Reformas e construções: conheça alguns procedimentos

Reformas e construções: conheça alguns procedimentos

As reformas e construções são muito importantes para a sociedade já que ela atua em muitas vertentes, tanto nas chamadas edificações comerciais e industriais como nas edificações residenciais, com prédios e casas térreas.

Assim, muitos elementos devem ser levados em consideração para a construção e a reforma de edificações que vão desde a contratação de empresa demolidora de casas passando por planejamento adequado da obra.

Neste artigo falaremos sobre algumas dicas de organização de reformas e alguns processos que são importantes de se ter dentro de um processo de reforma, como o cuidado com a limpeza e os serviços de demolição.

Dicas de reforma

Como em qualquer construção, a reforma é um elemento que precisa de muito cuidado quanto ao que será feito, por isto é de fundamental importância o conhecimento em algumas etapas, que vão desde a locação de caçamba entulho para descarte correto dos resíduos até a definição do orçamento.

Neste tópico falaremos de algumas dicas que ajudarão você na preparação da reforma da melhor maneira possível, trazendo qualidade e segurança na execução das etapas.

1. Planeje

O primeiro passo para uma reforma ou construção é definir exatamente o que será feito, e para isso é necessário a elaboração de um planejamento.

Esta ferramenta também leva em consideração outras variáveis como:

  • Tempo;
  • Orçamento;
  • Materiais;
  • Imprevistos.

Tudo isso deve estar descrito no papel em uma planilha ou um software de gestão, são esses dados que permitirão uma boa gestão da obra e permitirá identificar a necessidade de compra de materiais faltantes, seja malha pop galvanizada ou tijolos.

Também é fundamental para que a cotação dos materiais e da mão de obra seja feita.

2. Cronograma

Tendo um planejamento do que será feito é possível a elaboração de um cronograma de obra. Esse cronograma permitirá que se defina datas específicas para cada etapa da obra, levando em consideração alguns imprevisto.

Afinal, por mais bem elaborado que seja o planejamento possui imprevistos, mas que de uma forma ou outra são levados em consideração.

Faça com que as etapas sejam subsequentes, ou seja, a colocação da malha de ferro para contrapiso deve ser feito antes da colocação do contrapiso, e a pintura das paredes deve ser feito antes da colocação do piso, para que tudo fique limpo e nenhuma etapa interfira na outra.

Por fim, podemos falar das questões burocráticas. As reformas precisam de autorização da prefeitura, principalmente, se passar por reformas estruturais, por isso, procure a Secretaria de Obras e verifique o que é necessário para atender a legislação.

Abaixo falaremos sobre uma das etapas das construções que é muito importante que é a demolição de casas.

Os tipos de demolição

Uma das etapas de algumas construções é a demolição de estruturas antigas para a construção de novas, dessa forma, existe muitas formas de demolição.

O ato de demolir pode ser considerado como uma metodologia de destruição de forma controlada e calculada para dar espaço a uma estrutura nova.

Junto a demolição precisa-se de um bom sistema de coleta de entulhos com cacambas de entulho. Existem muitos ambientes que faz com que a demolição seja necessária como questões de segurança por conta de estrutura comprometida, idade da edificação, e também riscos de desabamentos.

Existem três tipos principais de demolição em processos de construção e também de reformas que é a demolição mecânica a demolição com uso de explosivos, conhecido também como implosão e a demolição manual.

Falaremos abaixo sobre esses modelos de demolição.

1. Demolição mecânica

Esse tipo de demolição é feita com ferramentas mecânicas e equipamentos diferenciados, tanto de médio porte como de grande porte. Assim, podem ser usados martelos pneumáticos, carregadeiras, guindastes e carregadeiras.

Atuam na destruição de paredes, lajes de concreto, elementos da estrutura metálica, estruturas de madeira entre outras.

2. Implosão

São demolições feitas com explosivos, e geralmente, é aplicada em grandes prédios na cidade, e tem como objetivo eliminar os apoios do prédio para que este venha abaixo.

Para que essa metodologia dê certo é de fundamental importância que seja feita por profissionais qualificados.

3. Demolição manual

É feita por meio de ferramentas manuais como britadeiras e marretas, tem o objetivo de destruir estruturas mais delicadas e até mesmo reaproveitar determinados materiais em um processo conhecido como desconstrução.

Neste sentido vimos que as construções e reformas precisam de muitas etapas para que tudo ocorra bem e que o projeto seja um grande sucesso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *