Portas e portões: como escolher o melhor para seu imóvel?

Portas e portões: como escolher o melhor para seu imóvel?

A famosa frase “a primeira impressão é a que fica” não é a toa. Ela refere-se à boa apresentação pessoal, que será responsável por causar uma sensação positiva ou negativa de apresentação, sendo indispensável não só em questões de relacionamento humano, mas também, na apresentação de de um imóvel

Afinal, uma boa impressão de um local pode gerar atração ao público, além de conforto aos usuários.

Por esse motivo, as fachadas das casas merecem destaque quando o assunto é uma boa apresentação. Planejadas para causar uma impressão positiva, elas precisam ser constantemente limpas e conservadas, além de ter uma boa disposição de elementos, especialmente, no que concerne às portas e portões do imóvel.

Além disso, as portas e portões não somente integram a aparência do local, mas são essenciais para a segurança, pois os elementos controlam a entrada e saída das pessoas no ambiente.

Sendo assim, nada mais importante do que escolher um portão seguro e sofisticado, ao mesmo tempo, para unir o útil ao agradável.

Modelos de portas e portões para imóveis

Atualmente, existem diversos modelos de portas e portões disponíveis no mercado. Dessa modo, é possível escolher o elemento que melhor atende às necessidades do imóvel, bem como agrade os proprietários, tanto no quesito de segurança, como no de beleza.

Entre eles, alguns modelos que se destacam são:

  • Portões de madeira feitos em serralheria;
  • Portões de chapa lisa com apliques;
  • Portões com detalhes em metal;
  • Portões de chapas vincadas.

Todos esses tipos de portões podem ser adquiridos nos modelos automáticos (basculantes, pivotantes ou deslizantes) ou manuais, sendo que os eletrônicos são considerados mais seguros.

Sendo assim, o mais recomendável é que para as fachadas de casas, o proprietário dê preferência para os portões automáticos, que abrem e fecham com o auxílio de um controle remoto, sem a necessidade de deslocamento do indivíduo até o portão, para o acionamento.

No entanto, em alguns casos, especialmente em comércios, a porta de aço de enrolar manual preço atrativo também é uma solução viável.

Fabricada com materiais altamente resistentes, ela tem capacidade para suportar atritos e choques mecânicos, evitando a ação de bandidos e ações de terceiros. Além disso, a porta de aço de enrolar não possui vãos, o que impossibilita eventuais acidentes.

Também há quem prefira a porta de correr, que também está disponível em modelos automáticos e manuais. Esse tipo de porta pode ser instalada nas fachadas ou dentro dos ambientes do imóvel, para melhor economia de espaço.

A grande vantagem desse modelo está na estética sofisticada e moderna, que dá a sensação de uma atmosfera muito aconchegante. Nas áreas internas, alguns modelos de portas para correr podem ser de vidro ou madeira.

Cuidados com as portas e portões do imóvel

Mesmo com a grande variedade de modelos de portas e portões para fachadas, bem como para o interior dos imóveis, é preciso estar sempre atento às condições de funcionamento desses elementos, ainda mais, quando automáticos.

As irregularidades podem ser suficientes para comprometer a segurança, não somente à estética das portas e dos portões. Por esse motivo, é recomendável a realização de procedimentos de manutenção preventiva, para a detecção de possíveis erros, antes que eles aconteçam.

Contudo, em casos de constatação de problemas, deve-se acionar os serviços de manutenção o quanto antes. Assim, no caso do conserto de porta de enrolar, por exemplo, todos os elementos que fazem parte do sistema de enrolar são verificados.

Se houver necessidade, é feita a lubrificação ou troca dos componentes. O processo é relativamente simples, mas deve ser feito por uma empresa qualificada, ao lado de profissionais competentes, que garantam total eficiência em todos os serviços de manutenção executados.

Além das portas de enrolar, é possível realizar o conserto de porta de aço. Apesar de ser muito resistente e durável, algumas ações podem contribuir para causar imperfeições superficiais na porta, como chuvas muito fortes, batidas e tentativa de arrombar.

Nesses casos, é indispensável realizar a troca da porta de aço ou o conserto, por meio de reparos do material. Tudo irá depender do problema e do tipo de dano causado ao elemento.

Por meio desses consertos, assegura-se a proteção e a beleza das portas e portões para todos os tipos de fachadas: de residências, comércios, escritórios, indústrias e entre outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *