e na composição do canteiro de obras.

Neste artigo falaremos sobre algumas dicas para organizar uma reforma e a importância da estruturação de um canteiro de obras mais eficaz e muito mais seguro, que garante que o sistema de irrigação por gotejamento automatizado seja instalado e que todo o projeto seja executado de forma adequada e correta.

Entendendo o canteiro de obras

O canteiro de obras é um ambiente muito importante para as construções ou para as reformas, principalmente, porque é onde todo o projeto de construção acontece, ou seja, é onde os materiais são armazenados, os serviços básicos ocorram, o fracionamento dos materiais aconteçam, entre muitos outros.

No entanto, cada tipo de obra possui um canteiro diferente, afinal, alguns aspectos precisam ser organizados para que o caminhao de concreto preço possa descarregar, entre muitos outros componentes.

O primeiro ponto do canteiro é saber que ele pode ser dividido em dois tipos de áreas, uma conhecida como operacional e outro conhecido como vivência. A partir do momento em que a obra avança, esses aspectos se modificam.

Geralmente, canteiros com área de vivência são para obras maiores e com um tempo mais prolongado, já que nestes espaços você pode encontrar:

  • Alojamentos;
  • Refeitórios;
  • Banheiros;
  • Chuveiros.

Além de também ser encontrado o escritório do engenheiro. Já o operacional é onde ficam os materiais e onde se organiza muitos produtos, seja para a instalação da irrigação gramado residencial, preparação de concreto, entre muitos outros.

Dicas para organizar uma reforma

A reforma precisa ser bem organizada e bem definida afinal os reparos acontecerão dentro de uma estrutura que já está feito.

Neste sentido, antes de qualquer alteração é de fundamental importância da análise da estrutura, para que problemas sejam encontrados e solucionados.

Dito isto, antes de qualquer parte da obra ser executada seja a instalação de ar condicionado com placa solar ou alteração de um cômodo, é preciso prestar atenção em alguns aspectos e é o que trataremos no tópico abaixo.

1. Faça um bom planejamento

Para que qualquer projeto de construção ou reforma dê certo é necessário o planejamento, principalmente, porque essa ferramenta permite que o dinheiro e o tempo sejam economizados, além do cuidado mais correto com os imprevistos.

Primeiro passo é entender o objetivo da reforma e o segundo passo é colocar isto em uma planilha, e esta será o seu controle. Esta planilha também terá colocado os materiais necessários levando em consideração o orçamento.

Depois, as cotações são feitas em fábrica de concreto usinado, lojas de materiais de construção, entre muitos fornecedores, para que o melhor preço seja garantido.

Além do mais, também são procurados profissionais para cada etapa como eletricistas, pedreiros, mestre de obras, entre muitos outros.

2. Cronograma de obra

Feito a cotação e contratado a equipe é hora de compartimentalizar a obra e definir quanto tempo levará cada etapa. Isto é fundamental para que o cronograma seja seguido de forma geral e que os atrasos sejam mitigados.

Todas as datas levará em consideração os possíveis imprevistos, como danos que estavam escondidos e que podem levar mais dias para ser consertado.

As etapas também precisam ser sequenciadas também, para que uma etapa não interfira na outra, então começa pelos reparos estruturais, troca de fiação ou encanamento, demolição ou construção de paredes, e colocação de gesso, depois passa para a etapa de acabamentos, disposição dos móveis, pintura entre muitos outros.

Isso garante que o cronograma da obra seja seguido e as etapas sejam feitos com muito mais qualidade e segurança.

Neste artigo entendemos que as construções possuem muitos elementos e que todos são fundamentais para que os projetos sejam bem executados e que, principalmente, tragam segurança, qualidade e claro confiabilidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *