Segurança e composições de condomínios residenciais
Condomínios residenciais são cada vez mais abundantes nos principais centros urbanizados do Brasil, visto que ele é uma edificação que tem o propósito de vender ou alugar uma grande quantidade de imóveis.
Dito isso, os condomínios acabam se tornando bastante atrativos para os investidores, já que a expansão populacional nas grandes cidades brasileiras proporciona demanda suficiente para que todos os apartamentos ou casas condominiais sejam ocupados.
Dessa maneira, com os imóveis ocupados, as empresas que investiram nessa construção recebem uma mensalidade ou um pagamento à vista do imóvel, e independentemente da escolha, a empresa lucrará com a construção.
Apesar de os condomínios serem costumeiramente ocupados rapidamente, é fundamental que os investidores montem um negócio atrativo e seguro, não só para atrair moradores para comprar ou alugar os imóveis, mas também para mantê-los morando nessas residências.
Para atrair esses novos moradores, diversas preocupações precisam ser colocadas em primeiro plano pelas empresas construtoras, abordando alguns aspectos fundamentais, tais como:
- Segurança;
- Conforto;
- Lazer;
- Beleza e harmonia do espaço;
- Controle.
Ao longo do artigo, abordaremos mais especificamente esses aspectos, dando dicas de quais ideias as empresas podem aplicar nos condomínios para garantir que a construção seja mais efetiva e atrativa possível para os novos moradores.
Segurança residencial
A segurança de um condomínio passa por diversas áreas e aspectos. A primeira é em relação à portaria do condomínio.
Existem diferentes tipos de portarias, mas, normalmente, as empresas construtoras contratam uma empresa de portaria, que prestará o serviço exclusivo para essa edificação.
Em uma portaria, um profissional fica responsável por monitorar diversos espaços do condomínio por meio das câmeras de segurança. Além disso, ele é o encarregado por outras diversas ações, tais como:
- Comunicação entre visitantes e moradores;
- Acesso dos visitantes;
- Avisos gerais para os moradores;
- Recebimento de entregas.
A segurança também é fundamental em relação a outros problemas que podem ocorrer no interior do condomínio.
Como a planta residencial de um condomínio predial ou de casas costuma ser bastante ampla, ele está sujeito a problemas estruturais variados, como incêndios.
Incêndios são problemas recorrentes e extremamente perigosos, e por isso é necessário que exista um aparato de proteção contra esse tipo de problema.
Nas áreas comuns, por exemplo, devem ser instalados extintores de incêndio, que são itens indispensáveis e obrigatórios, e que podem ser adquiridos através de uma rápida pesquisa sobre o extintor preço.
Os extintores são itens de manuseio comum, ou seja, não precisa esperar que um especialista chegue até o local para utilizar o extintor.
Quando alguém detectar algum problema, um foco de incêndio, pelo menor que seja esse foco, ele deve rapidamente procurar o aparelho mais próximo e acioná-lo, garantindo assim a segurança de todos ao redor.
Justamente, por essa facilidade e praticidade é que a compra extintor se torna tão importante para espaços como esse.
Além dos extintores, outras ideias podem ser utilizadas para agir nesse controle de focos de incêndio, tanto nas áreas comuns dos prédios, como nos próprios apartamentos dos moradores.
Para essa “detecção” de focos de incêndio, um sistema como os utilizados por um detector de fumaça pode ser fundamental.
Esse sistema detecta sinais de fumaça que indicam possíveis incêndios, garantindo assim que as pessoas possam agir com mais rapidez no controle desses focos.
Por fim, outro aparelho que se assemelha aos extintores de incêndio, mas que utiliza outro elemento para apagar o fogo rapidamente, que nesse caso é a água, é a mangueira de incêndio.
Decoração das áreas comuns
Para finalizar, precisamos abordar outro aspecto importante da construção de condomínios, que é a decoração dos ambientes comuns dos condôminos.
Como o espaço do condomínio precisa ser atrativo, é fundamental que as construções apresentem soluções modernas, principalmente, para as áreas comuns dos prédios.
Cada vez mais é recomendado que as novas construções nesse âmbito possuam uma variedade de opções para que os moradores tenham onde se divertir e passar momentos relaxantes dentro do espaço onde moram.
Essas são as chamadas áreas comuns, e são diversas as opções que as empresas podem investir, tais como:
- Piscinas;
- Quadras poliesportivas;
- Parquinho;
- Pista de cooper;
- Pracinhas;
- Sala de cinema;
- Salão de festas;
- Salão de jogos.
Dessa forma, uma ideia bastante interessante é compor todo o espaço aberto das áreas comuns utilizando o conceito de paisagismo residencial.
O paisagismo residencial remete a uma ideia de arborizar o ambiente, colocando plantas, arbustos e árvores por todos os espaços do condomínio, melhorando a aparência construtiva do ambiente e tornando o ar mais qualificado.