Espaço comercial precisa atender expectativas de consumidores

Espaço comercial precisa atender expectativas de consumidores

Os empreendedores devem se colocar no lugar do cliente quando visualizam o próprio empreendimento. Desde a fachada de uma loja, a porta de entrada, o atendimento dos funcionários e a disposição dos produtos, de acordo com a proposta comercial.

Dessa forma, é imprescindível ter um ambiente apropriado, com áreas distintas para o atendimento pessoal entre balconista e consumidor, caixa para recebimento de pagamento e um espaço para a entrega dos produtos.

Essas regras são adaptáveis, conforme o planejamento estrutural do estabelecimento comercial. Com a implementação da tecnologia, há outras formas de atendimento, em que o próprio cliente se ocupa das compras, e faz o pagamento e retirada dos produtos em um único local.

Por isso, é preciso que o empreendedor tenha um alinhamento com as propostas sugeridas, visualizando de forma abrangente como quer oferecer seus serviços para o público-alvo.

Ampliação garante conforto para clientes

O mercado da construção civil oferece diversas empresas especializadas que ajudam em todos os aspectos, desde o preparo do espaço para a recepção de fornecedores, colaboradores e consumidores até os ajustes finais para a abertura e pleno funcionamento.

As parcerias empresariais também fazem parte de uma estrutura comercial, com estabelecimentos adjacentes que podem fortalecer a presença de diferentes públicos.

Um projeto de loja de roupa para a família e produtos de uso diário de uma residência pode se estender em ganhos com a presença de lanchonetes ou lotéricas em um mesmo complexo comercial.

Dessa forma, o público se amplia naturalmente, fortalecendo a proposta em oferecer diferentes produtos para se consumir em um mesmo local. A formalização de uma estrutura encorpada se destaca entre os consumidores e se destaca diante da concorrência.

Por isso, desde o início do planejamento de negócios, é preciso verificar alguns pontos que podem servir como vantagem:

  • Fácil localização;
  • Produtos variados;
  • Serviços anexos;
  • Treinamento de funcionários.

As facilidades de acesso, seja por meio de transporte público ou veículo particular, ajudam na hora da escolha final do consumidor no momento da compra.

Aliás, é preciso implementar um limitador de estacionamento, para que os espaços sejam apropriados para garantir a segurança de pedestres e demais públicos.

Esse elemento pode ser instalado nas vagas destinadas aos veículos, delimitando um espaço apropriados para que os veículos possam estacionar sem invadir o espaço em frente ou nas laterais.

Para estacionamentos com limitação de parede, serve como um artifício empregado pela comunicação visual, identificando o espaço disponível de uma vaga de estacionamento.

As cores sempre são chamativas, tendendo para o amarelo na maioria das vezes, como forma de garantir a visualização em diferentes situações.

Visibilidade de produtos e acesso a funcionários

A fachada de um estabelecimento comercial deve chamar a atenção de maneira positiva, seja por meio de um nome de uma rede nacionalmente reconhecida, ou mesmo que de forma regionalizada, mas que inspire confiança e comprovação de qualidade.

Por isso, após a construção, pode chegar o momento de fazer em uma loja reforma estrutural para recepção de produtos, adaptação de equipamentos de climatização ou mesmo ampliação de espaço para que os clientes se sintam confortáveis e se sintam bem recepcionados.

A implementação de novas tecnologias também servem como justificativa para algumas alterações estruturais, reforçando as entradas e saídas com equipamentos modernos de detecção de produtos que não foram pagos no caixa.

A reforma loja de departamento, com diversos produtos como roupas de cama, mesa e banho, setores divididos por áreas específicas para adultos e crianças, podem ser melhorados para exposição e disponibilidade de funcionários para o pronto atendimento.

Depósito para estoque amplo e arejado

As prateleiras e gôndolas dos estabelecimentos comerciais podem ser apenas uma ferramenta de exposição, enquanto os produtos para reposição e entrega final para o cliente fique guardado dentro de um barracão pré moldado em área anexa à loja.

Esse espaço deve ser amplo, para que caibam todos os produtos divididos por setores específicos, como masculino, feminino, infantil, adolescente, tecnologia, cama, mesa, banho, entre outros bens de consumo.

Uma área arejada e com iluminação eficiente também são necessárias, assim como uma dedetização para evitar pragas, como ratos e baratas.

A estrutura galpão pode seguir as normas de segurança quanto ao combate em incêndio, com elementos como mangueiras, hidrantes e extintores devidamente posicionados.

Um estabelecimento comercial reúne as mais variadas pessoas, entre funcionários, colaboradores e clientes. A dimensão espacial deve ser pensada para que todos tenham conforto e segurança durante todo o momento em que estão trabalhando ou fazendo compras.

A manutenção dos elementos visuais e de toda a estrutura, de forma geral, devem ser realizadas periodicamente, inclusive para estar dentro das normas regulamentadoras adotadas por entidades de classe e órgãos fiscalizadores.

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