Saiba mais sobre processos de construções e reformas

Saiba mais sobre processos de construções e reformas

As construções são muito importantes afinal elas são as que põem em prática os projetos de arquitetura e engenharia e no sentido de reformas, permitem que determinados ambientes que antes não possuíam utilidade agora tenham uma nova função.

Este setor é imenso e conta com uma série de ações que podem ser feitas, refeitas e atuadas em diferentes lugares e contextos.

Por conta disso este artigo está disposto a falar de elementos variados que podem ser encontrados tanto em uma construção como em uma reforma, como a necessidade do uso de impermeabilizante para piscina e elementos de organização de reformas.

É muito importante conhecer alguns desses aspectos, já que podem fazer parte daquilo que você é e do que você está procurando para começar um bom projeto de reforma.

A impermeabilização de piscinas

As piscinas são objetos desejados por grande parte das pessoas, principalmente, se ela estiver no quintal de casa, afinal, em dias de calor, nada como uma piscina e boa companhia para refrescar e também aproveitar as férias.

No entanto, para que não haja infiltrações e vazamentos na piscina, que torna tudo um pesadelo é fundamental a realização da impermeabilização das piscinas.

Neste tópico entenderemos que assim como a irrigação gramado residencial é fundamental para manter o jardim com vida a impermeabilização traz qualidade e segurança para esse objeto tão desejado.

As impermeabilizações são regidas por normas técnicas bastante exigentes, mas que asseguram sua qualidade, são elas as NBR 9574/2008, a NBR 9575/2010 e a NBR 15575/2013.

A impermeabilização de piscinas é feito na construção dela, onde um produto impermeável é aplicado na camada de regularização da superfície. Esse tipo de impermeabilização são feitas por argamassas poliméricas e mantas asfálticas.

Existem diversos tipos de sistemas de impermeabilização que garantem o bom uso da piscina e seus equipamentos como o filtro para piscina externo.

O sistema flexível utiliza substâncias que acompanham as estruturas dentro dos limites. São elas:

  • Argamassa polimérica;
  • Manta asfáltica;
  • Membrana acrílica;
  • Resina termoplástica.

O sistema rígido por sua vez são aplicadas em locais com carga estrutural estabilizada, como o caso de reservatórios de água e também poços de elevador.

Os seguintes produtos são usados:

  • Argamassa polimérica;
  • Argamassa impermeável;
  • Cimento cristalizante;
  • Cimento modificado com resina epóxi.

Assim, as piscinas ficam muito bem seguras para o uso. Lembrando que a impermeabilização não é apenas importante para as piscinas, estrutura metalica telhado, por exemplo, precisa muito desse procedimento para que as estruturas não sejam comprometidas.

O planejamento é fundamental nas reformas

Para as reformas darem certo e o projeto sair de forma bastante qualificada e segura é muito importante que haja um bom planejamento.

Esse planejamento deve ser detalhado, principalmente, levando em consideração tudo aquilo que deve ser feito para os moradores.

Desta forma, antes de mais nada é necessário identificar a demanda da reforma, se é para remodelar um cômodo ou mais de um e investir em toldo vertical preço ou então se haverá apenas a mudança de revestimento e pintura de ambientes e espaços.

Isso é importante saber por conta da necessidade de atender as legislações do município. Cada município possui elementos específicos para autorizar uma construção, no caso de reformas, se for estrutural é preciso legalizar o projeto e ter uma licença para reforma.

No caso de apenas troca de revestimentos, pinturas, troca de móveis com banco plástico para jardim não é preciso esse tipo de legalização da prefeitura.

Outro ponto importante para o bom desenvolvimento do planejamento é a atenção ao orçamento, este orçamento leva em consideração variados aspectos como a mão de obra que será usada em todas as etapas da obra e suas especialidades e também quanto aos materiais que serão utilizados.

Esse orçamento tem que ser posto em uma planilha bem estruturada para que tudo seja identificado e bem acertado. Essa planilha auxiliará e muito todos os processos existentes dentro da obra.

Dependendo dos projetos é muito necessário a contratação de um gestor de obras eficiente, formado em engenharia.

Somente atendendo a todos esses aspectos é possível ter uma reforma bem feita e bem segura. Temos que atentar ao fato que toda as reformas são bem diferentes entre sim, principalmente, porque os objetivos são diferentes, porém, é inerente a todos o planejamento adequado e seguro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *