3 dicas para auxiliar na construção
A construção civil é um dos principais setores quando estamos falando de desenvolvimento de um país, ou mesmo da promoção de meios de vida mais seguros e eficientes. Por isso, é importante contar com uma série de procedimentos e recursos que tornam o setor mais otimizado.
Além de estruturas que contribuem diretamente para resultados mais eficazes, portanto, vale a pena ficar por dentro do emprego de acessórios diversos e até mesmo de métodos que buscam tornar os procedimentos de construção mais sustentáveis.
No artigo a seguir, você fica por dentro de 3 itens que fazem parte da atuação no setor e confere como cada um deles faz toda a diferença para garantir mais segurança e produtividade.
Mini gruas
As gruas são estruturas muito importantes nos procedimentos da construção civil, mas podem levar a uma série de burocracias por seu uso ocupar bastante espaço no canteiro de obras, podendo chegar até as vias públicas. Nesse contexto, as mini gruas podem ser a solução ideal, pois elas fornecem a possibilidade de otimizar o espaço sem prejudicar a qualidade do içamento.
Com uma Mini grua para construção civil, portanto, é possível transportar e içar materiais diversos, como tijolos, de forma prática e mais econômica.
Seja com motor trifásico ou monofásico, esse item consegue promover mais flexibilidade e otimizar o fluxo de locomoção dentro do canteiro de obras, podendo ser instalado entre andares e até mesmo sobre lajes.
Uma recomendação que não pode ser deixada com relação as mini gruas é que elas demandam conhecimento técnicos especializado para serem manejadas de forma correta e otimizada, evitando falhas, prejuízo, danos estruturais e até mesmo acidentes.
Além disso, é fundamental não ultrapassar a carga que a estrutura é capaz de transportar.
Entre as principais vantagens das mini gruas devidamente instaladas em canteiros de obra, podemos destacar:
- Economia de gastos;
- Menos burocracias;
- Otimização do canteiro de obras;
- Içamento de qualidade;
- Versatilidade na instalação.
A utilização do balancim, por exemplo, faz parte do uso adequado desse tipo de estrutura, já que esse utensílio é uma cadeira individual que pode ser suspensa por meio de um cabo de aço.
Seja no modelo elétrico, de manivela ou mesmo a cadeirinha suspensa, é importante contar com produtos de qualidade, pois a negligência com esse fator pode ocasionar em acidentes graves.
Procedimentos ambientais
Para que a recuperação de áreas contaminadas seja realizada de forma eficiente e com base em atuações objetivas, a Remediação ambiental procura elencar um conjunto de medidas voltadas para a eliminação das fontes geradoras da poluição.
Além disso, os riscos para a população também devem ser eliminados a partir da expressiva diminuição do nível de contaminação em águas e solos.
Existem muitos locais em que pode ocorrer a proliferação de processos contaminantes, tais como terrenos, espaços utilizados para ações humanas variadas e até mesmo ambientes naturais.
No geral, o descarte ou depósito de substâncias e resíduos pode ser um dos motivos para a incidência de contaminação, especialmente em:
- Espaços industriais;
- Instalações comerciais;
- Prédio e edifícios;
- Benfeitorias variadas.
Os maiores riscos ao meio ambiente são oferecidos por aterros sanitários e lixões desativados, que podem gerar processos de contaminação extremamente danosos.
Esse procedimento visa, portanto, realizar uma avaliação profunda e completa sobre o local, examinando todas as possíveis causas e consequências da contaminação.
A partir dessa análise, é possível determinar quais são as medidas cabíveis para a recuperação do solo e da água contaminados, o que deve ser feito por meio de um levantamento preciso e eficiente sobre um plano de ações e investimentos públicos e/ou privados a serem realizados no local.
Dessa forma, o processo conta com as seguintes etapas:
- Avaliação inicial;
- Coleta de amostras;
- Investigação;
- Análise de riscos;
- Planejamento de intervenção;
- Execução de medidas cabíveis;
- Monitoramento da área.
Compactação do solo
O terceiro item de nossa lista de hoje é o compactador de solo, que pode ter uma série de funções específicas dentro dos procedimentos realizados na construção civil. Isso porque a conformação, a modelagem e os acertos de irregularidade em diversas superfícies são demandas diárias no setor.
Alguns do elementos que podem ser compactados são:
- Rochas (naturais ou industriais);
- Concreto;
- Elementos cimentícios.
Desse modo, o Disco de desbaste diamantado é a recomendação ideal, já que ele possui alto desempenho em remoção de irregularidades e conta com um rendimento acima da média. Isso sem falar na alta resistência em atritos, mesmo contra rochas, já que possui revestimento diamantado.
O mais importante é sempre utilizar cada um desses itens de forma segura e correta, levando em conta todas as operações que devem ser feitas para assegurar a obtenção de resultados mais eficientes e duradouros.