Uma função, diversos modelos: saiba qual é a porta ideal para você!
Já é de conhecimento geral que a porta é um elemento arquitetônico que permite a passagem de um ambiente para outro e, consequentemente, também serve para o fechamento de tais ambientes.
Todavia, não é tão simples assim escolher uma porta para um local, afinal, para exercer essa função, existem diversos modelos disponíveis no mercado, variando em cor, tamanho, material, etc.
Como escolher o modelo ideal de porta?
Existem alguns critérios a serem levados em conta ao escolher a porta ideal: a região, o clima, o local em si, a divisão de ambientes, a luminosidade, a privacidade e o conforto termoacústico.
Geralmente, o principal fator a ser pensado na escolha de uma porta é a necessidade do cliente, afinal, existe um tipo de porta mais adequado para cada necessidade.
Um exemplo são as portas de correr, perfeitas para a economia de espaço, porém não são as melhores opções para ficar na entrada de uma casa.
Entre os vários modelos de porta existentes, há a porta de enrolar, um dos produtos mais versáteis do mercado da construção civil.
As portas de enrolar são comumente vistas em indústrias e estabelecimentos comerciais, sendo uma das melhores opções para estes.
Sua versatilidade se dá pelas várias possibilidades de espessuras, formas e tamanhos pelas quais elas podem ser fabricadas.
É válido ressaltar que esse tipo de porta tem diversas aplicações, podendo também ser usada em residências.
As portas de enrolar consistem em uma abertura fácil ao serem empurradas para cima. No que diz respeito aos benefícios do modelo:
- Durabilidade e resistência;
- Custo-benefício;
- Menos necessidade de reparos;
- Segurança contra o vandalismo – tanto pelo seu material resistente quanto pelo seu caráter de inibição contra criminosos;
- Economia com recursos de segurança já que a porta, por si só, oferece um grande reforço de segurança;
- Uma das melhores formas de proteção a um patrimônio.
Esse modelo de porta é muito eficiente em inibir criminosos, pois, muitas vezes, eles acabam por desistir de cometer infrações como invasões e assaltos só de ver o tipo de porta com o qual estão lidando, ou seja, uma porta de alta resistência.
Levar em conta o tipo de construção da parede tem tudo a ver na hora de fazer a escolha de uma porta ideal. As paredes de drywall, por exemplo, merecem atenção especial.
As paredes de drywall são constituídas de chapas com miolo de gesso e face de papel-cartão fixadas em uma estrutura de aço. A grande vantagem do drywall é que, com ele, é possível criar uma grande variedade de formas.
Ter uma parede de drywall pode trazer muitas vantagens, porém, para esse tipo de parede é preciso ter cautela ao escolher o modelo e o material deve ser ideal para a porta para parede drywall.
Um profissional certamente pode auxiliar a fazer a melhor escolha, dentre as diversas opções de portas, oferecendo uma excelente solução de porta que combine com a parede, assim como o piso e a decoração.
A instalação de uma porta para uma parede drywall é, geralmente, fácil e rápida, sendo que apenas alguns cuidados devem ser tomados para evitar transtornos futuros.
O mundo por trás das portas de madeira
As portas de madeira são as mais comuns de serem encontradas em residências, escritórios, entre outros locais. A madeira é um material que possibilita diversos tipos de portas com esse componente.
Para escolher uma porta de madeira para sala ou outro ambiente, certamente diversos fatores devem ser considerados.
As portas de madeira do tipo balcão, por exemplo, são ideais para o uso em varandas e quintais.
Elas possuem duas folhas de correr e geralmente se tratam de uma armação em madeira com espaços para receber outro material, em geral, o vidro.
Há também as portas pivotantes, que costumam ser um objeto de desejo de muitas pessoas pela aparência de elegância e sofisticação que traz a qualquer ambiente.
Elas têm aberturas que fogem do convencional, não precisando de dobradiças. A indicação dessas portas é para casas maiores.
Além desses modelos, há também as portas conhecidas como portas mexicanas, ideais para uso em condomínios fechados ou casas que possuam um isolamento maior.
É válido lembrar que as portas de madeira não devem ser, necessariamente, da cor da madeira, como em tons de marrom, pois elas têm a possibilidade de serem pintadas de diversas cores.
As portas pintadas em branco, por exemplo, fazem muito sucesso em diversas residências.