Segurança patrimonial: entenda a importância

Segurança patrimonial: entenda a importância

Os muros dos empreendimentos imobiliários já não bastam para conter a invasão de pessoas mal-intencionadas. Muitas vezes, é preciso se certificar de que há equipamentos de segurança, que vão além do próprio muro, e das grades de ferro, instalados em portas e janelas.

O mercado da construção civil oferece diversos produtos, muitos deles eficientes e atrativos, que permitem uma maior proteção para as residências e estabelecimentos comerciais.

Mas, antes de fazer qualquer tipo de instalação, é preciso verificar a procedência dos produtos, e a resistência quanto à exposição sob as alterações climáticas, durante as estações do ano.

Como deixar o patrimônio cercado e seguro

Atendendo às construções relacionadas ao sistema de segurança máxima, a fabrica concertina oferece um produto feito de aço, com uma resistência bastante alta.

Sua instalação é facilitada, pois conta com modelos em formato helicoidal, o que permite a aplicação sobre muros, alambrados e até mesmo outras cercas de proteção perimetral.

Como é um produto voltado à segurança, com lâminas cortantes e perfurantes por causa do formato pontiagudo, seu uso (antes voltado a instalações militares e casas de reclusão) se tornou bastante popular em residências e comércios nos grandes centros urbanos.

A fabrica de concertina oferece uma variedade em tamanho, diâmetros e modelos de aplicação das farpas cortantes. Com a popularidade e facilidade de aplicação no setor de construção civil, alguns aspectos de formato e qualidade precisam ser verificados pelos compradores, como:

  • Tipo de aço utilizado na composição;
  • Chapas galvanizadas apresentam maior durabilidade;
  • Tamanho das lâminas de corte;
  • Modelo simples, ou concertina dupla clipada.

A composição do aço que forma a concertina deve ser mais resistente possível, para dificultar o corte, com alicates e outras ferramentas de uso comum.

Por isso, as chapas galvanizadas são mais eficientes na fabricação desse tipo de cerca de arame, pois a integridade é garantida por um longo período de tempo, além de não enferrujar, como outros modelos de liga de metal.

A segurança de um imóvel deve ser garantida por diversos fatores, como o próprio serviço de segurança pública, oferecido pelo Estado, mas é possível proteger o seu imóvel com alguns métodos de segurança, como o uso de concertinas.

Quando a concertina é fabricada com três clipes de aço a cada volta, sem a necessidade de fios de aço no suporte de aplicação sobre um muro ou alambrado, a segurança é ainda maior.

Em áreas que precisam ser delimitadas não é possível construir muros por todo o perímetro, o mercado oferece a cerca de arame farpado, muito comum em áreas rurais.

Esse tipo de instalação é bastante eficiente para criadores de animais de grande porte, que evitam a debandada para outros locais. E também serve como sinal de aviso a pessoas mal intencionadas, que queiram invadir a propriedade alheia, sem ser convidado.

Equipamentos para evitar incêndios

A segurança também é responsável para evitar que ocorram acidentes.

Mesmo que todo o perímetro esteja devidamente cercado, com equipamentos como concertinas sobre os muros e alambrados, por exemplo, a parte interna também deve contar com equipamentos que garantam a integridade de moradores, em casos de condomínios residenciais, ou dos clientes, em estabelecimentos comerciais.

A instalação de equipamentos de segurança, como hidrantes, mangueiras e sinalização eficiente para a saída de emergência devem constar de um plano de emergência, aprovado por meio de laudos, realizado por equipes profissionais, como o AVCB – Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros.

A presença de camera de segurança também é uma grande aliada às equipes que trabalham nesse setor.

Com a visualização de pontos estratégicos, é possível perceber qualquer anormalidade no local, e permitir que uma ação de combate a incêndio, ou possibilidade em evitar qualquer tipo de acidente, seja tomada o quanto antes.

Por vezes, a presença de equipamentos complementares também serve como alarme geral, indicando aos presentes a necessidade de esvaziamento do local, o quanto antes.

A instalação de um detector termovelocimétrico permite a emissão de um sinal, quando há presença de gases ou fumaça em alto nível, em um curto intervalo de tempo. Funcionando em conjunto com outros equipamentos, é possível garantir a segurança dos presentes em qualquer ambiente.

O investimento em segurança patrimonial é importante, em todos os sentidos, salvando vidas e bens materiais, e precisa constar no planejamento de todo estabelecimento comercial e de empreendimentos imobiliários, como condomínios residenciais e empresariais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *