A borracha na construção civil

A borracha na construção civil

O processo de finalização de uma construção envolve alguns detalhes acerca do uso de borracha, qual tipo de forro escolher e até sobre materiais com silicone.

A ideia é proporcionar um ambiente confortável e sem problemas técnicos por conta de vazamento ou infiltrações, e para que isso aconteça é necessário investir no uso de alguns materiais que serão citados nesse artigo. Não deixe de conferir!

O uso da borracha na construção civil

A borracha é um elemento bastante resistente, podendo ser extraído das árvores ou fabricado de forma sintética. No processo da construção de uma residência ou centro comercial, um dos elementos utilizados é o perfil de borracha.

Esse material vem de borracha esponjosa ou até maciça, e é considerada bastante macio. Geralmente, ele é utilizada para vedar tubulações, assim como portas ou janelas, atua no acabamento de alguns materiais e na redução do impacto de alguns processos realizados.

Esse material pode ser utilizado também em diversos segmentos industriais, como no setor de automóveis e até nas fabricações de óleos. Além disso, o perfil de borracha também apresenta resistência, inclusive ao calor intenso e até a abrasão. Existem vários modelos desse tipo de perfil, que estão disponíveis a depender da necessidade do cliente.

Um dos modelos é a borracha EPMD, que é bastante resistente a óleos e outros hidrocarbonetos, solventes e até ao cloro.

Outro modelo é a borracha SBR, que também pode ser utilizada no acabamento ou em processos de vedação, até de máquinas, por exemplos. Além disso, ela está disponível em alguns formatos, por exemplo, redondo ou retangular.

Também existe o modelo em Viton, que apresenta bastante qualidade e também é fornecido em diversos formatos. Além de ser resistente ao calor intenso, esse tipo de borracha apresenta um desenvolvimento superior aos outros modelos, podendo ser resistente até a produtos químicos considerados muito fortes.

O silicone também é um material importante nesse processo e está presente também como um modelo de borracha que apresenta algumas vantagens:

  • Resistente a elementos elétricos;
  • Resistente a processos de radiação;
  • Resistente ao envelhecimento;
  • Resistente a produtos químicos;
  • Apresenta elevada vida útil.

A importância do silicone na construção civil

Se o uso da borracha já é importante e se destaca durante uma construção, outro modelo é o uso do silicone. Uma das grandes preocupações em uma construção é que, com o passar dos anos, o imóvel tenha rachaduras e acabe desmoronando.

Isso seria considerado uma tragédia que afetaria negativamente aos moradores, podendo causar a morte. Por isso, o uso de silicones é importante tanto para quem deseja realizar uma reforma como em situações onde a obra está em andamento.

Produtos como o silicone ou à base dele são bastante resistente e importantes por conseguirem aumentar a chamada “vida útil de uma obra”, trazendo maior resistência e durabilidade ao imóvel.

Geralmente, esse material é utilizado tanto na vedação de elementos como boxes dos banheiros, vedação de janelas, selamento para evitar fissuras, assim como material impermeabilizante, com o objetivo de evitar a presença de infiltrações.

Ou seja, em uma obra, investindo em bons materiais, é bem provável que o cliente tenha menos problemas com manutenções e reformas constantes, porque o imóvel irá apresentar alto padrão de qualidade.

Além disso, vale ressaltar também que o silicone resistente a variação climática, apresenta flexibilidade e ainda impede que a água penetre no imóvel, permitindo apenas sua saída, no estado de vapor, ou seja, evitando que haja excesso de umidade no local e consequentemente, a presença de mofo.

O forro em uma residência

Outro aspecto de proteção importante se refere ao tipo de forro que será utilizado na casa, para reforçar ainda mais à segurança do local e sua impermeabilidade.

Um dos materiais que merecem destaque é o forro de PVC liso. Esse tipo de forro apresenta-se como um modelo bastante simples e despojado, mas bastante resistente e durável. Ele pode ser utilizado em diversos locais, fora da residência, como por exemplo, centros comerciais e na indústria.

Outra vantagem em utilizar esse tipo de forro é que ele é bastante fácil de limpar, necessitando apenas de água e sabão. O forro PVC é considerado bastante seguro, inclusive diante de mudanças de temperatura e até no caso e um incêndio (não propagando às chamas).

Outro modelo ainda mais sofisticado é o forro de PVC imitando madeira, que confere ainda mais elegância ao local.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *