Papéis dos profissionais dentro da construção

Papéis dos profissionais dentro da construção

Qualquer obra ou construção necessita de uma gama de profissionais envolvidos para o seu pleno desempenho. São necessárias diversas etapas específicas para que, ao final, se possa constituir o todo.

Mesmo em uma pequena casa, é necessário que em seu desenvolvimento, profissionais qualificados trabalhem especificamente em suas determinadas funções. Isso assegurará o êxito na concepção dessa obra e garantirá que ela fique funcional, segura, duradoura e bela.

Se uma pequena edificação já necessita de tamanho cuidado, imagine um grande edifício na cidade grande. Um edifício com centenas de andares necessita de uma apurada etapa de projetos arquitetonicos onde se estuda e desenha as possibilidades da edificação.

Posteriormente, se dá o início da implantação para a realidade do projeto que, até então, está no papel.

Ali, é importante escolher bem os materiais  e como serão feitas as etapas da obra para que os funcionários encarregados da construção, trabalharem para que o imóvel seja erguido.

Pois bem, como um projeto complexo ele necessita que cada profissional se empenhe em realizar suas funções em determinado setor.

Mas você sabe o que cada profissional faz nas obras?

Por isso reunimos aqui algumas informações sobre os profissionais envolvidos na construção civil. Continue a leitura deste artigo e entenda mais sobre os profissionais necessários em uma obra e suas devidas designações.

Arquitetos

O arquiteto tem uma visão especializada e um tanto geral. Isso permite que haja o desenho do projeto, onde são detalhadas todas as etapas que a construção irá percorrer, o que evita possíveis desperdícios de materiais, mão de obra e tempo.

O projeto ideal feito por um arquiteto, precisa valorizar a estética. Ele precisa colocar no projeto as determinações estilísticas que a obra terá e como ela poderá dialogar com seu entorno de forma agradável e bela.

Além da visão puramente estética, os arquitetos devem especificar alguns detalhes técnicos, como a especificação dos materiais a serem usados, o uso otimizado do espaço, a disposição, questões de iluminação, entre outras.

Os arquitetos também podem prestar sua contribuição com o orçamento da obra, por conhecer bem as especificações de seu projeto e direcionar os trabalhos juntamente com o engenheiro responsável, já que eles trabalharão em conjunto.

Engenheiro

Já o engenheiro tem papel fundamental junto à construção.

É esse profissional que coloca em prática o projeto que foi confeccionado pelo arquiteto e atua em campo, definindo e supervisionando a equipe e direcionando as orientações necessárias para os profissionais atuantes na obra.

Ele realiza os cálculos e outras definições técnicas e estruturais, além de cuidar para que o planejamento e a execução da construção sejam devidamente realizadas. Em síntese, as funções do arquiteto são:

  • Analisar relatórios e dados de projetos;

  • Considerar custos financeiros;

  • Considerar regulamentações e riscos ambientais;

  • Supervisionar e inspecionar a construção.

Há de se ressaltar que há diferentes engenheiros civis, cada um com uma forma específica de atuar. Alguns deles possuem posições de supervisionar ou administrar a obra. Nesse caso, eles dão as diretrizes para pedreiros e outros profissionais realizarem seus serviços.

Já outros profissionais da área focam no projeto, pesquisa ou mesmo ensino, trabalhando com outros projetos inclusive sendo auxiliados por técnicos de engenharia civil.

Pedreiro

Por último e igualmente importante, o pedreiro tem a função de dar forma ao projeto já elaborado pelo arquiteto e pelo engenheiro. Ele é responsável pela execução de tarefas relacionadas a alvenaria e também ao acabamento.

O pedreiro desempenha seus serviços orientados pelo engenheiro e pelo mestre de obras.

Costumeiramente ele lidará com rochas, pedras, tijolos, telhas, dentre outros materiais. Por isso, é necessário que este profissional seja devidamente qualificado e que tenham noções básicas de engenharia, física e matemática. Além de estar devidamente equipado.

Mesmo que o projeto tenha sido desenvolvido pelos profissionais, anteriormente citados, é no serviço de pedreiro que tudo será realizado. Logo, essa etapa necessita ser realizada com qualidade máxima, para que haja segurança na edificação.

Desta maneira, pode-se afirmar que para a realização de uma construção, é necessário diversos profissionais, inclusive outros tantos que não foram citados no texto, como: mestre de obras, auxiliar de pedreiro, pintor, eletricista, encanador e dentre outros possíveis.

Cada profissional tem sua importância e deve ser merecidamente reconhecido por isso.

Obras e construções são como quebra cabeças. Cada profissional possui uma peça e para que ele seja montado por completo, necessita que todos participem e deem seu melhor na execução de suas respectivas funções em todo o processo da construção do edifício.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *