Você já conhece sobre a automação residencial?

Você já conhece sobre a automação residencial?

Com uma rotina cada vez mais agitada, sistemas inteligentes e eletrônicos são ótimos para facilitar a vida das pessoas. Já pensou se a praticidade em pedir comida com um toque no celular valesse para coisas da sua casa, como controlar o aparelho de ar condicionado, abrir o portão ou fechar as cortinas?

Pode parecer coisa de filme, mas não é impossível disso acontecer. Isso por causa do Sistema de automação residencial.

Assim como as indústrias são muito beneficiadas com processos automáticos, a rotina das residências e prédios também pode ficar muito mais simples graças à tecnologia.

Quer saber mais sobre como funciona esse sistema e quais as vantagens em aderir o serviço para sua casa, apartamento ou condomínio? Então continue lendo esse artigo e confira algumas dicas acerca da aplicação desse sistema.

Sistema de automação residencial: o que é?

Na prática, um Sistema de automação residencial é um conjunto de tecnologias que pode facilitar as tarefas diárias sem muito esforço por parte do dono(a) da casa.

Imagine que você chega cansado (a) do trabalho e com apenas um controle remoto abre o portão. Então, abre a porta e as luzes ligam automaticamente. Você se dirige ao banheiro, aperta um botão e o chuveiro já esquenta a água para o seu banho. Um sonho não é mesmo? Mas isso pode ser realidade se você tiver uma casa inteligente.

Apesar de tanta facilidade e inovação, esse conceito não é algo tão novo assim. Essa ideia surgiu nos Estados Unidos, na década de 1970, com o objetivo de otimizar a rotina nas indústrias.

Desde então, a evolução do sistema não para e essas soluções são cada vez mais usadas no ramo da chamada arquitetura digital.

Mas, quanto custa tudo isso?

Ter um lar tecnológico e inteligente desse jeito deve deixar as pessoas curiosas não só pelas vantagens como também pelo investimento.

A Automação residencial preço depende muito das funcionalidades que o proprietário do imóvel deseja o que também deve considerar o tamanho da casa.

Quais as vantagens?

Como falamos no início desse conteúdo, a praticidade é a maior vantagem de um projeto inteligente para sua casa.

No entanto, nunca é demais falar dos motivos que levam as pessoas a desejarem tanto um projeto desses.

1. Segurança

A segurança é um dos maiores benefícios trazido pela adesão de um Projeto de automação residencial, isso porque o sistema possibilita diversos controles além da agilidade na execução de tarefas e o monitoramento constante.

Assim, pode-se destacar:

  • O monitoramento da casa por câmeras pela internet;

  • Com o celular, você configura alarmes de incêndio/sensores de fumaça;

  • Fica mais fácil integrar o sistema de segurança privada;

  • Dá pra controlar a entrada de pessoas por biometria.

2. Conforto térmico

Além disso, o sistema pode contribuir de forma eficiente com o maior bem-estar dos moradores. Isso porque pode auxiliar no controle de temperatura possibilitando mais conforto térmico.

Em suma, ele possibilita:

  • Um controle mais eficiente da temperatura;

  • Acionar o aquecedor antes de chegar em casa;

  • Fica mais fácil controlar o ar-condicionado.

Outra vantagem é que todo esse processo é possível até mesmo por meio de um aplicativo no celular.

3. Economia e sustentabilidade

Sabe aquelas luzes acesas sem necessidade nos cômodos da casa? Com esse sistema, você pode evitar isso, com o uso de:

  • Sensores de luz automáticos;

  • Sistema de iluminação inteligente para apagar/desligar a energia;

  • Controle de abertura das janelas e cortinas (captação luz solar);

Com tudo isso, o resultado é menos desperdício de tempo com coisas desnecessárias e mais conforto.

Então, se você achar que a opção é interessante, não custa nada considerar um Projeto de automação residencial, ainda mais se outras pessoas convivem no mesmo ambiente. Quanto mais moradores, melhor serão aproveitados os benefícios e mais organização na casa!

Automação predial

Falando em moradores, esses sistemas inteligentes podem contribuir não só para casas ou apartamentos como para a rotina de condomínios e prédios.

Esses projetos focam na automação predial e já existem muitas opções inteligentes como as portarias remotas e controles de acesso por biometria, por exemplo.

Além de garantirem mais segurança para esses ambientes, apostar nessas soluções inteligentes é algo que valoriza os edifícios no mercado imobiliário.

Assim, ele pode atender aos moradores que precisam dinamizar a rotina. Com ele é possível auxiliar aqueles que:

  • Tem uma rotina puxada e não quer perder tempo;

  • Gosta de tecnologia e se dá bem com internet;

  • Tem uma pousada ou um espaço em que circulam muitas pessoas;

Outro fator interessante desses sistemas é que os projetos residenciais ajudam a prevenir e controlar situações como incêndio e assalto de forma mais rápida. Afinal, é possível integrar a comunicação com órgãos que atuam em situações de emergência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *