Materiais básicos para uma construção

Materiais básicos para uma construção

Independente do modelo da obra que está sendo realizada e a empresa de perfuração em concreto, alguns materiais para construção são imprescindíveis para qualquer obra ter um bom processo e o resultado final esperado. Confira a seguir alguns dos materiais fundamentais.

Equipamentos que auxiliam em locais elevados

O balancim, também conhecido como andaime suspenso, é uma estrutura pendurada por cabos de aço, garantindo o acesso à lugares mais altos, sendo bastante utilizados em construções civis para auxiliar em reformas, acabamentos de fachadas, limpezas entre outras diversas finalidades.

No mercado pode-se encontrar três modelos de balancim, sendo que cada um é voltado à uma finalidade específica.

balancim elétrico, por exemplo, é bastante usado em trabalhos de construções em geral, sendo composto por vigas metálicas de sustentação, estrutura da plataforma de trabalho, piso antiderrapante e cabos de aço, tendo movimentação vertical constituída por 2 ou 3 guinchos motorizados que são instalados em suas cabeceiras.

Costuma ser usado para instalação de tubulações e dutos, manutenções prediais, residenciais e industriais, obras de reformas em geral, montagem de estruturas metálicas e pré-moldadas, pinturas e revestimento de fachadas.

Além de ser muito versátil, pode ser acionado de forma manual em caso de falta de energia, tendo como maior vantagem a produtividade dos operadores que conseguem se deslocar de maneira rápida e segura durante o trabalho.

O balancim individual, conhecido popularmente como “cadeirinha”, costuma ser usada para deslocamentos de simples manuseios e de forma rápida.

Mas para que seu funcionamento seja executado de maneira correta, é necessário total atenção às regras de segurança. Sendo utilizado maioritariamente em locais de acesso mais complicado, ele tem capacidade de peso de até 120 kg com sua fixação feita a partir de sistemas contra-peso ou vigas.

O balancim de leve passante, individual ou “cabo passante” costuma ser leve e prático de se montar, com movimentação feita por manivelas que são acionadas pelo próprio operador, possuindo plataformas modulares, o que torna possível a montagem em formato de letra “L”.

Costuma ser bastante usado em manutenções de fachadas, reformas, lavagem, acabamentos, colocação de vidros em edifícios, montagem de estruturas metálicas e pré-moldadas e obras em geral, sendo de fácil operação e seguro.

O que acaba proporcionando conforto, segurança e praticidade ao operário, além de contar com um sistema de trava-quedas automático que faz uso de cabo de aço independente do sistema de tração.

A plataforma elevatória é uma ferramenta que possui braço dobrado, o que acaba permitindo o alcance vertical e horizontal em locais de difícil acesso nos mais variados locais de trabalho, possuindo estrutura giratória em movimentação de 360°, o que acaba facilitando o posicionamento em lugares mais estreitos.

É um equipamento de suma importância para a utilização em trabalhos em alturas elevadas por aqueles que tendem a realizar serviços de manutenção em ambientes externos como galpões e fachadas ou até mesmo em fábricas.

Possui inúmeras utilidades, por isso é indicado que se conheça ao menos alguns dos modelos existentes para ter uma melhor adaptação à cada necessidade.

Algumas das aplicações da plataforma elevatória são:

  • instalações industriais e de manufatura
  • processamento de alimentos e produtos têxteis
  • plantas de fabricação
  • construção e manutenção predial
  • instalações em arenas esportivas, parques temáticos ou estúdios de televisão

Os modelos disponíveis podem ser elétricos, com atuação em ambientes internos ou que necessitem de máquinas que produzem pouco ruído e que não emitam gases poluentes, ou a diesel, sendo ideais para ambientes externos.

Protegendo o ambiente

A tela alambrado é um item que costuma ser usado para proteção de áreas industriais, residenciais, chácaras e comerciais, além de cercamentos, sendo indicada especialmente para quadras poliesportivas devido à sua malha flexível que é capaz de absorver impactos sem sofrer dano algum.

Os modelos de simples torção são produzidos a partir de malhas quadrangulares em arames de zincagem pesada, contendo uma leve camada de zinco, além de ter a opção galvanizada, que tende a aumentar sua vida útil, e a de PVC com acabamento em diversas cores, oferecendo um visual estético mais atraente à qualquer espaço.

arame farpado preço é um material produzido com a finalidade de construção de cercas em solos ou muros, podendo ser vendido em rolos de diversos tamanhos que acabam sendo desenrolados conforme é utilizado.

Geralmente, consiste em dois fios de arames enrolados formando um cabo que possui farpas pontiagudas, imitando uma espécie de espinho, apontando para várias direções. Sua aplicação costuma ser simples, sendo necessário que se tome cuidado ao manuseá-lo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *