Segurança e manutenção para apartamentos

Segurança e manutenção para apartamentos

É importante identificar que, com o crescimento das cidades, surgiram novos prédios e complexos de condomínios. Muitas pessoas decidem morar em apartamentos por uma questão de segurança, harmonia e até mesmo, por compartilhar áreas externas de lazer.

Este é um processo chamado de verticalização das cidades, ou seja, é como se de fato as cidades estivessem crescendo para cima, graças a construção dos vários prédios para atender a demanda de moradias

Diante disso, novos serviços relacionados ao ambiente predial, incluindo a terceirização de serviços pode ser uma excelente opção para quem é síndico ou atua em uma administradora de condomínios.

A terceirização de serviços em um prédio é fundamental para a realização de atividades que variam desde a segurança, controles de acesso até procedimentos de limpeza e manutenção geral.

Por isso, é importante saber sobre os aspectos técnicos ligados à segurança do prédio, assim como os procedimentos de limpeza e manutenção.

A segurança predial

Um dos principais aspectos que devem entrar em discussão quando falamos sobre prédio, é sobre a segurança do local. Para isso, alguns procedimentos técnicos podem ser realizados como instalar dispositivos de segurança para o monitoramento, por exemplo, cameras de segurança para condominio, ou até mesmo alarmes e cercas elétricas.

Estes dispositivos são importantes para dar uma visibilidade maior aos seguranças ou para a equipe de portaria de como está o andamento dentro do prédio e para quem deseja entrar ou sair do local.

Além destas instalações, é importante que uma empresa de portaria e segurança seja contratada para realizar rondas no local, assim como realizar este controle de acesso.

Alguns condomínios têm apostado também na tecnologia para ajudar a reforçar a segurança no local. Por exemplo, utilizam cancelas de estacionamento que possuem um QR Code ou um sistema de identificação para abertura e fechamento da cancela.

Além disso, é possível utilizar o reconhecimento facial através do uso de softwares para que os moradores também consigam ter acesso à monitoria das câmeras e aos seus apartamentos.

A segurança para dentro de casa

Além da preocupação com os cuidados na parte externa do apartamento, os cuidados na parte interna também são fundamentais para agregar mais conforto ao morador e a sua família. Por isso, existem ações que podem ser desenvolvidas dentro de casa para reforçar ainda mais a segurança.

Isso pode envolver, por exemplo, a instalação de uma rede de proteção de poliamida, que é um material indicado para áreas internas do ambiente predial, impedindo a entrada de baratas e outros insetos.

Em locais de área externa, e que sofrem diretamente com a ação do sol e da chuva, é recomendado o uso da tela em polietileno, por apresentar uma resistência maior.

Neste caso, utilizar uma tela de proteção para gatos ou cachorros, é importante para evitar a queda dos animais do apartamento, assim como evitar que eles fujam e estejam expostos a situações de perigo.

Estes são apenas alguns dos procedimentos que podem ser desenvolvidos no ambiente residencial com o objetivo de garantir mais segurança aos moradores e aos bichinhos de estimação.

A manutenção das áreas externas

Outro aspecto importante sobre a segurança, cuidados e manutenções que podem ser realizadas dentro de um ambiente residencial, são os serviços gerais que podem ser terceirizados.

A partir disso, uma equipe técnica e especializada em higienização é disponibilizada para manter as áreas comuns agradáveis e limpas.

As principais atividades de manutenção das áreas externas são:

  • Coleta do lixo;
  • Corte e cuidado com o jardim;
  • Manutenção das garagens dos prédios;
  • Limpeza dos elevadores.

A limpeza da piscina e da área externa da churrasqueira, ou outros ambientes de lazer, também são de responsabilidade da empresa terceirizada.

Estes cuidados envolvem, por exemplo, a aplicação de cloro para a limpeza e desinfecção da água, instalação de uma rede de proteção de piscina em períodos noturnos para impedir a entrada de insetos e de sujeiras, assim como a limpeza dos banheiros e da área de lazer.

Com isso, as áreas externas do ambiente predial ficarão muito mais seguras, limpas e confortáveis para que os moradores possam aproveitar sem preocupações.

Dessa forma, os investimentos realizados em equipamentos e serviços de segurança são essenciais para manter a harmonia, a limpeza e a segurança para os moradores dentro dos condomínios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *