Reforma residencial, uso do gesso e outras dicas
Pensar em elementos de reforma em uma residência, assim como em aspectos de decoração, é uma ação importante para valorização do imóvel assim como para o conforto e bem-estar de quem vive na residência.
Para isso, é importante agregar elementos modernos, como o gesso, realizar reformas e restaurações de pisos, se for necessário, assim como incorporar elementos que agreguem a otimização dos espaços.
Por conta disso, nesse artigo, juntamos algumas dicas que podem ajudar a agregar modernidade e sofisticação para sua residência.
Usabilidade do gesso na construção
O gesso é um material bastante utilizado no segmento da construção civil. Isso se dá por conta de sua versatilidade e elevada durabilidade. O gesso pode ser utilizado de diferentes maneiras em uma construção, como na sanca de gesso.
Para quem não tem conhecimento sobre esse material a sanca é um elemento que serve como uma conexão entre a parede e o teto, fazendo uma modelagem do local.
Esse encontro permite um revestimento dessa área, evitando, consequentemente, infiltrações e outros problemas com mofo e entrada de bactérias.
Além do uso da sanca de gesso, que é bastante versátil, outro material que utiliza o gesso é o forro de gesso detalhado. A aplicação desse material, inclusive, aumenta a vida útil das paredes assim como do teto.
Para proteção do teto e a conexão com o telhado, um forro pode ser aplicado, inclusive, o de gesso. Esse material é utilizado para inserir iluminações, corrigir algumas imperfeições que ficaram no teto e até mesmo, apresentar um design arquitetônico diferenciado, como o rebaixamento do teto.
Tanto a sanca como o gesso permitem a inserção de luminárias, tornando o local muito mais sofisticado e moderno. Além disso, a aplicação desses materiais “escondem” algumas fiações, tornando o local bastante clean.
Para desenvolver um projeto voltado tanto às sancas como os forros é fundamental contratar uma equipe de arquitetos e design de interiores para a elaboração de um projeto bastante interessante e adaptável para cada cliente.
A iluminação do local
Como falamos no início desse artigo, o uso de sancas e de forros permitem a instalação de luminárias. Existem vários tipos que variam desde embutidas, até o uso de lustres, arandelas e a luminária pendente.
Esse tipo de luminária pode ter suporte metálico e fica pendurada no teto. Cada tipo de luminária é indicada para determinado local da residência, sendo que no caso das luminárias penduradas elas podem ser utilizadas na sala ou na sala de jantar.
É importante que as lâmpadas sejam diferenciadas e modernas, apostando no uso de lâmpadas em LED, que são econômicas, aceitam diversos tipos de cores e ainda, ocasiona menor emissão de calor.
Além das luminárias, outro elemento bastante interessante são os nichos de parede. Esse elemento pode ser utilizado como decoração de uma residência, mas também contribuem para o aumento da versatilidade no lar assim como para a otimização do espaço.
Funciona com a inserção de caixas e prateleiras que podem estar em formatos diferentes.
Tipos de cortina
Além das dicas que já citamos nesse artigo, contribuindo como elementos de decoração, vale a pena falarmos sobre as cortinas. As cortinas são elementos de proteção e controle da luminosidade.
Existem vários modelos como:
- Cortina persiana;
- Cortina romana;
- Cortina blackout;
- Cortina de rolo;
- Cortina de tecido.
Além desses modelos tão interessantes, trazemos como dicas a cortina prega franzida. Essas cortinas apresentam um design sofisticado e podem utilizar vários tipos de tecidos que variam desde a blackout até de tecido.
Além desses modelos variados, vale a pena destacar que diversos modelos podem ser utilizados dentro do ambiente residencial, para tornar o local mais agradável.
Reformas e restauração
É importante destacar que nesse processo de construção, em alguns momentos, reformas e manutenções residenciais são necessárias para manter o local renovado, além de valorizar o imóvel.
Nesse artigo, vamos falar sobre a restauração de pisos, em especial, os de madeira. Por conta da sofisticação e modernidade, muitos pessoas apostam no uso do piso de madeira.
No entanto, por conta do uso e até mesmo o contato com a umidade, a restauração de piso de madeira em São Paulo pode ser necessária.
Nesse processo de restauração ocorre a raspagem de piso, aplicação de verniz e até mesmo a troca de algumas peças, se for necessário.