9 equipamentos pesados utilizados na construção civil

9 equipamentos pesados utilizados na construção civil

Os equipamentos de construção pesada são utilizados para diversos fins em grandes projetos. A seleção de diferentes tipos de equipamentos pesados ​​depende do tamanho do trabalho e do orçamento disponível. Isso torna o processo de construção mais fácil e rápido.

Diferentes tipos de equipamentos pesados são ​​comumente usados ​​na construção. Entre eles estão:

  • Escavadeiras;
  • Retroescavadeiras;
  • Carregadeiras;
  • Guindastes de torre;
  • Compactadores;
  • Caminhões basculantes;
  • Equipamentos para condução de pilha;
  • Telemanipuladores;
  • Pavimentadoras.

Confira nos tópicos a seguir mais informações acerca desses equipamentos.

1. Escavadeiras

As escavadeiras são equipamentos importantes e amplamente utilizados na indústria da construção. Seu objetivo geral é a escavação, mas podem ser usadas para levantamento de peso, demolição, dragagem de rios, corte de árvores etc.

Essas maquinas terraplanagem contém um braço longo e um recipiente. No final do longo braço de escavação é fornecido um gabinete que é o lugar previsto para o operador da máquina.

Todo este arranjo de cabine pode ser giratório em até 360o, o que facilita a operação. Vale mencionar que as escavadeiras estão disponíveis em ambas as formas de veículos com rodas e rastreados.

2. Retroescavadeira

Retroescavadeira é outro equipamento amplamente utilizado que é adequado para vários fins. O próprio nome informa que o arranjo de enxada é fornecido no lado de trás do veículo, enquanto o balde de carga é fornecido na frente.

O trator retroescavadeira é bem útil para escavar trincheiras abaixo do nível da máquina e usar o carregamento frontal da caçamba para descarga e levantamento de materiais.

3. Carregadeiras

As carregadeiras são usadas no canteiro de obras para carregar o material em caminhões, assim como a caçamba de entulho preço. Os materiais podem ser terra escavada, resíduos de demolição, matérias-primas etc. Um carregador contém um balde de tamanho grande na frente com um braço móvel menor.

O carregador pode ser rastreado ou rodado. As carregadeiras de rodas são amplamente usadas em locais de construção, enquanto carregadeiras rastreadas são usadas em locais que os veículos com rodas não podem alcançar.

4. Guindastes de torre

Guindastes de torre são guindastes fixos usados ​​para propósitos de içamento na construção de estruturas altas.

Materiais pesados ​​como blocos de concreto pré-esforçados, treliças de aço e estruturas podem ser facilmente levantados até a altura exigida usando este tipo de equipamento.

De modo geral, eles consistem de mastro – que é a torre de suporte vertical -, jib que está operando o braço do guindaste, contra lança que é o outro braço que transporta contrapeso no lado traseiro do guindaste e uma cabine do operador, da qual o guindaste pode ser operado.

5. Compactadores

Compactadores ou roletes são usados ​​para compactar o material ou a superfície da terra. Diferentes tipos de compactadores estão disponíveis para diferentes propósitos de compactação, sendo eles:

  • Rolos de roda que são usados ​​para compactar camadas rasas de solo ou asfalto etc;
  • Rolos de pé-de-ovelha, usados ​​para propósitos de compactação profunda;
  • Rolos pneumáticos que são usados ​​para compactar solos de granulação fina, camadas de asfalto etc.

6. Caminhões Basculantes

Caminhões basculantes são usados ​​em locais de construção para transportar o material em maiores quantidades, ou fazer o transporte de equipamentos pesados, de um local para outro ou para o depósito de lixo. Geralmente, em grandes canteiros de obras, são utilizados caminhões fora de estrada.

Estes caminhões fora de estrada contêm grandes rodas com grande espaço para materiais que lhes permite transportar grande quantidade de material em qualquer tipo de condição do solo.

Mais ainda, o caminhão para remoção de entulho é muito utilizado no canteiro de obras.

7. Equipamento para condução de pilha

Outro equipamento pesado usado no canteiro de obras é o equipamento de estaca em caso de construção de fundação de estacas. Este equipamento levanta a pilha e a mantém na posição correta e dirige até o solo até a profundidade necessária.

Estão disponíveis diferentes tipos de equipamento de condução de estacas, nomeadamente plataformas de empilhamento, estacas de martelos, guias de martelos, entre outros.

8. Telemanipuladores

Os manipuladores telescópicos são equipamentos de elevação usados ​​na construção para levantar materiais pesados ​​até a altura necessária ou para fornecer plataforma de construção para trabalhadores em alturas maiores.

Ele contém uma longa lança telescópica que pode ser levantada, abaixada ou encaminhada.

Diferentes tipos de arranjos, como empilhadeiras, caçambas, cabine, lança de elevação, entre outros, podem ser fixados na extremidade da lança telescópica com base na exigência de trabalho.

9. Pavimentadoras

A pavimentadora de asfalto é um equipamento de colocação de pavimento que é usado na construção de estradas. Contém uma caçamba de alimentação em que o asfalto é continuamente carregado pelo caminhão basculante e a pavimentadora distribui o asfalto uniformemente na superfície da estrada com leve compactação.

No entanto, um rolo é necessário após a colocação da camada de asfalto para uma perfeita compactação.

Todas essas máquinas podem ser adquiridas em casas especializadas de aluguel de equipamentos para um melhor custo-benefício da obra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *