Os laudos e vistorias importantes em um imóvel

Os laudos e vistorias importantes em um imóvel

O mundo da construção civil é cheio de serviços, e dentro deles, variados profissionais com áreas distintas fazem o seu trabalho, para que todos, juntamente, consigam chegar ao ponto mais desejado, que é ter um imóvel.

Um desses profissionais é o arquiteto, do qual muitos acham que suas funções se limitam em produzir projetor iniciais e após isso acompanhar a obra em que será feita. Mas isso é um engano, e eles fazem muito além.

Supondo, eles também podem optar por garantir a segurança de todos os envolvidos quando o assunto é compra, venda e aluguel, seja de locais residenciais e comerciais, fazendo um tipo de vistoria que alega que o imóvel está apto.

E para que você entenda um pouco mais sobre como o esquema desse segmento profissional funciona, acompanhe o artigo, pois falaremos sobre todos os processos de vistorias para edificações.

Laudo de vistoria do imóvel

Hoje falaremos de um tipo de documento, o laudo de vistoria de imóvel, que é um arquivo que possui variadas fotos e também descrições de todo o local que terá sua compra ou aluguel fechado.

Essa análise é feita a partir de um amplo estudo do imóvel e seus detalhamentos a respeito de suas condições elétricas e hidráulicas. Além disso, outros locais devem ser avaliados, como paredes, portas, forro de madeira, entre outros aspectos.

Outros pontos a serem estudados são:

  • Planta;
  • Sistema hidráulico;
  • Mofo e umidade;
  • Louças, metais e bancadas;
  • Portas e janelas;
  • Pisos e azulejos;
  • Rachaduras;
  • Elétrica;
  • Pintura.

Esse tipo de documento faz parte de todo o processo de comprar e venda ou locação, e é feito tanto na entrega das chaves quanto na devolução delas, para que um parâmetro seja feito sobre as condições em que foi pega e entregue.

Importância do laudo de vistoria em um imóvel

Primeiramente, um profissional habilitado para esse tipo de análise deverá ser chamado, que é o arquiteto. Assim, ele fará a vistoria de uma forma bem completa e registrar tudo o que será entregue ao locatário.

Ele também levará alguns tipos de ferramentas para medições e afins, como:

  • Trena;
  • Caneta;
  • Papel;
  • Máquina fotográfica;
  • Bola para conferir o caimento do piso;
  • Aparelho elétrico para conferir a energia.

Com esse registro, é importante que fique gravado o histórico do ambiente para que depois todas as considerações possam ser feitas em relação a deteriorações comuns ou outros tipos de desgastes naturais.

Ou seja, é como se fosse uma prova de que o local está em certas condições, e que provavelmente modificará alguns pontos até sua entrega.

Mas, assim, é possível fazer com que as pessoas façam um acordo e nenhuma consequência sobre degradações não comuns ocorra de forma inoportuna.

Supondo, essa análise perceberá desde a ripa para telhado e como estão suas condições por total, e após alguns anos, caso seja um aluguel, irá constar no documento como elas estavam, e se houve tantas alterações.

Se sim, se não for natural, o inquilino terá que arcar com essas consequências e fazer com que o local receba uma manutenção minimamente básica sobre todos os pontos que foram severamente degradados.

Lembrando também que todos os envolvidos no contrato deverão estar presentes, tanto o inquilino quando o locador, para que seja possível uma conversa sobre todos os ambientes do local.

Além disso, é interessante lembrar que outros serviços podem ser avaliados. Supondo, se você, que irá morar em um local alugado, saberá se poderá aplicar um toldo de enrolar. Caso você sinta a necessidade de ter um desses e também ache que irá agregar valor.

Assim o locador falará o que acha e o que pode ser feito ou não. Muitas vezes a casa já vem com diversas instalações e coberturas, mas outras ainda seriam melhoradas caso o locatário optasse por colocar, como os toldos.

Os toldos serão uma extensão a mais de cobertura, para locais que não possuem telhados, mas são muito utilizados para a passagem das pessoas, assim como para que elas fiquem neste local sem que chova nelas ou os raios de Sol ultrapassem um limite para sua resistência.

E esse é basicamente o laudo mais importante de uma casa, principalmente quando ela será alugada. É um comparativo e faz que os dois lados tenham garantia. Então caso estivesse na dúvida sobre esse serviço, confie nele e no que ele lhe proporcionará.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *