Você conhece as locadoras de equipamentos?

Você conhece as locadoras de equipamentos?

Antes de começar uma obra, uma dúvida comum que pode surgir é se a melhor opção comprar, arrendar ou alugar as máquinas e equipamentos. A empresa locadora de máquinas para construção civil possui diversas vantagens para o dono da obra.

Além de garantir uma assessoria especializada e uma manutenção constante por parte dela, a locação de equipamentos serve como uma boa alternativa para as obras que não vão se estender por muito tempo, ou ainda para as empresas que vão usar algum equipamento só durante aquele período.

Muitas construtoras também optam pela locação de equipamentos para servir de teste e, então, decidir se vale a pena ou não adquirir aquele item.

Contratando o serviço de uma locadora de equipamentos para construção,  o dono da obra tem a opção de fazer a escolha apenas daquelas máquinas que vão ser usadas para aquela necessidade. Isso acaba tendo um impacto na redução do investimento, pois a compra desses equipamentos gasta uma quantia considerável.

Caso a empresa opte pelo aluguel, ela consegue operar uma marca ou modelos nas condições específicas de determinado projeto. Sendo assim, é possível avaliar se a rentabilidade da máquina compensa, antes de ser comprar uma nova.

Ao comprar uma máquina, para que a compra valha a pena a utilização precisa ser continua, pois só assim o valor do investimento feito na compra consegue ser abatido antes da máquina se tornar obsoleta.

Quando as obras vão ser feitas em locais que não são na mesma região onde fica a construtora, uma locadora de andaimes e outros equipamentos pode ser necessária, porque acaba saindo mais barato o aluguel do que o gasto com a logística e o transporte das máquinas.

Quais são as vantagens do aluguel de equipamentos

Algumas vantagens proporcionadas pelo aluguel de equipamentos e aluguel de ferramentas são:

  • Economia
  • Caixa liberado para outros pagamentos e investimentos
  • Teste do equipamento antes da compra
  • Assessoria e manutenção especializada
  • Não há necessidade de fazer o transporte de máquinas
  • O fornecedor se responsabiliza pel dimensionamento do equipamento

A lista de equipamentos disponível para aluguel é extensa:  ferramentas elétricas, acessórios como brocas, serra diamantada, andaimentes, sapatas, betoneiras, compactadores de solo, geradores, empilhadeiras, containers, escavadeiras, escora, entre outros.

O investimento para locar equipamentos é menor do que para comprar. Sendo assim, ao fazer a locação de máquinas, o dinheiro investido é menor, e o capital da empresa pode ser empregado de outras maneiras.

Além disso, com a locação, o construtor consegue fazer a contas das despesas de cada obra individualmente, o que não gera parcelas ou dívidas futuras. O aluguel entra como um dos gastos daquela obra, sendo que só são alugadas as máquinas necessárias para aquele cliente e para aquela obra.

Com o rápido desenvolvimento tecnológico, as máquinas e ferramentas se tornam desatualizadas muito rápido, perdendo valor. Isso é mais um inconveniente que é eliminado por quem opta pela locação. Além disso, os custos com mão de obra são reduzidos, pois a contratação de uma equipe técninca que faça a manutenção não vai ser necessária.

Além disso, uma outra vantagem do aluguel de equipamentos que possui influencia direta nos gastos da obra é o aumento da produtividade.

Ao usar máquinas mais modernas, em um bom estado de conservação e adequadas para aquele tipo de serviço, o processo passar a ter mais qualidade na produção dos produtos, além de se tornar mais ágil.

Como funciona o aluguel de máquinas

A relação e o contrato de aluguel de máquinas não tem segredo. Basicamente, basta definir a quantidade de dias e quais equipamentos vão ser necessários para poder fechar o contrato com a empresa de locação.

Existem diversas empresas locadoras no mercado. É importante pesquisar sobre os produtos e serviços oferecidos por cada uma e, melhor ainda, se conseguir obter alguma referência.

Veja as vantagens dos serviços oferecidos por elas, pois alguma delas pode oferecer o transporte de equipamentos gratuito, por exemplo, fazendo com que você economize nesse quesito.

Como as obras podêm se prolongar mais do que o previsto, devido a eventuais imprevistos que acontecem, é importante que a locadora seja flexível no contrato, podendo aumentar o prazo de locação em situações como essas. Afinal, não dá para trocar de empresa de locação no meio de uma obra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *