10 itens essenciais para uma cozinha prática

10 itens essenciais para uma cozinha prática

O coração de uma casa é a cozinha e quem ama fazer comida sempre quer ter um espaço bonito e funcional, para que a prática fique ainda mais prazerosa. Mas, você sabe quais são os itens essenciais que devem compor a construção da sua cozinha? 

Foi pensando na praticidade que a sua cozinha deve ter que criamos uma lista com os 10 itens,  que não devem faltar na sua casa. 

Mas antes, é importante que você tenha em mente que planejar a construção de uma cozinha é importante, por 3 pontos:

  • Simplificar o seu fluxo de trabalho;
  • Utilizar de forma inteligente o espaço disponível;
  • Otimizar as movimentações realizadas na cozinha.

Levando esses 3 pontos em consideração, você consegue adaptar o ambiente para a sua realidade.

Legal, não? Então, pegue um papel e uma caneta e anote as nossas dicas para saber o que comprar em uma loja de material de construção e deixar a sua cozinha aina mais prática.

1. Pia e bancada grande 

Quem gosta de cozinhar bem sabe que uma bancada espaçosa faz toda a diferença para uma cozinha prática. Afinal, ninguém merece ter que preparar comida com espaço limitado.

É muito importante ter uma pia grande para facilitar a higienização e manuseio dos alimentos. 

2. Torneira giratória

Para complementar o primeiro item da lista e facilitar ainda mais a vida de quem lava a louça é investir em uma torneira que gire 360 graus.

Para quem tem apenas uma cuba, uma ótima alternativa pode ser conseguir  lavar a pia pós lavagem da louça. Agora para quem tem duas pias é primordial ter uma torneira giratória, para que ambas as cubas tenham acesso à água.

3. Revestimento

Outra dica é instalar revestimento para facilitar na hora de limpar às duas partes mais críticas da cozinha: em frente a pia e o fogão. Nesses espaços, que geralmente respinga muita água e gruda gordura, respectivamente, ter um revestimento de fácil limpeza facilita a sua utilização, além de dar mais vida ao ambiente e um toque na decoração da sua cozinha.

E para não gastar muito com revestimento, no restante das paredes, você pode apenas passar algumas mãos de tinta que fica perfeito e com um ambiente harmonioso.

4. Suporte de parede com ganchos

Uma cozinha prática precisa de organização!

Nada melhor do que ter sempre na mão os utensílios que você mais utiliza no dia a dia, além de aproveitar para fazer parte da decoração da cozinha.

Então, uma solução ótima é investir em um suporte de parede com ganchos, onde você pode pendurar panelas, colheres e conchas para cozinhar, além de luvas, por exemplo.

Existem diversas opções no mercado, desde imbuia, até cantoneiras de alumínio, com ganchos fixos ou deslizantes. Escolha o que melhor se enquadra no estilo da sua cozinha e dê um toque a mais na decoração da sua cozinha.

5. Luminária pendente

Nada pior do que trabalhar com pouca iluminação e isso também se aplica na cozinha. Por isso, se você sofre desse mal em sua casa e não quer gastar muito em uma reforma elétrica, uma solução prática e extremamente eficaz é investir em uma luminária pendente.

Assim, você consegue iluminar diretamente o ponto mais crítico do ambiente e resolve o problema com pouco trabalho e custo. Legal, né?

E assim como os suportes, existem diversos tipos e estilos de luminárias pendentes no mercado para você escolher e dar um toque a mais na decoração.

6. Soluções práticas de armários

Armários funcionais também auxiliam em todos os processos da cozinha. Uma dica é colocar todos os utensílios utilizados para a mesma atividade no mesmo armário.

Por esse motivo, estude o espaço para organizar de forma otimizada a sua vida na cozinha. E se você perceber que não tem onde colocar mais coisas, o próximo item que listamos pode facilitar a sua vida.

7. Prateleiras

Se você já não tem mais nenhum espaço em seus armários, este é um sinal de que é preciso um lugar maior para colocar e distribuir seus utensílios pela cozinha.

Uma ótima alternativa é apostar em prateleiras e investir na organização de seus armários.

As prateleiras por serem versáteis e não ocuparem muito espaço e podem acomodar diversos objetos.

Outra dica é suspender os eletrodomésticos, como por exemplo o microondas. Assim, você libera inclusive espaço na sua bancada, para servir de apoio na hora de preparar os alimentos.

8. Divisórias nas gavetas

Para otimizar a organização e facilitar o seu dia a dia na cozinha, é preciso investir em divisórias ou caixinhas para utilizar de forma inteligente os espaços nas gavetas. Assim fica muito mais fácil separar os talheres e outros utensílios que você usa.

9. Lixeira com pedal

Utilizar lixeiras com pedal pode ser uma excelente opção quem procura praticidade. Imagine aquele momento em que você está preparando a sua comida, e precisa por algum motivo abrir o lixo com a mão.

É pensando nisso que as lixeiras com pedal se tornam essenciais para uma cozinha prática. Pense que para facilitar a sua vida, você só precisa utilizar o pé nesta hora.

10. Adesivos 

Se você também é adepto das anotações, você precisa de um adesivo para escrever tudo o que precisa fazer no dia.

Sejam lembretes, lista de compras ou frases fofinhas para decorar a sua cozinha, uma alternativa é investir em adesivos ou plaquinhas para você escrever e deixar sempre na visão dos olhos o que precisa ser feito.

E aí, gostou das nossas dicas? Agora que você já anotou tudo o que precisa para ter uma cozinha mais prática, vá até uma loja de material de construção da sua preferência, ou peça um orçamento pela internet.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *