A importância da manutenção em fogões e equipamentos elétricos

A importância da manutenção em fogões e equipamentos elétricos

Os equipamentos elétricos e eletrônicos de uma residência são de suma importância para as rotinas domésticas.

Eles vão desde fogões e geladeiras, itens essenciais para a cozinha, até equipamentos de segurança, como câmeras instaladas na propriedade.

Nesse sentido, a manutenção desses equipamentos é primordial para garantir seu funcionamento adequado. Conheça alguns procedimentos de manutenção e conserto de aparelhos domésticos:

Manutenção

O fogão é considerado um bem durável, pois se bem cuidado e utilizado de maneira correta, a tendência é que ele dure anos.

Manutenção de fogão deve ser feita de forma frequente por meio de consultas com técnicos especializados para verificar possíveis vazamentos de gás e desentupimentos, se forem necessários.

A recomendação é que uma avaliação profissional seja feita de seis em seis meses.

Outros cuidados podem ser tomados pelos próprios usuários do equipamento. Coisas simples como fechar sempre a válvula do gás após a utilização, não colocar objetos sobre a tampa devido ao risco de quebra.

O fechamento da tampa sobre os queimadores quentes também deve ser evitado a fim de evitar a necessidade de Conserto de fogão.

A forma como a limpeza do aparelho é feita também é algo que pode ajudar a aumentar a durabilidade do produto.

O ideal é limpar com produtos suaves e dispensar o uso de esponjas de aço, que são muito abrasivas e podem danificar o material.

Sabão e detergentes neutros são os produtos mais recomendados para fazer a higienização. O ideal é que logo após a lavagem, as peças sejam secas para evitar manchas.

Ainda nos cuidados com os aparatos do fogão, a mangueira do gás é outro ponto de atenção.

Geralmente, elas têm validade de cinco anos. Após esse período, o ideal é fazer a troca rapidamente a fim de evitar vazamentos de gás, que podem ser muito perigosos.

As dicas de limpeza para o fogão podem ser adotadas em vários tipos de Equipamentos elétricos, como geladeiras e fornos micro-ondas, que requerem os mesmos cuidados.

Tipos de fogão

Quanto ao tipo de fogão, ele pode ser de diversos tipos. A escolha dependerá das necessidades de cada família. Os modelos disponíveis no mercado são:

  • Fogão de piso;

  • Fogão de embutir;

  • Fogão de mesa;

  • Cooktop;

  • Fogão industrial;

  • Fogão à lenha.

O fogão de piso funciona com uso de gás e tem forno embutido. Ele é o modelo mais comum para uso doméstico. Uma de suas vantagens é a sua mobilidade.

Como não necessita de nenhum tipo de instalação, ele pode ser movido pela cozinha com facilidade. Está disponível em versões que vão de quatro a seis bocas.

O fogão de embutir precisa ser acoplado à alguma superfície.

Ele é muito utilizado em cozinhas planejadas, pois o projeto prevê um móvel ou bancada para recebê-lo.

Nesse caso, a ventilação deve ser pensada no projeto, para evitar risco de superaquecimento.

É uma boa opção para imóveis pequenos, cujo espaço da cozinha é reduzido.

Como ele é parte de um projeto, sua remoção e troca se torna um pouco mais complicada, sendo necessário buscar modelos que se adequem ao projeto original.

O fogão de mesa, chamado de dominó, nas versões de duas bocas, e cooktop na versão de uma a cinco bocas, é excelente para espaços compactos.

Ele apresenta apenas uma desvantagem: não possui forno

Esse tipo de fogão possui aquecimento rápido das bocas, o que agiliza os processos.

Esse tipo de fogão, às vezes pode apresentar problemas no aquecimento das bocas, mas existem assistências técnicas aptas a fazerem o conserto de fogao cooktop.

O fogão industrial pode ser encontrado em versões de quatro a oito bocas. Ele é um equipamento de estrutura mais robusta, que permite o funcionamento por longos períodos.

Ele é comumente encontrado em escolas, hospitais e restaurantes, mas para quem tem um espaço maior em casa e deseja iniciar um negócio pequeno no ramo de alimentação, pode ser uma opção interessante de aquisição.

O fogão a lenha é para os saudosistas.

Esse modelo proporciona um cozimento mais lento e homogêneo dos alimentos.

Locais frios como as regiões do Sul do país são excelentes para seu uso, pois eles aquecem todo o ambiente, trazendo conforto a esse cômodo da casa.

Eles são espaçosos e requerem o armazenamento da lenha. O aquecimento é bastante lento, o que requer planejamento das refeições.

Após a escolha do fogão, é importante ter sempre contato de assistências técnicas para manutenção e conserto de fogão em santo amaro, garantindo que o produto possa ser recuperado em casos de defeitos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *