6 dicas para decoração e segurança da cozinha

6 dicas para decoração e segurança da cozinha

A cozinha é um dos cômodos mais importantes de uma casa. É ela que normalmente reúne as pessoas para momentos de descontração e alegria. Esse hábito é uma forte marca cultural do povo brasileiro. Por causa disso, a decoração e a segurança desse espaço devem ser bem pensadas.

Inclusive, a cozinha é um local que precisa muito de segurança principalmente porque acaba recebendo muitos itens e equipamentos que envolvem gás e fogo.

Um bom exemplo disso é o aquecedor de passagem a gás, que muitas vezes está instalado nesse ambiente. Ou até mesmo o aquecedor eletrico na torneira da pia, muito comum.

Para facilitar alguns passos na hora de montar uma cozinha, trouxemos seis dicas de segurança e decoração. Acompanhe!

1. Utilizar um detector termovelocimétrico convencional

Uma das dicas que muitas vezes passa despercebida é a utilização de detectores de alarmes de incêndio. Seu nome técnico é detector termovelocimétrico convencional e sua função é detectar o princípio de fogo pela temperatura e, assim, acionar um alarme.

De maneira mais detalhada, ele atua como um sensor de temperatura e, quando ela é alterada de maneira repentina e muito rápida, ele é acionado. Ele é essencial principalmente em cozinhas de indústrias e restaurantes.

O ideal é que seja instalado próximo ao fogão. Assim, qualquer problema será rapidamente convertido.

2. Bancada de inox

Ter uma bancada de cozinha de inox é uma forma muito vantajosa de fazer com que o ambiente esteja decorado, elegante e higiênico. Isso, porque o inox é simples de ser limpo e é muito resistente, além de apresentar um brilho característico muito bonito e moderno.

Essa bancada pode ser instalada tanto em residências quanto em cozinhas comerciais. Inclusive, a bancada inox cozinha industrial preço tem um ótimo custo-benefício e é a mais indicada para a função. Algumas das vantagens desse material são:

  • É sustentável;
  • Manutenção e limpeza são simples;
  • É resistente à corrosão;
  • Não sofre danos com a variação de temperatura;
  • Não mancha;
  • Alto custo-benefício.

3. Utilização de EPIs para profissionais

Esses não são itens que são instalados diretamente na cozinha, mas são essenciais principalmente para quem trabalha nessa área.

Os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são objetos e materiais que profissionais que atuam na cozinha devem utilizar para se protegerem de acidentes ou qualquer outro problema.

Alguns desses equipamentos são os aventais, as luvas e as máscaras. Em algumas ocasiões, é necessário utilizar botas também.

4. Prateleiras são ótimas para a decoração

Voltando para a decoração, as prateleiras são uma escolha incrível para quem quer otimizar o espaço e ainda deixar o local bonito.

Elas podem ser feitas de maneira personalizada, a fim de manter o local mais organizado e arrumado. Além disso, são muito úteis para colocar itens como potes e temperos.

5. Coifas são muito úteis

As coifas são itens que também podem ser úteis a ambos os lados: tanto à decoração quanto à segurança. A função desse equipamento é filtrar a fumaça no ar e evitar odores.

Além disso, elas também têm o objetivo de retirar a gordura do ar. Isso faz com que os outros equipamentos da cozinha sejam protegidos.

Inclusive, as coifas podem ser muito úteis e bonitas no ambiente. Elas podem ser instaladas na parede ou podem ser coifas de ilha. Além disso, por serem feitas de inox, são muito elegantes. Algumas delas, inclusive, podem ser de vidro.

A limpeza das coifas é um processo simples. Um passo a passo que você pode seguir é:

  1. Retire a coifa da tomada;
  2. Retire o filtro;
  3. Limpe o filtro com detergente neutro e água morna;
  4. Limpe a parte externa com produtos adequados;
  5. Recoloque o filtro e deixe secar durante a noite;

6. Sem medo de inovar

A última dica é talvez a mais simples. Para fazer com que uma cozinha esteja linda e ao mesmo tempo segura, o ideal é não ter medo de inovar.

A todo momento são lançadas novas tecnologias que buscam consolidar ambas as funções. Sendo assim, o ideal é pesquisar e não ter medo de experimentar itens e configurações novas dos móveis e eletrodomésticos da sua cozinha.

Tudo isso pode ser feito com a ajuda de um profissional designer de interiores. Dessa forma, sua cozinha será ainda mais bonita e segura, da forma como deve ser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *