Reforma residencial dá chance para melhorias sustentáveis

Reforma residencial dá chance para melhorias sustentáveis

A construção civil é um setor que nunca para, independente da situação econômica do país. Aliás, é exatamente por causa de construções e reformas que muitas pessoas conseguem um emprego, mesmo que informal, nos períodos de crise.

Ao mesmo tempo, pequenas lojas de bairro até os grandes distribuidores atendem os consumidores da melhor maneira, com produtos de qualidade e que se adaptam às necessidades dos clientes.

Projetos imobiliários precisam atender a uma demanda crescente da população que migra entre cidades e estados buscando novas oportunidades de trabalho, e precisam de um local para morar.

Aproveitando as alterações que serão implementadas, encontram equipamentos que favorecem a economia doméstica e serviços que promovem a proteção à natureza e ao meio ambiente.

Escolhas definem melhorias residenciais

O mercado imobiliário oferece uma série de casas, sobrados, apartamentos, nos mais diferentes pontos de regiões metropolitanas, cidades litorâneas e serranas. A migração urbana é uma realidade sem fim e, ao mesmo tempo, passa por necessidades específicas.

Para atender à constante demanda de alterações imobiliárias, adaptando ao gosto de novos proprietários e inquilinos, os materiais de construção são alvos contínuos de atualização, desde os modelos de tijolos e lajes mais leves, modernos e resistentes, até os destinados para acabamento, como azulejos, porcelanatos, portas e janelas.

Nesse processo incessante, com uma pauta frequente em todos os meios de produção e industrialização, a sustentabilidade é lembrada e seguida de maneira apropriada.

Independente se é uma construtora, incorporadora ou uma reforma de casa individual para receber novos moradores, produtos e serviços que promovem a sustentabilidade, valorizam o imóvel em diversos aspectos.

Energia solar reflete em orçamento doméstico

O investimento em projetos específicos dentro de uma reforma residencial permite a possibilidade de implementar equipamentos que ajudam na economia doméstica, com o benefício de proteger a natureza.

Empresas especializadas em fornecimento de energia sustentável apostam na implementação de suporte para fixação de painel solar sobre os telhados residenciais. As placas solares possuem diversas vantagens, que ajudam nos custos com a energia fornecida por concessionárias públicas e privadas, por meio das redes elétricas.

O uso de placas solares pode ter duas finalidades distintas. Uma aplicação eficiente e bastante comum em projetos residenciais atuais refere-se ao aquecimento da água presente nos chuveiros e torneiras de pias, de lavabos, suítes e cozinhas.

Outra possibilidade de atuação deste tipo de equipamento é a geração de energia elétrica por meio de placas fotovoltaicas, se ajustando a equipamentos específicos dentro de uma residência.O retorno de energia para a rede elétrica das concessionárias permite a geração de créditos, diminuindo os custos neste tipo de conta.

Para garantir a sustentação sobre os telhados, a instalação de perfil u dobrado é a mais eficiente, pois garante a segurança contra ações climáticas, como ventos e tempestades.

A fixação sobre as estruturas imobiliárias podem variar, podendo receber uma customização conforme as necessidades de inclinação das placas solares.

Resíduos sólidos com destinação apropriada

Mesmo que o imóvel esteja passando por uma simples reforma, a produção de resíduos sólidos acontece e precisam ser descartados de maneira correta. Empresas especializadas oferecem o disk entulho, em que o contato por telefone resolve o problema de maneira rápida e eficiente.

As empresas que trabalham com esse tipo de serviço possuem equipamentos como caçambas e veículos adaptados, como caminhões basculantes, que agilizam o processo de carga e descarga, respeitando toda a legislação ambiental.

Além disso, há um espaço destinado para o depósito de maneira correta, com possibilidades de transformação e reciclagem do material descartado.

As empresas que recebem a coleta de entulhos possuem uma logística de separação de material de resíduos da construção civil, como madeira, ferro e concreto armado, produzindo novos materiais para o mercado consumidor.

É importante reforçar que a sustentabilidade dentro da construção civil passou por diversas adaptações após a legislação ambiental voltada exclusivamente para esse setor.

Antes nocivas e inconsequentes, atualmente os resíduos e entulhos gerados nos ambientes de construção e reforma passaram a ser reciclados em ambientes controlados, com diversos benefícios para o próprio setor, entre eles:

  • Redução no impacto ambiental;
  • Viabilidade econômica;
  • Melhoria de qualidade construtiva;
  • Menor custo orçamentário.

As alternativas implementadas quanto a exploração de recursos da natureza e a geração de processos para economia de energia refletem de maneira positiva no setor da construção civil.

Além disso, os imóveis passaram a proporcionar maior conforto aos moradores, respeitando toda as técnicas de engenharia e arquitetura, principalmente aqueles voltados a fatores ambientais, como controle térmico e aproveitamento de luz natural e energia solar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *