Entenda os processos da construção civil

Entenda os processos da construção civil

Construir ou reformar demandam diversos tipos de habilidades, a primeira delas é a de encontrar uma empresa que venha garantir que todos os processos sejam feitos de forma adequada e de acordo com as leis.

A segunda preocupação é o orçamento, que deve ser levantado de acordo com as informações e hipóteses do que vai ocorrer e do que pode ocorrer, de modo a assegurar a execução da obra.

Para que todas as etapas sejam garantidas, é necessário encontrar um escritório de engenharia civil ou de arquitetura.

Esses profissionais são capacitados para indicar o melhor caminho para o seu projeto. Além disso, eles não apenas te ajudarão na parte estrutural, mas também no quesito de acabamento, indicando o melhor material para o revestimento decorativo e assim por diante.

Construa sem preocupações: Passos da construção civil

Para que entendamos de forma mais apurada a construção civil, há alguns passos que são necessários para a sua realização, como:

  • Pré-construção;
  • Infraestrutura;
  • Supra estrutura;
  • Coberturas;
  • Esquadrias;
  • Revestimentos;
  • Instalações hidrossanitárias;
  • Instalações elétricas;
  • Pintura externa e interna;
  • Instalação de Cerâmicas ou revestimentos.

Esses são passos principais da construção civil, isso depois de elaborado o projeto em um escritório de arquitetura. Vamos discorrer sobre cada um dos passos, para termos uma visão mais ampla de uma obra.

A primeira etapa é uma das mais importantes, pois é nessa etapa que vai ser feita uma sondagem do terreno e dar os últimos detalhes do projeto.

Caso seja uma obra grande, vai ser necessário a construção de um depósito para os materiais (canteiro) e também de tapumes ao redor do terreno.

Depois disso é necessário ter uma fonte de água e energia, ou seja, a instalação de lâmpada e banheiro no canteiro para os trabalhadores.

Após essa primeira etapa, é a vez da construção da infraestrutura. Nessa etapa vão ser construídas as fundações da laje que, por meio da tecnologia, pode ser a laje pré moldada, aumentado a eficiência da construção. Também se constroem nessa etapa (dependendo do projeto) as colunas, a viga baldrame e a escada.

A parte dois das estruturas se refere a supra estrutura. Tal super estrutura diz acerca dos pilares, da formação da torre caixa d’água, as verga e as contra verga, além do levantamentos das paredes.

De modo geral, esse ultimo pode ser formadas por tijolos, por blocos feitos e maquina de bloco, que é muito mais eficiente e rápido. É aqui que a casa ou prédio começam a tomar forma.

Ao levantar as paredes, temos o tipo de cobertura a ser escolhido, que pode ser forro (de diferentes tipos, como madeira, pré-moldado, gesso ou PVC) e de telhas (cerâmica, concreto, PVC e etc). Depois disso escolhe-se o tipo de esquadrias que vão ser utilizadas, ou seja, as janelas e as portas, que podem ser de diferentes tipos, desde madeira até o vidro.

Além disso, tem dois tipos de instalações muito importantes: as hidrossanitárias e as elétricas. Neste ponto se constroem os canos de passagem de água, a instalação de caixa d’água e também as fiações elétricas, o lugar dos disjuntores e assim por diante.

Por fim, existe o acabamento, como as pinturas externas e internas, a colocação de calçada – que pode ter diversos tipos. Isso porque há mais de uma forma para meio fio.

Licenciamentos e laudos para uma construção adequada

Além desses passos “práticos” de uma construção, é necessário atentar-se ao fato de que há um processo burocrático por trás de cada obra.

Isso ocorre devido ao fato de que cada obra terá alguns documentos específicos, mas toda construção tem alguns tipos de licenciamentos comuns como: alvará de construção, certidão do habite-se, licença de instalação de energia e água, licença de habitação e laudo de vistoria cautelar.

O alvará de construção, a certidão do habite-se, licença de instalação de energia e água e a licença de habitação são processos que ocorrem junto a prefeitura da cidade. Isso porque a construção de um prédio ou uma casa devem obedecer às regras de povoamento dos municípios.

Já o laudo de vistoria cautelar é solicitado por um juiz ou feito pela empresa responsável da obra.

Esse laudo garante uma vistoria das casas ao redor da obra de modo a documentar como essas residências estavam. Caso ocorra algum prejuízo às casas ao redor da construção durante a obra, e se abra um processo contra a empresa, esta tem um laudo que pode provar se o prejuízo foi o não em decorrência da nova construção.

Todos esses licenciamentos são importantes para que a construção siga seus passos de maneira rápida, eficiente, de modo a atender com plenitude tudo o que o cliente sonhou em seu projeto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *