Como tornar um condomínio mais seguro e eficiente

Como tornar um condomínio mais seguro e eficiente

O condomínio  precisa ser seguro, especialmente por conta do grande fluxo de pessoas que ali habitam. Neste sentido, a coordenação precisa manter a atenção voltada aos mínimos detalhes, até no que diz respeito à demarcação de vagas estacionamento.

Quando se fala em segurança condominial, a responsabilidade de cada condômino é ainda maior, pois eventuais brechas e defeitos na parte técnica do local podem implicar na exposição de dezenas ou centenas de moradores.

Por essa razão, é sempre importante estar atento e reunir o máximo de informações possíveis, a fim de reduzir todos os riscos.

Pensando por esse lado, resolvemos produzir este conteúdo com tudo o que você precisa saber para tornar um condomínio mais seguro e eficiente.

O artigo você acompanha a partir dos demais tópicos, é só deslizar para baixo.

Cuidados com a guarita

A guarita de um condomínio funciona como a linha de frente de defesa do local. Geralmente, ela fica logo na parte do lado da porta de ferro por onde os moradores e visitantes entram no local.

O principal intuito da guarita é proteger não apenas os funcionários, como também inibir qualquer tipo de ação suspeita, como a entrada de penetras e pessoas não autorizadas.

É por meio dela que, normalmente fica o sistema de monitoramento de câmeras. Sendo assim, o profissional de segurança do local fica de olho em tudo o que acontece acerca das dependências do lugar.

Ainda assim, a grande sacada são vidros espelhados ou escurecidos, para que mesmo quando não haja ninguém dentro da guarita o papel de inibir siga em pleno funcionamento..

Portanto, quando chega qualquer pessoa no condomínio, o responsável analisa e, por fim, libera a porta de correr, caso o indivíduo seja autorizado a adentrar nas dependências do local.

Confira algumas vantagens da guarita de condomínio:

 

  • Segurança ao local;

  • Identificação de moradores;

  • Mais tranquilidade para quem vive no local;

  • Torna o lugar mais confiável;

  • Evita o surgimento de assaltantes.

 

Sendo assim, o item que é indispensável em qualquer condomínio é a guarita, que assegura a entrada e saída de pessoas confiáveis.

Tela de proteção

A tela de arame para portão é outro item indispensável para assegurar que o local não será invadido, tanto por possíveis pessoas como animais indesejados.

O equipamento fica diretamente colocado em toda a extensão do portão, garantindo ainda mais tranquilidade aos moradores do local.

Além disso, o material normalmente é o aço galvanizado, muito resistente ao tempo e aos efeitos causados pela oxidação, como a ferrugem.

Cabe destacar que esse tipo de tela pode ser aplicado nos portões ou ser colocado como tela de alambrado em todo o entorno do condomínio.

Fora a tela, muitos gestores de condomínio optam por instalar sistemas de proteção contra invasões, como o arame farpado ou cerca elétrica, ambos para complementar ainda mais a segurança do espaço.

Sistema CFTV

Este é um sistema efetivo de circuito fechado de TV – CFTV, excelente na contribuição da segurança de qualquer condomínio. Ele fica diretamente instalado na guarita ou em outro local dentro do próprio local.

Atualmente, o mercado disponibiliza câmeras de alta resolução, mesmo em condições de escuro extremo, excelentes para identificar qualquer tipo de suspeito.

Para se ter uma ideia, devido ao crescimento da tecnológica, já é possível encontrar câmeras que ficam diretamente conectadas ao celular do responsável pela segurança, por sinal de satélite.

Sinalização dentro do condomínio

Dependendo do tamanho do condomínio, os moradores precisam se locomover com veículo até as respectivas residências. Neste contexto, assim como acontece com as ruas brasileiras, a sinalização horizontal é importantíssima dentro das dependências do local.

Apesar de ser um pouco complicada para entender, a sinalização horizontal aglomera tudo aquilo que pode ser pintado diretamente no asfalto do local, como linhas, símbolos, marcações, dentre outras informações, como o limite de velocidade e faixa de pedestres.

E seu objetivo é organizar o fluxo de veículos e pedestres dentro do condomínio, a fim de garantir a segurança de todos, controlando e orientando.

Controle de acesso para condomínio

Além do rígido controle efetuado pelos próprios funcionários e moradores do condomínio, o mercado de segurança oferece muitas opções para o controle de acesso por meio de equipamentos altamente tecnológicos.

Em suma, os sistemas de controle de acesso envolvem aparelhos que liberam a entrada por meio de biometria, cartão magnético de acesso ou senha previamente cadastrada pelo morador.

Portanto, com todas as dicas mencionadas neste artigo, ter um ambiente seguro, controlado e confiável fica muito mais fácil. No mais, cabe ao gestor escolher as melhores alternativas para o local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *