Ideias para decorar escritórios e consultórios
Diante da necessidade de montar consultórios ou escritórios, é comum o aluguel em condomínios comerciais ou empresariais. Mas os imóveis podem parecer sem personalidade e pouco receptivos.
Felizmente, algumas ideias podem valorizar o local, agregando funcionalidade e beleza aos ambientes. A decoração, principalmente de salas de recepção, é de extrema importância para a receptividade dos clientes.
Varanda de vidro
A cortina de vidro, também conhecida como janela panorâmica ou varanda de vidro, é um envidraçamento que permite a contemplação do ambiente externo, ao mesmo tempo em que protege os espaços.
Desta forma, é possível integrar a sacada e aproveitar melhor o espaço, já que as pessoas e móveis estarão defendidos de chuvas, ventos e efeitos da maresia ou da poluição. Outra vantagem é o isolamento acústico do ambiente, já que o vidro barra a entrada de ruídos do exterior.
Com instalação, manutenção e limpeza simples e baratas, a varanda de vidro é uma ótima opção para agregar os espaços entre si.
Um exemplo é a formação de recepção com sala e varanda, dando aos convidados a chance de apreciar a vista enquanto aguardam pelos compromissos.
Além de ser uma boa distração, a varanda de vidro deixa uma boa impressão, por se tratar de uma instalação super moderna. Para a instalação, as principais dicas são:
- Contrate uma empresa especializada, de confiança e com boas recomendações;
- Escolha entre sistemas de envidraçamento de abertura manual ou automático;
- Atente-se à estética e regimento do condomínio;
- Escolha entre vidros temperados ou laminados.
Em relação ao tipo de vidro, temperado e laminado são os mais utilizados, porém têm características distintas.
O vidro temperado passa por tratamentos térmicos que garantem alta resistência e dureza. Já o vidro laminado é composto por uma película plástica entre chapas de vidro, proporcionando isolamento acústico e bloqueio dos raios UV.
Contudo, o primeiro tipo tem maior resistência térmica, e é o único considerado um vidro de segurança.
Revestimentos decorativos
A escolha dos pisos e revestimentos nos escritórios e consultórios também é importante, pois é fundamental para compor os ambientes.
Algumas dicas são optar por pisos com cores claras, que passem a sensação de tranquilidade e conforto, com estilo adequado ao escritório ou consultório e em harmonia com o restante da decoração. Além disso, se eles forem fáceis de limpar, facilitam a manutenção dos ambientes.
Hoje a opção de revestimento decorativo para paredes também pode auxiliar na composição dos principais espaços de atendimento. As principais opções são:
- Porcelanatos texturizados esmaltados ou técnicos;
- Pastilhas formando painéis decorativos;
- Madeira ou revestimentos que imitam o material;
- Papel de parede texturizado, vinílico ou acetinado;
- Aplicação de massa texturizada;
- Painéis 3D, assentado em placas;
- Materiais naturais como bambu, fibras de coco e pedras.
Diante de tantas opções tecnológicas e simples, é importante pesquisar os prós e contras de cada uma das escolhas, com o objetivo de optar pela que mais se adeque às necessidades e expectativas para os espaços.
Uma ideia é investir na instalação dos materiais em uma única parede do ambiente, destacando-a ou
criando um painel. Assim, é possível criar um belo detalhe, sem sobrecarregar o ambiente e com economia.
Diante da impossibilidade de aplicar os revestimentos nas paredes, uma ideia é investir em espelhos decorativos ou quadros, desde que sejam condizentes com o estilo e tipo de atendimento realizado no escritório.
Móveis para escritório
Em relação aos móveis do escritório ou consultório, eles podem ser planejados ou comprados prontos, mas precisam conviver em harmonia estética nos espaços e cumprir as funções para que são destinados. Para isso, o planejamento é fundamental, assim como o investimento em peças de qualidade.
Os principais móveis para escritórios e consultórios são mesas, cadeiras, sofás, armários, gaveteiros, prateleiras, mesas de centro, mesas laterais, cadeiras longarinas, baia de atendimento 4 lugares, entre outros itens úteis com diversas funções.
É fundamental pensar tanto nos trabalhadores do empreendimento quanto nos clientes. Por isso, a ergonomia deve ser respeitada em mesas, cadeiras e outros móveis.
Os assentos da recepção também devem ser confortáveis, e todos os móveis devem justificar a sua existência no espaço.
Ao planejar a composição de recepções e salas de atendimento em escritórios ou consultórios, uma dica que se aplica a todos os momentos é tentar pensar como o cliente, imaginar o que se passa pela sua cabeça ao visitar o espaço.
Afinal, em grande parte das vezes, ele é quem fica aguardando pelo atendimento, reparando em cada detalhe da decoração.