O papel das obras de revitalização e criação de espaços
As obras e construções de pequeno, médio e grande porte são de certa relevância para o desenvolvimento das cidades. As construtoras e empresas de arquitetura são essenciais para o processo de elaboração de imóveis, pois com os seus profissionais podem desempenhar um excelente trabalho.
Um processo de revitalização de espaços urbanos, pode ter um projeto e execução feita pelas empresas de obras civis. Este trabalho de revitalizar consiste em procedimentos de reconversão de espaços que são abandonados, degradados ou subutilizados.
O processo pode ser feito mediante a recuperação de atributos ou o desenvolvimento de novos atributos naturais e urbanísticos.
Os benefícios em investir na revitalização estão relacionados a melhoria nas cidades, transformação, possibilidade de criar imóveis para diversas finalidades.
A importância de projetos para o urbanismo nas cidades
Uma construção muito interessante e que promove valorização é o bairro planejado, um tipo de infraestrutura que se destaca por atender ao perfil de um comprador específico, com áreas de lazer, segurança e convivência.
Distribuição de espaço correto para que todas as pessoas tenham conforto em seu imóvel, a instalação de água e energia elétrica de qualidade são outros pontos interessantes dos bairros planejados.
As vantagens em viver em um lugar como este são a mobilidade facilitada, o empreendimento moderno, a opção de lazer e entretenimento, o uso misto do espaço urbano, entre outros.
A criação destes bairros, tem relação com processos de reabilitação urbana com foco em áreas centrais, que consiste em melhorar o ambiente urbano.
O trabalho é executado por meio de recursos públicos com o objetivo de atrair novos moradores e usuários de renda alta para morar em imóveis localizados nas áreas centrais.
As famílias vivendo neste bairros centrais geram gastos nos comércios próximo, fator que contribui para a geração de lucros para os empreendimentos e consequentemente ajudando na economia.
Para criar as edificações, as empresas de construção precisam ter acesso ao plano diretor municipal, documento elaborado pela prefeitura das cidades.
A criação permite estruturar o crescimento e desenvolvimento da cidade de modo organizado e eficiente ao longo do tempo.
O plano é um instrumento básico da política de desenvolvimento que tem a finalidade de orientar a atuação da iniciativa privada e poder público na construção de espaços rurais e urbanos, visando melhorar as condições de vida para a população brasileira.
As etapas para a elaboração deste documento são:
- Estudos preliminares;
- Diagnóstico;
- Plano de diretrizes;
- Instrumentação do plano.
O papel da acessibilidade nas cidades
A acessibilidade é uma questão muito relevante para que as pessoas possam viver com qualidade e segurança.
Os profissionais da área de construção devem se preocupar com a questão de garantir acesso para todos os indivíduos que tenham necessidades especiais de mobilidade.
O principal objetivo da acessibilidade urbana é fazer a implementação de forma gradual de estruturas que facilitam o acesso aos ambientes e remover barreiras arquitetônicas, físicas, de atitudes e de comunicação.
Promover o acesso irrestrito para as pessoas portadoras de deficiências e necessidades especiais, com segurança, eficiência, rapidez e sem dificuldade é obrigatório, pois, este é um direito garantido por lei.
A acessibilidade deve ser implementada em:
- Meios de transporte;
- Espaços públicos;
- Mobiliário urbano;
- Edificações;
- Sistemas de comunicação.
Fazer a instalação de um piso tátil concreto 40×40 é uma forma de garantir que o local atende as regras de acesso.
Este tipo de revestimento deve estar presente em todas as obras, pois, funciona com uma sinalização ajudando as pessoas a chegarem onde precisam com segurança.
A colocação pode ser feita em calçadas, praças, pátios, espaços abertos e em ambientes públicos e privados. Possui durabilidade e resistência, não prejudicam o caminhar e tem manutenção simples, necessitando apenas de uma boa limpeza.
Uma rampa de acessibilidade é outro recurso de adaptação nas construções que tem a função de facilitar o acesso de cadeirantes e indivíduos com mobilidade reduzida e que não possuem condições de subir escadas. A criação da rampa é muito comum em locais com desníveis diferentes.
A NBR 9050 (Norma Regulamentadora) possui todas as descrições, cálculos, especificações e necessidades de um projeto arquitetônico que precisa estar de acordo com as regras de acessibilidade.
Cuidados com os imóveis
As empresas de construção podem realizar um trabalho de restauração de fachada predial que se resume em tratar das imperfeições causadas pelas variações climáticas.
Com o tempo, a fachada perde a sua elegância e somente uma manutenção com pintura consegue devolver a beleza para a propriedade.
Sendo assim, as obras nas cidades são fundamentais para o desenvolvimento dos espaços e assim proporcionar qualidade e segurança para os indivíduos.