Meio Ambiente: cuidados importantes que você pode não conhecer

Meio Ambiente: cuidados importantes que você pode não conhecer

A conscientização a respeito da preservação do meio ambiente está crescendo cada vez mais. Em decorrência disso, as pessoas estão buscando alternativas que sejam menos poluentes para a natureza. O aquecedor de água e de gás pode ser uma dessas opções.

O equipamento funciona com gás natural ou gás liquefeito de petróleo, mais conhecidos como gás de rua e gás de botijão respectivamente.

Os aquecedores podem ser encontrados em dois modelos, sendo primeiro o aquecedor de passagem e o segundo um aquecedor a gás por acumulação.

No aquecedor de passagem, quando a água passa por ele ela é aquecida. Normalmente, ele é instalado na área de serviço.

Já o no aquecedor a gás por acumulação, a água se acumula em um reservatório, conhecido como boiler, onde também são encontradas as resistências que aquecem a água.

Antes de escolher qual é o equipamento mais indicado para as suas necessidades, é recomendado verificar quantos pontos e onde você pretende ter água aquecida para conseguir comprar o modelo mais indicado para você. As empresas fabricantes desses aparelhos também fazem a manutenção de aquecedor a gás.

Existem diversos modelos de aquecedores de água, sendo os mais comuns:

  • Aquecedor de água e gás;
  • Pressurizador para aquecedor a gás;
  • Aquecedor de água elétrico;
  • Aquecedor de água solar.

As características do aquecedor de água e gás já foram citadas acima. Quanto ao pressurizador para aquecedor a gás, ele é necessário quando a distância entre a caixa d’água e o ponto de uso é inferior a cinco metros. Dessa forma, ele serve para aumentar a pressão da água e melhorar o desempenho do aquecedor

Os aquecedores de água elétrico são instalados diretamente no ponto de uso, ou seja, torneiras ou banheiras, tendo como principal benefício o fato de que não são necessárias reformas para fazer a sua instalação.

Além da versão individual, também há os modelos centrais, que são recomendados para disponibilizar água quente para até quatro pontos de uso. Entretanto, o uso dos quatro pontos não pode ser simultâneo, porque existe a divisão de potência do aparelho.

Os aquecedores de água solar são sustentáveis. Eles fazem o uso de energia renovável para aquecer a água. A placa coletora do aparelho, instalada no telhado, retém o calor do sol.

O boiler solar é um reservatório cilíndrico que faz o armazenamento e manutenção da água quente e sua instalação acontece, na maioria das vezes, abaixo do telhado.

Meio ambiente: processos de tratamento de água e esgoto

O tratamento de agua é de suma importância em toda e qualquer localidade, porque a água só se torna apta para consumo depois de tratada.

O processo de tratamento da água inicia com a pré cloração, etapa em que há a adição de cloro na água ao chegar à estação visando retirar matéria orgânica e metais.

A pré-alcalinização envolve a adição de cal ou soda à água para ajustar o pH. Já na coagulação, é adicionado sulfato de alumínio, cloreto férrico ou outro coagulante, e depois a água é agitada. Na floculação, a água é misturada lentamente, visando a formação de flocos com as partículas.

Apesar de ser um direito de todos, o saneamento ainda não possui acesso de toda a população. Durante a decantação, a água passa por tanques para decantar a sujeita, e na filtração, ela passa por tanques que possuem leito de pedras, areia e carvão antracito que retém a sujeira que ainda restou.

Depois disso, vem a pós-alcalinização, que é a etapa em que é feita a correção do pH da água para evitar problemas de corrosão ou incrustação das tubulações.

A desinfecção é o processo de adicionar cloro à água antes que ela saia da ete compacta. Por fim, na etapa de fluoretação, é a que ocorre adição de flúor à água para prevenir cáries.

Meio ambiente: renovação auto de vistoria do corpo de bombeiros

Todos os tipos de edificações devem ter, por obrigação, o AVCB , que é o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros. Porém, esse certificado tem um período de duração que pode variar de um até cinco anos, sendo necessário fazer a renovação avcb para se manter legalizado.

O documento tem como principal função garantir que a edificação seja segura e esteja preparada para oferecer maior proteção contra incêndios a todos as pessoas que vivem, utilizam ou trabalham no estabelecimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *